LA MUJER Y LA EDUCACIÓN DE LA PRIMERA INFANCIA EN LA ARGENTINA EN LA DÉCADA DE 1960

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernández Pais, Mónica
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7122
Resumo: En este artículo abordaremos algunas cuestiones relacionadas con la Educación Inicial y el protagonismo de las mujeres en la misma en los albores de la segunda mitad del siglo XX. Nos interesa analizar cómo se constituye un modo de ser “maestra jardinera” y para ello debemos remontarnos a los aportes de los primeros pensadores que advertían sobre el lugar protagónico de la madre en la construcción de una sociedad nombrada como educada. Las prescripciones para ser mujer y madre parecen influir de modo decisivo en las representaciones acerca del ser “maestra jardinera".. MULHERES E EDUCAÇÃO DA PRIMEIRA INFÂNCIA NA ARGENTINA NA DÉCADA DE 1960 Neste artigo, abordaremos algumas questões relacionadas à Educação Infantil e o papel da mulher no início da segunda metade do século XX. Interessa-nos analisar como se constitui um modo de ser "jardineiro mestre" e, para isso, devemos voltar às contribuições dos primeiros pensadores que alertaram sobre o lugar protagônico da mãe na construção de uma sociedade denominada de educada. As prescrições de ser mulher e mãe parecem ter influência decisiva sobre as representações de ser professora dos mais jovens, registradas nas fontes primárias e testemunhos da história oral. Palavras-chave: Mulher; Professor de jardim de infância; Jardim de infância. WOMEN AND EDUCATION OF FIRST CHILDHOOD IN ARGENTINA IN THE 1960S Abstract: in this article we will address some issues related to Early Education and the role of women in it at the dawn of the second half of the twentieth century. We are interested in analyzing how a way of being "master gardener" is constituted and, for that, we must go back to the contributions of the first thinkers who warned about the protagonic place of the mother in the construction of a society named as educated. The prescriptions for being a woman and a mother seem to have a decisive influence on the representations about being a teacher of the youngest ones, as recorded in the primary sources and testimonies of oral history. Keywords: Woman; Kindergarten teacher; Kindergarten.
id PUC_GO-4_32f09b750f27dc7d605765171c6bed15
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7122
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling LA MUJER Y LA EDUCACIÓN DE LA PRIMERA INFANCIA EN LA ARGENTINA EN LA DÉCADA DE 1960História da educação; Jardim de infância; MulherMujer; Maestra jardinera; Jardín de infantes.História da Educação; Criança; América LatinaEn este artículo abordaremos algunas cuestiones relacionadas con la Educación Inicial y el protagonismo de las mujeres en la misma en los albores de la segunda mitad del siglo XX. Nos interesa analizar cómo se constituye un modo de ser “maestra jardinera” y para ello debemos remontarnos a los aportes de los primeros pensadores que advertían sobre el lugar protagónico de la madre en la construcción de una sociedad nombrada como educada. Las prescripciones para ser mujer y madre parecen influir de modo decisivo en las representaciones acerca del ser “maestra jardinera".. MULHERES E EDUCAÇÃO DA PRIMEIRA INFÂNCIA NA ARGENTINA NA DÉCADA DE 1960 Neste artigo, abordaremos algumas questões relacionadas à Educação Infantil e o papel da mulher no início da segunda metade do século XX. Interessa-nos analisar como se constitui um modo de ser "jardineiro mestre" e, para isso, devemos voltar às contribuições dos primeiros pensadores que alertaram sobre o lugar protagônico da mãe na construção de uma sociedade denominada de educada. As prescrições de ser mulher e mãe parecem ter influência decisiva sobre as representações de ser professora dos mais jovens, registradas nas fontes primárias e testemunhos da história oral. Palavras-chave: Mulher; Professor de jardim de infância; Jardim de infância. WOMEN AND EDUCATION OF FIRST CHILDHOOD IN ARGENTINA IN THE 1960S Abstract: in this article we will address some issues related to Early Education and the role of women in it at the dawn of the second half of the twentieth century. We are interested in analyzing how a way of being "master gardener" is constituted and, for that, we must go back to the contributions of the first thinkers who warned about the protagonic place of the mother in the construction of a society named as educated. The prescriptions for being a woman and a mother seem to have a decisive influence on the representations about being a teacher of the youngest ones, as recorded in the primary sources and testimonies of oral history. Keywords: Woman; Kindergarten teacher; Kindergarten.EDITORA DA PUC GOIÁSFernández Pais, Mónica2019-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/712210.18224/educ.v21i2.7122Revista Educativa - Revista de Educação; v. 21, n. 2 (2018); 252-2681983-77711415-049210.18224/educ.v21i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOspahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7122/4229Direitos autorais 2019 Mónica Fernández Paisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-15T13:28:46ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv LA MUJER Y LA EDUCACIÓN DE LA PRIMERA INFANCIA EN LA ARGENTINA EN LA DÉCADA DE 1960
title LA MUJER Y LA EDUCACIÓN DE LA PRIMERA INFANCIA EN LA ARGENTINA EN LA DÉCADA DE 1960
spellingShingle LA MUJER Y LA EDUCACIÓN DE LA PRIMERA INFANCIA EN LA ARGENTINA EN LA DÉCADA DE 1960
Fernández Pais, Mónica
História da educação; Jardim de infância; Mulher
Mujer; Maestra jardinera; Jardín de infantes.
História da Educação; Criança; América Latina
title_short LA MUJER Y LA EDUCACIÓN DE LA PRIMERA INFANCIA EN LA ARGENTINA EN LA DÉCADA DE 1960
title_full LA MUJER Y LA EDUCACIÓN DE LA PRIMERA INFANCIA EN LA ARGENTINA EN LA DÉCADA DE 1960
title_fullStr LA MUJER Y LA EDUCACIÓN DE LA PRIMERA INFANCIA EN LA ARGENTINA EN LA DÉCADA DE 1960
title_full_unstemmed LA MUJER Y LA EDUCACIÓN DE LA PRIMERA INFANCIA EN LA ARGENTINA EN LA DÉCADA DE 1960
title_sort LA MUJER Y LA EDUCACIÓN DE LA PRIMERA INFANCIA EN LA ARGENTINA EN LA DÉCADA DE 1960
author Fernández Pais, Mónica
author_facet Fernández Pais, Mónica
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernández Pais, Mónica
dc.subject.por.fl_str_mv História da educação; Jardim de infância; Mulher
Mujer; Maestra jardinera; Jardín de infantes.
História da Educação; Criança; América Latina
topic História da educação; Jardim de infância; Mulher
Mujer; Maestra jardinera; Jardín de infantes.
História da Educação; Criança; América Latina
description En este artículo abordaremos algunas cuestiones relacionadas con la Educación Inicial y el protagonismo de las mujeres en la misma en los albores de la segunda mitad del siglo XX. Nos interesa analizar cómo se constituye un modo de ser “maestra jardinera” y para ello debemos remontarnos a los aportes de los primeros pensadores que advertían sobre el lugar protagónico de la madre en la construcción de una sociedad nombrada como educada. Las prescripciones para ser mujer y madre parecen influir de modo decisivo en las representaciones acerca del ser “maestra jardinera".. MULHERES E EDUCAÇÃO DA PRIMEIRA INFÂNCIA NA ARGENTINA NA DÉCADA DE 1960 Neste artigo, abordaremos algumas questões relacionadas à Educação Infantil e o papel da mulher no início da segunda metade do século XX. Interessa-nos analisar como se constitui um modo de ser "jardineiro mestre" e, para isso, devemos voltar às contribuições dos primeiros pensadores que alertaram sobre o lugar protagônico da mãe na construção de uma sociedade denominada de educada. As prescrições de ser mulher e mãe parecem ter influência decisiva sobre as representações de ser professora dos mais jovens, registradas nas fontes primárias e testemunhos da história oral. Palavras-chave: Mulher; Professor de jardim de infância; Jardim de infância. WOMEN AND EDUCATION OF FIRST CHILDHOOD IN ARGENTINA IN THE 1960S Abstract: in this article we will address some issues related to Early Education and the role of women in it at the dawn of the second half of the twentieth century. We are interested in analyzing how a way of being "master gardener" is constituted and, for that, we must go back to the contributions of the first thinkers who warned about the protagonic place of the mother in the construction of a society named as educated. The prescriptions for being a woman and a mother seem to have a decisive influence on the representations about being a teacher of the youngest ones, as recorded in the primary sources and testimonies of oral history. Keywords: Woman; Kindergarten teacher; Kindergarten.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7122
10.18224/educ.v21i2.7122
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7122
identifier_str_mv 10.18224/educ.v21i2.7122
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7122/4229
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Mónica Fernández Pais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Mónica Fernández Pais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 21, n. 2 (2018); 252-268
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v21i2
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798319660636045312