LA MUJER Y LA EDUCACIÓN DE LA PRIMERA INFANCIA EN LA ARGENTINA EN LA DÉCADA DE 1960
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7122 |
Resumo: | En este artículo abordaremos algunas cuestiones relacionadas con la Educación Inicial y el protagonismo de las mujeres en la misma en los albores de la segunda mitad del siglo XX. Nos interesa analizar cómo se constituye un modo de ser “maestra jardinera” y para ello debemos remontarnos a los aportes de los primeros pensadores que advertían sobre el lugar protagónico de la madre en la construcción de una sociedad nombrada como educada. Las prescripciones para ser mujer y madre parecen influir de modo decisivo en las representaciones acerca del ser “maestra jardinera".. MULHERES E EDUCAÇÃO DA PRIMEIRA INFÂNCIA NA ARGENTINA NA DÉCADA DE 1960 Neste artigo, abordaremos algumas questões relacionadas à Educação Infantil e o papel da mulher no início da segunda metade do século XX. Interessa-nos analisar como se constitui um modo de ser "jardineiro mestre" e, para isso, devemos voltar às contribuições dos primeiros pensadores que alertaram sobre o lugar protagônico da mãe na construção de uma sociedade denominada de educada. As prescrições de ser mulher e mãe parecem ter influência decisiva sobre as representações de ser professora dos mais jovens, registradas nas fontes primárias e testemunhos da história oral. Palavras-chave: Mulher; Professor de jardim de infância; Jardim de infância. WOMEN AND EDUCATION OF FIRST CHILDHOOD IN ARGENTINA IN THE 1960S Abstract: in this article we will address some issues related to Early Education and the role of women in it at the dawn of the second half of the twentieth century. We are interested in analyzing how a way of being "master gardener" is constituted and, for that, we must go back to the contributions of the first thinkers who warned about the protagonic place of the mother in the construction of a society named as educated. The prescriptions for being a woman and a mother seem to have a decisive influence on the representations about being a teacher of the youngest ones, as recorded in the primary sources and testimonies of oral history. Keywords: Woman; Kindergarten teacher; Kindergarten. |
id |
PUC_GO-4_32f09b750f27dc7d605765171c6bed15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7122 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
repository_id_str |
|
spelling |
LA MUJER Y LA EDUCACIÓN DE LA PRIMERA INFANCIA EN LA ARGENTINA EN LA DÉCADA DE 1960História da educação; Jardim de infância; MulherMujer; Maestra jardinera; Jardín de infantes.História da Educação; Criança; América LatinaEn este artículo abordaremos algunas cuestiones relacionadas con la Educación Inicial y el protagonismo de las mujeres en la misma en los albores de la segunda mitad del siglo XX. Nos interesa analizar cómo se constituye un modo de ser “maestra jardinera” y para ello debemos remontarnos a los aportes de los primeros pensadores que advertían sobre el lugar protagónico de la madre en la construcción de una sociedad nombrada como educada. Las prescripciones para ser mujer y madre parecen influir de modo decisivo en las representaciones acerca del ser “maestra jardinera".. MULHERES E EDUCAÇÃO DA PRIMEIRA INFÂNCIA NA ARGENTINA NA DÉCADA DE 1960 Neste artigo, abordaremos algumas questões relacionadas à Educação Infantil e o papel da mulher no início da segunda metade do século XX. Interessa-nos analisar como se constitui um modo de ser "jardineiro mestre" e, para isso, devemos voltar às contribuições dos primeiros pensadores que alertaram sobre o lugar protagônico da mãe na construção de uma sociedade denominada de educada. As prescrições de ser mulher e mãe parecem ter influência decisiva sobre as representações de ser professora dos mais jovens, registradas nas fontes primárias e testemunhos da história oral. Palavras-chave: Mulher; Professor de jardim de infância; Jardim de infância. WOMEN AND EDUCATION OF FIRST CHILDHOOD IN ARGENTINA IN THE 1960S Abstract: in this article we will address some issues related to Early Education and the role of women in it at the dawn of the second half of the twentieth century. We are interested in analyzing how a way of being "master gardener" is constituted and, for that, we must go back to the contributions of the first thinkers who warned about the protagonic place of the mother in the construction of a society named as educated. The prescriptions for being a woman and a mother seem to have a decisive influence on the representations about being a teacher of the youngest ones, as recorded in the primary sources and testimonies of oral history. Keywords: Woman; Kindergarten teacher; Kindergarten.EDITORA DA PUC GOIÁSFernández Pais, Mónica2019-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/712210.18224/educ.v21i2.7122Revista Educativa - Revista de Educação; v. 21, n. 2 (2018); 252-2681983-77711415-049210.18224/educ.v21i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOspahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7122/4229Direitos autorais 2019 Mónica Fernández Paisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-15T13:28:46ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
LA MUJER Y LA EDUCACIÓN DE LA PRIMERA INFANCIA EN LA ARGENTINA EN LA DÉCADA DE 1960 |
title |
LA MUJER Y LA EDUCACIÓN DE LA PRIMERA INFANCIA EN LA ARGENTINA EN LA DÉCADA DE 1960 |
spellingShingle |
LA MUJER Y LA EDUCACIÓN DE LA PRIMERA INFANCIA EN LA ARGENTINA EN LA DÉCADA DE 1960 Fernández Pais, Mónica História da educação; Jardim de infância; Mulher Mujer; Maestra jardinera; Jardín de infantes. História da Educação; Criança; América Latina |
title_short |
LA MUJER Y LA EDUCACIÓN DE LA PRIMERA INFANCIA EN LA ARGENTINA EN LA DÉCADA DE 1960 |
title_full |
LA MUJER Y LA EDUCACIÓN DE LA PRIMERA INFANCIA EN LA ARGENTINA EN LA DÉCADA DE 1960 |
title_fullStr |
LA MUJER Y LA EDUCACIÓN DE LA PRIMERA INFANCIA EN LA ARGENTINA EN LA DÉCADA DE 1960 |
title_full_unstemmed |
LA MUJER Y LA EDUCACIÓN DE LA PRIMERA INFANCIA EN LA ARGENTINA EN LA DÉCADA DE 1960 |
title_sort |
LA MUJER Y LA EDUCACIÓN DE LA PRIMERA INFANCIA EN LA ARGENTINA EN LA DÉCADA DE 1960 |
author |
Fernández Pais, Mónica |
author_facet |
Fernández Pais, Mónica |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernández Pais, Mónica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da educação; Jardim de infância; Mulher Mujer; Maestra jardinera; Jardín de infantes. História da Educação; Criança; América Latina |
topic |
História da educação; Jardim de infância; Mulher Mujer; Maestra jardinera; Jardín de infantes. História da Educação; Criança; América Latina |
description |
En este artículo abordaremos algunas cuestiones relacionadas con la Educación Inicial y el protagonismo de las mujeres en la misma en los albores de la segunda mitad del siglo XX. Nos interesa analizar cómo se constituye un modo de ser “maestra jardinera” y para ello debemos remontarnos a los aportes de los primeros pensadores que advertían sobre el lugar protagónico de la madre en la construcción de una sociedad nombrada como educada. Las prescripciones para ser mujer y madre parecen influir de modo decisivo en las representaciones acerca del ser “maestra jardinera".. MULHERES E EDUCAÇÃO DA PRIMEIRA INFÂNCIA NA ARGENTINA NA DÉCADA DE 1960 Neste artigo, abordaremos algumas questões relacionadas à Educação Infantil e o papel da mulher no início da segunda metade do século XX. Interessa-nos analisar como se constitui um modo de ser "jardineiro mestre" e, para isso, devemos voltar às contribuições dos primeiros pensadores que alertaram sobre o lugar protagônico da mãe na construção de uma sociedade denominada de educada. As prescrições de ser mulher e mãe parecem ter influência decisiva sobre as representações de ser professora dos mais jovens, registradas nas fontes primárias e testemunhos da história oral. Palavras-chave: Mulher; Professor de jardim de infância; Jardim de infância. WOMEN AND EDUCATION OF FIRST CHILDHOOD IN ARGENTINA IN THE 1960S Abstract: in this article we will address some issues related to Early Education and the role of women in it at the dawn of the second half of the twentieth century. We are interested in analyzing how a way of being "master gardener" is constituted and, for that, we must go back to the contributions of the first thinkers who warned about the protagonic place of the mother in the construction of a society named as educated. The prescriptions for being a woman and a mother seem to have a decisive influence on the representations about being a teacher of the youngest ones, as recorded in the primary sources and testimonies of oral history. Keywords: Woman; Kindergarten teacher; Kindergarten. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7122 10.18224/educ.v21i2.7122 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7122 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v21i2.7122 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7122/4229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Mónica Fernández Pais info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Mónica Fernández Pais |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 21, n. 2 (2018); 252-268 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v21i2 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798319660636045312 |