PROFESSOR INICIANTE, PROCESSO DE INDUÇÃO E ALFABETIZAÇÃO: O QUE DIZEM OS ESTUDOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trevisan, Alexandra Aparecida Liberato
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Andrade, Maria de Fátima Ramos, Aparicio, Ana Silvia Moço
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/12250
Resumo: Neste artigo, apresentamos um levantamento bibliográfico feito com o objetivo de analisar dissertações e teses que tratam do processo de indução do professor iniciante alfabetizador, no banco de teses e dissertações da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Foram utilizados os seguintes termos: professor iniciante, desenvolvimento profissional docente, processo de indução, acolhimento e alfabetização. A pesquisa bibliográfica foi delimitada ao período de 2009 até 2019, com a intenção de se identificarem estudos mais recentes acerca do tema.  Dentre os quinze trabalhos encontrados, apenas dez relacionam-se diretamente com o estudo aqui proposto. Após análise dos dados, verificou-se a necessidade de um programa de indução para o professor iniciante, principalmente no que tange às dificuldades de gestão da sala de aula.
id IFRN-3_43f0246acdfcf3a148e874a605098c9f
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/12250
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling PROFESSOR INICIANTE, PROCESSO DE INDUÇÃO E ALFABETIZAÇÃO: O QUE DIZEM OS ESTUDOSProfessores iniciantesProcesso de induçãoAlfabetização.Neste artigo, apresentamos um levantamento bibliográfico feito com o objetivo de analisar dissertações e teses que tratam do processo de indução do professor iniciante alfabetizador, no banco de teses e dissertações da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Foram utilizados os seguintes termos: professor iniciante, desenvolvimento profissional docente, processo de indução, acolhimento e alfabetização. A pesquisa bibliográfica foi delimitada ao período de 2009 até 2019, com a intenção de se identificarem estudos mais recentes acerca do tema.  Dentre os quinze trabalhos encontrados, apenas dez relacionam-se diretamente com o estudo aqui proposto. Após análise dos dados, verificou-se a necessidade de um programa de indução para o professor iniciante, principalmente no que tange às dificuldades de gestão da sala de aula.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2022-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1225010.15628/holos.2022.12250HOLOS; v. 6 (2022)1807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/12250/3559Copyright (c) 2022 HOLOShttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTrevisan, Alexandra Aparecida LiberatoAndrade, Maria de Fátima RamosAparicio, Ana Silvia Moço2023-03-05T21:09:01Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/12250Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2023-03-05T21:09:01Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv PROFESSOR INICIANTE, PROCESSO DE INDUÇÃO E ALFABETIZAÇÃO: O QUE DIZEM OS ESTUDOS
title PROFESSOR INICIANTE, PROCESSO DE INDUÇÃO E ALFABETIZAÇÃO: O QUE DIZEM OS ESTUDOS
spellingShingle PROFESSOR INICIANTE, PROCESSO DE INDUÇÃO E ALFABETIZAÇÃO: O QUE DIZEM OS ESTUDOS
Trevisan, Alexandra Aparecida Liberato
Professores iniciantes
Processo de indução
Alfabetização.
title_short PROFESSOR INICIANTE, PROCESSO DE INDUÇÃO E ALFABETIZAÇÃO: O QUE DIZEM OS ESTUDOS
title_full PROFESSOR INICIANTE, PROCESSO DE INDUÇÃO E ALFABETIZAÇÃO: O QUE DIZEM OS ESTUDOS
title_fullStr PROFESSOR INICIANTE, PROCESSO DE INDUÇÃO E ALFABETIZAÇÃO: O QUE DIZEM OS ESTUDOS
title_full_unstemmed PROFESSOR INICIANTE, PROCESSO DE INDUÇÃO E ALFABETIZAÇÃO: O QUE DIZEM OS ESTUDOS
title_sort PROFESSOR INICIANTE, PROCESSO DE INDUÇÃO E ALFABETIZAÇÃO: O QUE DIZEM OS ESTUDOS
author Trevisan, Alexandra Aparecida Liberato
author_facet Trevisan, Alexandra Aparecida Liberato
Andrade, Maria de Fátima Ramos
Aparicio, Ana Silvia Moço
author_role author
author2 Andrade, Maria de Fátima Ramos
Aparicio, Ana Silvia Moço
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trevisan, Alexandra Aparecida Liberato
Andrade, Maria de Fátima Ramos
Aparicio, Ana Silvia Moço
dc.subject.por.fl_str_mv Professores iniciantes
Processo de indução
Alfabetização.
topic Professores iniciantes
Processo de indução
Alfabetização.
description Neste artigo, apresentamos um levantamento bibliográfico feito com o objetivo de analisar dissertações e teses que tratam do processo de indução do professor iniciante alfabetizador, no banco de teses e dissertações da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Foram utilizados os seguintes termos: professor iniciante, desenvolvimento profissional docente, processo de indução, acolhimento e alfabetização. A pesquisa bibliográfica foi delimitada ao período de 2009 até 2019, com a intenção de se identificarem estudos mais recentes acerca do tema.  Dentre os quinze trabalhos encontrados, apenas dez relacionam-se diretamente com o estudo aqui proposto. Após análise dos dados, verificou-se a necessidade de um programa de indução para o professor iniciante, principalmente no que tange às dificuldades de gestão da sala de aula.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/12250
10.15628/holos.2022.12250
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/12250
identifier_str_mv 10.15628/holos.2022.12250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/12250/3559
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 HOLOS
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 HOLOS
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 6 (2022)
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951616102006784