A influência das avaliações externas no ensino fundamental: implicações na gestão escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/0013000011fv9 |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11918 |
Resumo: | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014. |
id |
UFSM_6adc408224489fda549260bd30187942 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/11918 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
A influência das avaliações externas no ensino fundamental: implicações na gestão escolarThe influence of external reviews in elementary education : implications for management schoolAvaliação externaIDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)Gestão escolarExternal evaluationSchool managementCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.In this paper, we propose to present an analytical study on the influence of external assessments in elementary schools: implications for school management. This theme will be presented from two perspectives: the light of national law and the other under theoretical contributions on evaluation. We attempted to Libâneo grounding in literature (2004), Lück (2006-2007), Paro (2000-2001), Shiroma, Moraes, Evangelista (2002) among others. The theoretical foundation covered the following topics: public policy evaluation, the national system of basic, school administration and management assessment. This study was qualitative in nature and further research we analyzed the responses of the interviews of two managers who work in schools of public health system, located in the Vale dos Sinos region. Was used as an instrument for data collection to semi-structured interview. In this paper we have used qualitative research guided by the intent of the research and is best suited to our purposes. The selection criteria considered two schools in the city of São Leopoldo (RS) from 2011 to 2013. The assessment here is seen as a reflection on the quality level of school work both the manager and the teacher, students and other professionals involved with the institution should therefore be focused as a coach and interactive process that becomes a reflection transformed into action. The link on that theme with the subjects studied during the course led to the conclusion that the role of school management is very important in this evaluation process within the school, as it is for the manager responsible for articulating the work together with leadership, promote the continued mobility of those involved in the educational process in pursuit of generating the sharing of knowledge that should be geared towards achieving efficient results. The study concludes with the presentation of partial conclusions, to be a subject that is not exhausted, and the discussion of some socio-pedagogical dilemmas involved in studies on evaluation and management of the school today.Neste trabalho, propomo-nos a apresentar um estudo analítico sobre a influência das avaliações externas no ensino fundamental: implicações na gestão escolar. Essa temática será apresentada sob duas perspectivas: à luz da legislação nacional e a outra sob aportes teóricos sobre avaliação. Buscou-se embasamento na literatura em Libâneo (2004), Lück (2006), Paro (2001), Shiroma, Moraes, Evangelista (2002) entre outros. A fundamentação teórica abrangeu os seguintes assuntos: políticas públicas, avaliação, o sistema nacional da avaliação básica, administração e gestão escolar. Este estudo foi de natureza qualitativa e para aprofundamento da pesquisa foram analisadas as respostas das entrevistas de duas gestoras que atuam em escolas da rede pública municipal, localizadas na região do Vale dos Sinos. Foi utilizada como instrumento para coleta de dados a entrevista semiestruturada. Nesse trabalho utilizamos o método de pesquisa qualitativo por nortear a intencionalidade da pesquisa e está mais adequado aos nossos objetivos. O critério de escolha considerou duas escolas da cidade de São Leopoldo (RS) de 2011 a 2013. A avaliação aqui é vista como uma reflexão sobre o nível de qualidade do trabalho escolar tanto do gestor quanto do professor, dos alunos e demais profissionais envolvidos com a instituição, portanto, deve ser focalizada como um processo orientador e interativo que se torna uma reflexão transformada em ação. A relação acerca dessa temática com os assuntos estudados durante o Curso levou a conclusão de que o papel da gestão escolar tem grande importância nesse processo avaliativo dentro da escola, pois, compete ao gestor a responsabilidade de articular o trabalho em conjunto, com liderança, a fim de promover a mobilidade contínua dos envolvidos no processo educativo em busca de gerar o compartilhamento dos conhecimentos que deve ser orientado para a obtenção de resultados eficientes. O estudo termina com a apresentação de conclusões parciais, por ser um assunto que não se esgota, e a discussão de alguns dilemas sócio-pedagógicos implicados nos estudos sobre avaliação, da gestão e da escola hoje.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoZimmermann, Ana Paula da Rosa CristinoAlves, Lêda Araújo2017-10-25T14:33:02Z2017-10-25T14:33:02Z2014-11-282014Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11918ark:/26339/0013000011fv9porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-10-25T14:33:02Zoai:repositorio.ufsm.br:1/11918Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-10-25T14:33:02Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência das avaliações externas no ensino fundamental: implicações na gestão escolar The influence of external reviews in elementary education : implications for management school |
title |
A influência das avaliações externas no ensino fundamental: implicações na gestão escolar |
spellingShingle |
A influência das avaliações externas no ensino fundamental: implicações na gestão escolar Alves, Lêda Araújo Avaliação externa IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) Gestão escolar External evaluation School management CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A influência das avaliações externas no ensino fundamental: implicações na gestão escolar |
title_full |
A influência das avaliações externas no ensino fundamental: implicações na gestão escolar |
title_fullStr |
A influência das avaliações externas no ensino fundamental: implicações na gestão escolar |
title_full_unstemmed |
A influência das avaliações externas no ensino fundamental: implicações na gestão escolar |
title_sort |
A influência das avaliações externas no ensino fundamental: implicações na gestão escolar |
author |
Alves, Lêda Araújo |
author_facet |
Alves, Lêda Araújo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Zimmermann, Ana Paula da Rosa Cristino |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Lêda Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação externa IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) Gestão escolar External evaluation School management CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Avaliação externa IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) Gestão escolar External evaluation School management CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-28 2014 2017-10-25T14:33:02Z 2017-10-25T14:33:02Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11918 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/0013000011fv9 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11918 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/0013000011fv9 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172429923745792 |