O Ofício do Mestre e a Formação do Homem em Rousseau
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
DOI: | 10.18224/educ.v19i1.5025 |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5025 |
Resumo: | Resumo: Neste artigo, buscamos, em Jean-Jacques Rousseau, os fundamentos que constituem o trabalho do professor na proposta para a formação do homem. As questões postas em suas obras, particularmente em Emílio ou da Educação a respeito do professor, revelam princípios básicos de formação moral e política do homem na vida civil. Retomar a importância desses princípios e como eles poderiam ser pensados a partir da realidade no contexto atual da educação faz-se necessário para a crítica radical da sociedade, bem como da educação constituída. Palavras-chave: Educação; formação; sociedade. |
id |
PUC_GO-4_250d3cb812957eb4ffb317c7caff12f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5025 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
spelling |
O Ofício do Mestre e a Formação do Homem em RousseauResumo: Neste artigo, buscamos, em Jean-Jacques Rousseau, os fundamentos que constituem o trabalho do professor na proposta para a formação do homem. As questões postas em suas obras, particularmente em Emílio ou da Educação a respeito do professor, revelam princípios básicos de formação moral e política do homem na vida civil. Retomar a importância desses princípios e como eles poderiam ser pensados a partir da realidade no contexto atual da educação faz-se necessário para a crítica radical da sociedade, bem como da educação constituída. Palavras-chave: Educação; formação; sociedade.EDITORA DA PUC GOIÁSSilva, Aline de Fátima SalesAlmeida, Liliane Barros deGuimarães, Ged2016-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/502510.18224/educ.v19i1.5025Revista Educativa - Revista de Educação; v. 19, n. 1 (2016); 281-2961983-77711415-049210.18224/educ.v19i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5025/2778Direitos autorais 2016 Aline de Fátima Sales Silva, Liliane Barros de Almeida, Ged Guimarãeshttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5025Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:57.033Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Ofício do Mestre e a Formação do Homem em Rousseau |
title |
O Ofício do Mestre e a Formação do Homem em Rousseau |
spellingShingle |
O Ofício do Mestre e a Formação do Homem em Rousseau O Ofício do Mestre e a Formação do Homem em Rousseau Silva, Aline de Fátima Sales Silva, Aline de Fátima Sales |
title_short |
O Ofício do Mestre e a Formação do Homem em Rousseau |
title_full |
O Ofício do Mestre e a Formação do Homem em Rousseau |
title_fullStr |
O Ofício do Mestre e a Formação do Homem em Rousseau O Ofício do Mestre e a Formação do Homem em Rousseau |
title_full_unstemmed |
O Ofício do Mestre e a Formação do Homem em Rousseau O Ofício do Mestre e a Formação do Homem em Rousseau |
title_sort |
O Ofício do Mestre e a Formação do Homem em Rousseau |
author |
Silva, Aline de Fátima Sales |
author_facet |
Silva, Aline de Fátima Sales Silva, Aline de Fátima Sales Almeida, Liliane Barros de Guimarães, Ged Almeida, Liliane Barros de Guimarães, Ged |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Liliane Barros de Guimarães, Ged |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Aline de Fátima Sales Almeida, Liliane Barros de Guimarães, Ged |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Resumo: Neste artigo, buscamos, em Jean-Jacques Rousseau, os fundamentos que constituem o trabalho do professor na proposta para a formação do homem. As questões postas em suas obras, particularmente em Emílio ou da Educação a respeito do professor, revelam princípios básicos de formação moral e política do homem na vida civil. Retomar a importância desses princípios e como eles poderiam ser pensados a partir da realidade no contexto atual da educação faz-se necessário para a crítica radical da sociedade, bem como da educação constituída. Palavras-chave: Educação; formação; sociedade. |
description |
Resumo: Neste artigo, buscamos, em Jean-Jacques Rousseau, os fundamentos que constituem o trabalho do professor na proposta para a formação do homem. As questões postas em suas obras, particularmente em Emílio ou da Educação a respeito do professor, revelam princípios básicos de formação moral e política do homem na vida civil. Retomar a importância desses princípios e como eles poderiam ser pensados a partir da realidade no contexto atual da educação faz-se necessário para a crítica radical da sociedade, bem como da educação constituída. Palavras-chave: Educação; formação; sociedade. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5025 10.18224/educ.v19i1.5025 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5025 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v19i1.5025 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5025/2778 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Aline de Fátima Sales Silva, Liliane Barros de Almeida, Ged Guimarães http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Aline de Fátima Sales Silva, Liliane Barros de Almeida, Ged Guimarães http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 19, n. 1 (2016); 281-296 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v19i1 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
repository.name.fl_str_mv |
Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1821801258692902912 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.18224/educ.v19i1.5025 |