O Ofício do Mestre e a Formação do Homem em Rousseau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Aline de Fátima Sales
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Almeida, Liliane Barros de, Guimarães, Ged
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
DOI: 10.18224/educ.v19i1.5025
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5025
Resumo: Resumo: Neste artigo, buscamos, em Jean-Jacques Rousseau, os fundamentos que constituem o trabalho do professor na proposta para a formação do homem. As questões postas em suas obras, particularmente em Emílio ou da Educação a respeito do professor, revelam princípios básicos de formação moral e política do homem na vida civil. Retomar a importância desses princípios e como eles poderiam ser pensados a partir da realidade no contexto atual da educação faz-se necessário para a crítica radical da sociedade, bem como da educação constituída. Palavras-chave: Educação; formação; sociedade.
id PUC_GO-4_250d3cb812957eb4ffb317c7caff12f5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5025
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
spelling O Ofício do Mestre e a Formação do Homem em RousseauResumo: Neste artigo, buscamos, em Jean-Jacques Rousseau, os fundamentos que constituem o trabalho do professor na proposta para a formação do homem. As questões postas em suas obras, particularmente em Emílio ou da Educação a respeito do professor, revelam princípios básicos de formação moral e política do homem na vida civil. Retomar a importância desses princípios e como eles poderiam ser pensados a partir da realidade no contexto atual da educação faz-se necessário para a crítica radical da sociedade, bem como da educação constituída. Palavras-chave: Educação; formação; sociedade.EDITORA DA PUC GOIÁSSilva, Aline de Fátima SalesAlmeida, Liliane Barros deGuimarães, Ged2016-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/502510.18224/educ.v19i1.5025Revista Educativa - Revista de Educação; v. 19, n. 1 (2016); 281-2961983-77711415-049210.18224/educ.v19i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5025/2778Direitos autorais 2016 Aline de Fátima Sales Silva, Liliane Barros de Almeida, Ged Guimarãeshttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5025Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:57.033Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ofício do Mestre e a Formação do Homem em Rousseau
title O Ofício do Mestre e a Formação do Homem em Rousseau
spellingShingle O Ofício do Mestre e a Formação do Homem em Rousseau
O Ofício do Mestre e a Formação do Homem em Rousseau
Silva, Aline de Fátima Sales
Silva, Aline de Fátima Sales
title_short O Ofício do Mestre e a Formação do Homem em Rousseau
title_full O Ofício do Mestre e a Formação do Homem em Rousseau
title_fullStr O Ofício do Mestre e a Formação do Homem em Rousseau
O Ofício do Mestre e a Formação do Homem em Rousseau
title_full_unstemmed O Ofício do Mestre e a Formação do Homem em Rousseau
O Ofício do Mestre e a Formação do Homem em Rousseau
title_sort O Ofício do Mestre e a Formação do Homem em Rousseau
author Silva, Aline de Fátima Sales
author_facet Silva, Aline de Fátima Sales
Silva, Aline de Fátima Sales
Almeida, Liliane Barros de
Guimarães, Ged
Almeida, Liliane Barros de
Guimarães, Ged
author_role author
author2 Almeida, Liliane Barros de
Guimarães, Ged
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Aline de Fátima Sales
Almeida, Liliane Barros de
Guimarães, Ged
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo: Neste artigo, buscamos, em Jean-Jacques Rousseau, os fundamentos que constituem o trabalho do professor na proposta para a formação do homem. As questões postas em suas obras, particularmente em Emílio ou da Educação a respeito do professor, revelam princípios básicos de formação moral e política do homem na vida civil. Retomar a importância desses princípios e como eles poderiam ser pensados a partir da realidade no contexto atual da educação faz-se necessário para a crítica radical da sociedade, bem como da educação constituída. Palavras-chave: Educação; formação; sociedade.
description Resumo: Neste artigo, buscamos, em Jean-Jacques Rousseau, os fundamentos que constituem o trabalho do professor na proposta para a formação do homem. As questões postas em suas obras, particularmente em Emílio ou da Educação a respeito do professor, revelam princípios básicos de formação moral e política do homem na vida civil. Retomar a importância desses princípios e como eles poderiam ser pensados a partir da realidade no contexto atual da educação faz-se necessário para a crítica radical da sociedade, bem como da educação constituída. Palavras-chave: Educação; formação; sociedade.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-27
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5025
10.18224/educ.v19i1.5025
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5025
identifier_str_mv 10.18224/educ.v19i1.5025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5025/2778
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Aline de Fátima Sales Silva, Liliane Barros de Almeida, Ged Guimarães
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Aline de Fátima Sales Silva, Liliane Barros de Almeida, Ged Guimarães
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 19, n. 1 (2016); 281-296
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v19i1
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
repository.name.fl_str_mv Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1821801258692902912
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.18224/educ.v19i1.5025