LEITURAS SOCIOANTROPOLÓGICAS: MANIPULAÇÕES E ESTRATÉGIAS DA "FAMÍLIA MARLEY" E APROXIMAÇÕES ENTRE ESCOLA E COMPORTAMENTO DESVIANTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8127 |
Resumo: | O artigo analisa como jovens alunos de uma escola estadual em Contagem- MG, construíram, por meio das interações nos espaços de sociabilidades, estratégias de manipulação sobre rótulos a eles direcionados pela instituição escolar, que os remete ao comportamento desviante. Busca compreender como eles têm percebido esses rótulos e se isso estaria interferindo em suas interações no ambiente interno e externo à escola. Por meio de Grupos de conversação, identificou-se, ainda, como os jovens, que se identificam como Família Marley, rotulam a escola que os estigmatiza, a qual não cria formas positiva de interagir com as suas percepções de mundo. |
id |
PUC_GO-4_4a46ce6c8e9f1c9106a4599b3cff13b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8127 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
repository_id_str |
|
spelling |
LEITURAS SOCIOANTROPOLÓGICAS: MANIPULAÇÕES E ESTRATÉGIAS DA "FAMÍLIA MARLEY" E APROXIMAÇÕES ENTRE ESCOLA E COMPORTAMENTO DESVIANTESociologia da educaçãoJovens alunos- Escola pública- Família Marley- RotulagemCiências sociaisO artigo analisa como jovens alunos de uma escola estadual em Contagem- MG, construíram, por meio das interações nos espaços de sociabilidades, estratégias de manipulação sobre rótulos a eles direcionados pela instituição escolar, que os remete ao comportamento desviante. Busca compreender como eles têm percebido esses rótulos e se isso estaria interferindo em suas interações no ambiente interno e externo à escola. Por meio de Grupos de conversação, identificou-se, ainda, como os jovens, que se identificam como Família Marley, rotulam a escola que os estigmatiza, a qual não cria formas positiva de interagir com as suas percepções de mundo.EDITORA DA PUC GOIÁSSilva, Lucas Eustaquio PaivaTosta, Sandra de Fátima PereiraGonçalves, Luiz Alberto Oliveira2021-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/812710.18224/educ.v24i1.8127Revista Educativa - Revista de Educação; v. 24 (2021); 22 páginas1983-77711415-049210.18224/educ.v24i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8127/5360Direitos autorais 2021 Lucas Eustaquio Paiva Silva, Sandra de Fátima Pereira Tosta, Luiz Alberto Oliveira Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-17T13:47:41ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
LEITURAS SOCIOANTROPOLÓGICAS: MANIPULAÇÕES E ESTRATÉGIAS DA "FAMÍLIA MARLEY" E APROXIMAÇÕES ENTRE ESCOLA E COMPORTAMENTO DESVIANTE |
title |
LEITURAS SOCIOANTROPOLÓGICAS: MANIPULAÇÕES E ESTRATÉGIAS DA "FAMÍLIA MARLEY" E APROXIMAÇÕES ENTRE ESCOLA E COMPORTAMENTO DESVIANTE |
spellingShingle |
LEITURAS SOCIOANTROPOLÓGICAS: MANIPULAÇÕES E ESTRATÉGIAS DA "FAMÍLIA MARLEY" E APROXIMAÇÕES ENTRE ESCOLA E COMPORTAMENTO DESVIANTE Silva, Lucas Eustaquio Paiva Sociologia da educação Jovens alunos- Escola pública- Família Marley- Rotulagem Ciências sociais |
title_short |
LEITURAS SOCIOANTROPOLÓGICAS: MANIPULAÇÕES E ESTRATÉGIAS DA "FAMÍLIA MARLEY" E APROXIMAÇÕES ENTRE ESCOLA E COMPORTAMENTO DESVIANTE |
title_full |
LEITURAS SOCIOANTROPOLÓGICAS: MANIPULAÇÕES E ESTRATÉGIAS DA "FAMÍLIA MARLEY" E APROXIMAÇÕES ENTRE ESCOLA E COMPORTAMENTO DESVIANTE |
title_fullStr |
LEITURAS SOCIOANTROPOLÓGICAS: MANIPULAÇÕES E ESTRATÉGIAS DA "FAMÍLIA MARLEY" E APROXIMAÇÕES ENTRE ESCOLA E COMPORTAMENTO DESVIANTE |
title_full_unstemmed |
LEITURAS SOCIOANTROPOLÓGICAS: MANIPULAÇÕES E ESTRATÉGIAS DA "FAMÍLIA MARLEY" E APROXIMAÇÕES ENTRE ESCOLA E COMPORTAMENTO DESVIANTE |
title_sort |
LEITURAS SOCIOANTROPOLÓGICAS: MANIPULAÇÕES E ESTRATÉGIAS DA "FAMÍLIA MARLEY" E APROXIMAÇÕES ENTRE ESCOLA E COMPORTAMENTO DESVIANTE |
author |
Silva, Lucas Eustaquio Paiva |
author_facet |
Silva, Lucas Eustaquio Paiva Tosta, Sandra de Fátima Pereira Gonçalves, Luiz Alberto Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Tosta, Sandra de Fátima Pereira Gonçalves, Luiz Alberto Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Lucas Eustaquio Paiva Tosta, Sandra de Fátima Pereira Gonçalves, Luiz Alberto Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia da educação Jovens alunos- Escola pública- Família Marley- Rotulagem Ciências sociais |
topic |
Sociologia da educação Jovens alunos- Escola pública- Família Marley- Rotulagem Ciências sociais |
description |
O artigo analisa como jovens alunos de uma escola estadual em Contagem- MG, construíram, por meio das interações nos espaços de sociabilidades, estratégias de manipulação sobre rótulos a eles direcionados pela instituição escolar, que os remete ao comportamento desviante. Busca compreender como eles têm percebido esses rótulos e se isso estaria interferindo em suas interações no ambiente interno e externo à escola. Por meio de Grupos de conversação, identificou-se, ainda, como os jovens, que se identificam como Família Marley, rotulam a escola que os estigmatiza, a qual não cria formas positiva de interagir com as suas percepções de mundo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-02 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8127 10.18224/educ.v24i1.8127 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8127 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v24i1.8127 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8127/5360 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 24 (2021); 22 páginas 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v24i1 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798319660668551168 |