PROFESSOR INICIANTE, PROCESSO DE INDUÇÃO E ALFABETIZAÇÃO: O QUE DIZEM OS ESTUDOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/12250 |
Resumo: | Neste artigo, apresentamos um levantamento bibliográfico feito com o objetivo de analisar dissertações e teses que tratam do processo de indução do professor iniciante alfabetizador, no banco de teses e dissertações da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Foram utilizados os seguintes termos: professor iniciante, desenvolvimento profissional docente, processo de indução, acolhimento e alfabetização. A pesquisa bibliográfica foi delimitada ao período de 2009 até 2019, com a intenção de se identificarem estudos mais recentes acerca do tema. Dentre os quinze trabalhos encontrados, apenas dez relacionam-se diretamente com o estudo aqui proposto. Após análise dos dados, verificou-se a necessidade de um programa de indução para o professor iniciante, principalmente no que tange às dificuldades de gestão da sala de aula. |
id |
IFRN-3_43f0246acdfcf3a148e874a605098c9f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/12250 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
PROFESSOR INICIANTE, PROCESSO DE INDUÇÃO E ALFABETIZAÇÃO: O QUE DIZEM OS ESTUDOSProfessores iniciantesProcesso de induçãoAlfabetização.Neste artigo, apresentamos um levantamento bibliográfico feito com o objetivo de analisar dissertações e teses que tratam do processo de indução do professor iniciante alfabetizador, no banco de teses e dissertações da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Foram utilizados os seguintes termos: professor iniciante, desenvolvimento profissional docente, processo de indução, acolhimento e alfabetização. A pesquisa bibliográfica foi delimitada ao período de 2009 até 2019, com a intenção de se identificarem estudos mais recentes acerca do tema. Dentre os quinze trabalhos encontrados, apenas dez relacionam-se diretamente com o estudo aqui proposto. Após análise dos dados, verificou-se a necessidade de um programa de indução para o professor iniciante, principalmente no que tange às dificuldades de gestão da sala de aula.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2022-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1225010.15628/holos.2022.12250HOLOS; v. 6 (2022)1807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/12250/3559Copyright (c) 2022 HOLOShttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTrevisan, Alexandra Aparecida LiberatoAndrade, Maria de Fátima RamosAparicio, Ana Silvia Moço2023-03-05T21:09:01Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/12250Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2023-03-05T21:09:01Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROFESSOR INICIANTE, PROCESSO DE INDUÇÃO E ALFABETIZAÇÃO: O QUE DIZEM OS ESTUDOS |
title |
PROFESSOR INICIANTE, PROCESSO DE INDUÇÃO E ALFABETIZAÇÃO: O QUE DIZEM OS ESTUDOS |
spellingShingle |
PROFESSOR INICIANTE, PROCESSO DE INDUÇÃO E ALFABETIZAÇÃO: O QUE DIZEM OS ESTUDOS Trevisan, Alexandra Aparecida Liberato Professores iniciantes Processo de indução Alfabetização. |
title_short |
PROFESSOR INICIANTE, PROCESSO DE INDUÇÃO E ALFABETIZAÇÃO: O QUE DIZEM OS ESTUDOS |
title_full |
PROFESSOR INICIANTE, PROCESSO DE INDUÇÃO E ALFABETIZAÇÃO: O QUE DIZEM OS ESTUDOS |
title_fullStr |
PROFESSOR INICIANTE, PROCESSO DE INDUÇÃO E ALFABETIZAÇÃO: O QUE DIZEM OS ESTUDOS |
title_full_unstemmed |
PROFESSOR INICIANTE, PROCESSO DE INDUÇÃO E ALFABETIZAÇÃO: O QUE DIZEM OS ESTUDOS |
title_sort |
PROFESSOR INICIANTE, PROCESSO DE INDUÇÃO E ALFABETIZAÇÃO: O QUE DIZEM OS ESTUDOS |
author |
Trevisan, Alexandra Aparecida Liberato |
author_facet |
Trevisan, Alexandra Aparecida Liberato Andrade, Maria de Fátima Ramos Aparicio, Ana Silvia Moço |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, Maria de Fátima Ramos Aparicio, Ana Silvia Moço |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trevisan, Alexandra Aparecida Liberato Andrade, Maria de Fátima Ramos Aparicio, Ana Silvia Moço |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores iniciantes Processo de indução Alfabetização. |
topic |
Professores iniciantes Processo de indução Alfabetização. |
description |
Neste artigo, apresentamos um levantamento bibliográfico feito com o objetivo de analisar dissertações e teses que tratam do processo de indução do professor iniciante alfabetizador, no banco de teses e dissertações da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Foram utilizados os seguintes termos: professor iniciante, desenvolvimento profissional docente, processo de indução, acolhimento e alfabetização. A pesquisa bibliográfica foi delimitada ao período de 2009 até 2019, com a intenção de se identificarem estudos mais recentes acerca do tema. Dentre os quinze trabalhos encontrados, apenas dez relacionam-se diretamente com o estudo aqui proposto. Após análise dos dados, verificou-se a necessidade de um programa de indução para o professor iniciante, principalmente no que tange às dificuldades de gestão da sala de aula. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/12250 10.15628/holos.2022.12250 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/12250 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2022.12250 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/12250/3559 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 HOLOS https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 HOLOS https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 6 (2022) 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951616102006784 |