LEITURAS SOCIOANTROPOLÓGICAS: MANIPULAÇÕES E ESTRATÉGIAS DA "FAMÍLIA MARLEY" E APROXIMAÇÕES ENTRE ESCOLA E COMPORTAMENTO DESVIANTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lucas Eustaquio Paiva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Tosta, Sandra de Fátima Pereira, Gonçalves, Luiz Alberto Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8127
Resumo: O artigo analisa como jovens alunos de uma escola estadual em Contagem- MG, construíram, por meio das interações nos espaços de sociabilidades, estratégias de manipulação sobre rótulos a eles direcionados pela instituição escolar, que os remete ao comportamento desviante. Busca compreender como eles têm percebido esses rótulos e se isso estaria interferindo em suas interações no ambiente interno e externo à escola. Por meio de Grupos de conversação, identificou-se, ainda, como os jovens, que se identificam como Família Marley, rotulam a escola que os estigmatiza, a qual não cria formas positiva de interagir com as suas percepções de mundo.
id PUC_GO-4_ac12255d1c019ed2bae277664c8cc7ac
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/8127
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling LEITURAS SOCIOANTROPOLÓGICAS: MANIPULAÇÕES E ESTRATÉGIAS DA "FAMÍLIA MARLEY" E APROXIMAÇÕES ENTRE ESCOLA E COMPORTAMENTO DESVIANTEJovens alunos- Escola pública- Família Marley- RotulagemCiências sociaisO artigo analisa como jovens alunos de uma escola estadual em Contagem- MG, construíram, por meio das interações nos espaços de sociabilidades, estratégias de manipulação sobre rótulos a eles direcionados pela instituição escolar, que os remete ao comportamento desviante. Busca compreender como eles têm percebido esses rótulos e se isso estaria interferindo em suas interações no ambiente interno e externo à escola. Por meio de Grupos de conversação, identificou-se, ainda, como os jovens, que se identificam como Família Marley, rotulam a escola que os estigmatiza, a qual não cria formas positiva de interagir com as suas percepções de mundo.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2021-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/812710.18224/educ.v24i1.8127Revista Educativa - Education Journal; Vol. 24 (2021); 22 páginasRevista Educativa - Revista de Educación; Vol. 24 (2021); 22 páginasRevista Educativa - Magazine éducatif; Vol. 24 (2021); 22 páginasRevista Educativa - Revista de Educação; v. 24 (2021); 22 páginas1983-777110.18224/educ.v24i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8127/5360Copyright (c) 2021 Lucas Eustaquio Paiva Silva, Sandra de Fátima Pereira Tosta, Luiz Alberto Oliveira Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Lucas Eustaquio PaivaTosta, Sandra de Fátima PereiraGonçalves, Luiz Alberto Oliveira2022-04-11T15:25:33Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/8127Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativaONGhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai||educativa@pucgoias.edu.br1983-77711415-0492opendoar:2022-04-11T15:25:33Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv LEITURAS SOCIOANTROPOLÓGICAS: MANIPULAÇÕES E ESTRATÉGIAS DA "FAMÍLIA MARLEY" E APROXIMAÇÕES ENTRE ESCOLA E COMPORTAMENTO DESVIANTE
title LEITURAS SOCIOANTROPOLÓGICAS: MANIPULAÇÕES E ESTRATÉGIAS DA "FAMÍLIA MARLEY" E APROXIMAÇÕES ENTRE ESCOLA E COMPORTAMENTO DESVIANTE
spellingShingle LEITURAS SOCIOANTROPOLÓGICAS: MANIPULAÇÕES E ESTRATÉGIAS DA "FAMÍLIA MARLEY" E APROXIMAÇÕES ENTRE ESCOLA E COMPORTAMENTO DESVIANTE
Silva, Lucas Eustaquio Paiva
Jovens alunos- Escola pública- Família Marley- Rotulagem
Ciências sociais
title_short LEITURAS SOCIOANTROPOLÓGICAS: MANIPULAÇÕES E ESTRATÉGIAS DA "FAMÍLIA MARLEY" E APROXIMAÇÕES ENTRE ESCOLA E COMPORTAMENTO DESVIANTE
title_full LEITURAS SOCIOANTROPOLÓGICAS: MANIPULAÇÕES E ESTRATÉGIAS DA "FAMÍLIA MARLEY" E APROXIMAÇÕES ENTRE ESCOLA E COMPORTAMENTO DESVIANTE
title_fullStr LEITURAS SOCIOANTROPOLÓGICAS: MANIPULAÇÕES E ESTRATÉGIAS DA "FAMÍLIA MARLEY" E APROXIMAÇÕES ENTRE ESCOLA E COMPORTAMENTO DESVIANTE
title_full_unstemmed LEITURAS SOCIOANTROPOLÓGICAS: MANIPULAÇÕES E ESTRATÉGIAS DA "FAMÍLIA MARLEY" E APROXIMAÇÕES ENTRE ESCOLA E COMPORTAMENTO DESVIANTE
title_sort LEITURAS SOCIOANTROPOLÓGICAS: MANIPULAÇÕES E ESTRATÉGIAS DA "FAMÍLIA MARLEY" E APROXIMAÇÕES ENTRE ESCOLA E COMPORTAMENTO DESVIANTE
author Silva, Lucas Eustaquio Paiva
author_facet Silva, Lucas Eustaquio Paiva
Tosta, Sandra de Fátima Pereira
Gonçalves, Luiz Alberto Oliveira
author_role author
author2 Tosta, Sandra de Fátima Pereira
Gonçalves, Luiz Alberto Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Lucas Eustaquio Paiva
Tosta, Sandra de Fátima Pereira
Gonçalves, Luiz Alberto Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Jovens alunos- Escola pública- Família Marley- Rotulagem
Ciências sociais
topic Jovens alunos- Escola pública- Família Marley- Rotulagem
Ciências sociais
description O artigo analisa como jovens alunos de uma escola estadual em Contagem- MG, construíram, por meio das interações nos espaços de sociabilidades, estratégias de manipulação sobre rótulos a eles direcionados pela instituição escolar, que os remete ao comportamento desviante. Busca compreender como eles têm percebido esses rótulos e se isso estaria interferindo em suas interações no ambiente interno e externo à escola. Por meio de Grupos de conversação, identificou-se, ainda, como os jovens, que se identificam como Família Marley, rotulam a escola que os estigmatiza, a qual não cria formas positiva de interagir com as suas percepções de mundo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8127
10.18224/educ.v24i1.8127
url https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8127
identifier_str_mv 10.18224/educ.v24i1.8127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8127/5360
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Education Journal; Vol. 24 (2021); 22 páginas
Revista Educativa - Revista de Educación; Vol. 24 (2021); 22 páginas
Revista Educativa - Magazine éducatif; Vol. 24 (2021); 22 páginas
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 24 (2021); 22 páginas
1983-7771
10.18224/educ.v24i1
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv ||educativa@pucgoias.edu.br
_version_ 1798319659754192896