A influência das avaliações externas no ensino fundamental: implicações na gestão escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Lêda Araújo
Data de Publicação: 2014
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000011fv9
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11918
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.
id UFSM_6adc408224489fda549260bd30187942
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/11918
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling A influência das avaliações externas no ensino fundamental: implicações na gestão escolarThe influence of external reviews in elementary education : implications for management schoolAvaliação externaIDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)Gestão escolarExternal evaluationSchool managementCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.In this paper, we propose to present an analytical study on the influence of external assessments in elementary schools: implications for school management. This theme will be presented from two perspectives: the light of national law and the other under theoretical contributions on evaluation. We attempted to Libâneo grounding in literature (2004), Lück (2006-2007), Paro (2000-2001), Shiroma, Moraes, Evangelista (2002) among others. The theoretical foundation covered the following topics: public policy evaluation, the national system of basic, school administration and management assessment. This study was qualitative in nature and further research we analyzed the responses of the interviews of two managers who work in schools of public health system, located in the Vale dos Sinos region. Was used as an instrument for data collection to semi-structured interview. In this paper we have used qualitative research guided by the intent of the research and is best suited to our purposes. The selection criteria considered two schools in the city of São Leopoldo (RS) from 2011 to 2013. The assessment here is seen as a reflection on the quality level of school work both the manager and the teacher, students and other professionals involved with the institution should therefore be focused as a coach and interactive process that becomes a reflection transformed into action. The link on that theme with the subjects studied during the course led to the conclusion that the role of school management is very important in this evaluation process within the school, as it is for the manager responsible for articulating the work together with leadership, promote the continued mobility of those involved in the educational process in pursuit of generating the sharing of knowledge that should be geared towards achieving efficient results. The study concludes with the presentation of partial conclusions, to be a subject that is not exhausted, and the discussion of some socio-pedagogical dilemmas involved in studies on evaluation and management of the school today.Neste trabalho, propomo-nos a apresentar um estudo analítico sobre a influência das avaliações externas no ensino fundamental: implicações na gestão escolar. Essa temática será apresentada sob duas perspectivas: à luz da legislação nacional e a outra sob aportes teóricos sobre avaliação. Buscou-se embasamento na literatura em Libâneo (2004), Lück (2006), Paro (2001), Shiroma, Moraes, Evangelista (2002) entre outros. A fundamentação teórica abrangeu os seguintes assuntos: políticas públicas, avaliação, o sistema nacional da avaliação básica, administração e gestão escolar. Este estudo foi de natureza qualitativa e para aprofundamento da pesquisa foram analisadas as respostas das entrevistas de duas gestoras que atuam em escolas da rede pública municipal, localizadas na região do Vale dos Sinos. Foi utilizada como instrumento para coleta de dados a entrevista semiestruturada. Nesse trabalho utilizamos o método de pesquisa qualitativo por nortear a intencionalidade da pesquisa e está mais adequado aos nossos objetivos. O critério de escolha considerou duas escolas da cidade de São Leopoldo (RS) de 2011 a 2013. A avaliação aqui é vista como uma reflexão sobre o nível de qualidade do trabalho escolar tanto do gestor quanto do professor, dos alunos e demais profissionais envolvidos com a instituição, portanto, deve ser focalizada como um processo orientador e interativo que se torna uma reflexão transformada em ação. A relação acerca dessa temática com os assuntos estudados durante o Curso levou a conclusão de que o papel da gestão escolar tem grande importância nesse processo avaliativo dentro da escola, pois, compete ao gestor a responsabilidade de articular o trabalho em conjunto, com liderança, a fim de promover a mobilidade contínua dos envolvidos no processo educativo em busca de gerar o compartilhamento dos conhecimentos que deve ser orientado para a obtenção de resultados eficientes. O estudo termina com a apresentação de conclusões parciais, por ser um assunto que não se esgota, e a discussão de alguns dilemas sócio-pedagógicos implicados nos estudos sobre avaliação, da gestão e da escola hoje.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoZimmermann, Ana Paula da Rosa CristinoAlves, Lêda Araújo2017-10-25T14:33:02Z2017-10-25T14:33:02Z2014-11-282014Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11918ark:/26339/0013000011fv9porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-10-25T14:33:02Zoai:repositorio.ufsm.br:1/11918Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-10-25T14:33:02Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência das avaliações externas no ensino fundamental: implicações na gestão escolar
The influence of external reviews in elementary education : implications for management school
title A influência das avaliações externas no ensino fundamental: implicações na gestão escolar
spellingShingle A influência das avaliações externas no ensino fundamental: implicações na gestão escolar
Alves, Lêda Araújo
Avaliação externa
IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)
Gestão escolar
External evaluation
School management
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A influência das avaliações externas no ensino fundamental: implicações na gestão escolar
title_full A influência das avaliações externas no ensino fundamental: implicações na gestão escolar
title_fullStr A influência das avaliações externas no ensino fundamental: implicações na gestão escolar
title_full_unstemmed A influência das avaliações externas no ensino fundamental: implicações na gestão escolar
title_sort A influência das avaliações externas no ensino fundamental: implicações na gestão escolar
author Alves, Lêda Araújo
author_facet Alves, Lêda Araújo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zimmermann, Ana Paula da Rosa Cristino
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Lêda Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação externa
IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)
Gestão escolar
External evaluation
School management
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Avaliação externa
IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)
Gestão escolar
External evaluation
School management
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-28
2014
2017-10-25T14:33:02Z
2017-10-25T14:33:02Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11918
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000011fv9
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11918
identifier_str_mv ark:/26339/0013000011fv9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172429923745792