Apreciação Estética: por uma educação do olhar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3110 |
Resumo: | Resumo: o presente texto propõe, a partir da leitura fílmica de La strada, obra de Federico Fellini, a educação do olhar que flerta de maneira profícua com o estilo de beleza anunciado como aquele que deve guiar a apreciação estética em tempos contemporâneos, a chamada beleza gótica. A película revela vários acontecimentos trágico-cômicos, que levam o espectador a se encantar, sofrer, chorar e rir ao mesmo tempo. O que interessa aqui é entender que a beleza gótica como categoria contemporânea para a educação do olhar indaga sobre o lugar idealizado da beleza na filosofia estética. Palavras-chave: Educação do olhar. Leitura fílmica. Beleza gótica. |
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Apreciação Estética: por uma educação do olharResumo: o presente texto propõe, a partir da leitura fílmica de La strada, obra de Federico Fellini, a educação do olhar que flerta de maneira profícua com o estilo de beleza anunciado como aquele que deve guiar a apreciação estética em tempos contemporâneos, a chamada beleza gótica. A película revela vários acontecimentos trágico-cômicos, que levam o espectador a se encantar, sofrer, chorar e rir ao mesmo tempo. O que interessa aqui é entender que a beleza gótica como categoria contemporânea para a educação do olhar indaga sobre o lugar idealizado da beleza na filosofia estética. Palavras-chave: Educação do olhar. Leitura fílmica. Beleza gótica.EDITORA DA PUC GOIÁS2014-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/311010.18224/educ.v16i2.3110Revista Educativa - Revista de Educação; v. 16, n. 2 (2013); 271-2841983-77711415-049210.18224/educ.v16i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3110/1892Oliveira, Keyla Andrea Santiagoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-13T12:34:04ZRevista |
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