Uso dos Resultados das Avaliações Externas da Escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6524 |
Resumo: | As avaliações externas estão presentes no cenário educacional e desde a criação do SAEB ocupam lugar central nas políticas educacionais. Fruto de pesquisa que analisou o uso dos resultados dessas avaliações na visão dos gestores das escolas municipais de Pouso Alegre/MG, via entrevistas semiestruturadas, o presente artigo problematiza o uso dos resultados anunciado pelos gestores e as ações citadas como exemplos por eles. Ainda que o discurso esteja voltado à melhoria da aprendizagem de forma ampla, usando os resultados sem focar especificamente o melhoramento dos índices, as ações exemplificadas pelos entrevistados se centram na perspectiva de melhoria dos resultados. |
id |
PUC_GO-4_4df1e901544b0d1c0a79d341233d548c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6524 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
repository_id_str |
|
spelling |
Uso dos Resultados das Avaliações Externas da EscolaEducaçãoAvaliação Externa; IDEB; Escola.AvaliaçãoAs avaliações externas estão presentes no cenário educacional e desde a criação do SAEB ocupam lugar central nas políticas educacionais. Fruto de pesquisa que analisou o uso dos resultados dessas avaliações na visão dos gestores das escolas municipais de Pouso Alegre/MG, via entrevistas semiestruturadas, o presente artigo problematiza o uso dos resultados anunciado pelos gestores e as ações citadas como exemplos por eles. Ainda que o discurso esteja voltado à melhoria da aprendizagem de forma ampla, usando os resultados sem focar especificamente o melhoramento dos índices, as ações exemplificadas pelos entrevistados se centram na perspectiva de melhoria dos resultados.EDITORA DA PUC GOIÁSSilveira, Aisi Anne FerreiraAlmeida, Luana Costa2019-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/652410.18224/educ.v22i1.6524Revista Educativa - Revista de Educação; v. 22 (2019); e65241983-77711415-049210.18224/educ.v22i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6524/4492Direitos autorais 2020 Luana Costa Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-31T20:00:39ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso dos Resultados das Avaliações Externas da Escola |
title |
Uso dos Resultados das Avaliações Externas da Escola |
spellingShingle |
Uso dos Resultados das Avaliações Externas da Escola Silveira, Aisi Anne Ferreira Educação Avaliação Externa; IDEB; Escola. Avaliação |
title_short |
Uso dos Resultados das Avaliações Externas da Escola |
title_full |
Uso dos Resultados das Avaliações Externas da Escola |
title_fullStr |
Uso dos Resultados das Avaliações Externas da Escola |
title_full_unstemmed |
Uso dos Resultados das Avaliações Externas da Escola |
title_sort |
Uso dos Resultados das Avaliações Externas da Escola |
author |
Silveira, Aisi Anne Ferreira |
author_facet |
Silveira, Aisi Anne Ferreira Almeida, Luana Costa |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Luana Costa |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Aisi Anne Ferreira Almeida, Luana Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Avaliação Externa; IDEB; Escola. Avaliação |
topic |
Educação Avaliação Externa; IDEB; Escola. Avaliação |
description |
As avaliações externas estão presentes no cenário educacional e desde a criação do SAEB ocupam lugar central nas políticas educacionais. Fruto de pesquisa que analisou o uso dos resultados dessas avaliações na visão dos gestores das escolas municipais de Pouso Alegre/MG, via entrevistas semiestruturadas, o presente artigo problematiza o uso dos resultados anunciado pelos gestores e as ações citadas como exemplos por eles. Ainda que o discurso esteja voltado à melhoria da aprendizagem de forma ampla, usando os resultados sem focar especificamente o melhoramento dos índices, as ações exemplificadas pelos entrevistados se centram na perspectiva de melhoria dos resultados. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6524 10.18224/educ.v22i1.6524 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6524 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v22i1.6524 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6524/4492 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Luana Costa Almeida info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Luana Costa Almeida |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 22 (2019); e6524 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v22i1 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798319660619268096 |