MOTIVAÇÕES DOS JOVENS PARA INGRESSO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISISONAL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/12184 |
Resumo: | O texto apresenta recortes dos resultados de uma pesquisa mais ampla, na qual fomos movidos pelo interesse de refletir se as atuais políticas públicas vêm ao encontro das expectativas dos jovens ou servem mais para o controle das juventudes? De modo a operacionalizar a realização da pesquisa, propomos o seguinte objetivo: compreender os motivos que levam os jovens a optarem pelo ensino médio integrado à educação profissional em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET), localizado no interior do estado do RS. Para coletar informações, aplicamos questionário para estudantes regulamente matriculados nos cursos de ensino médio integrado à educação profissional em um campus IFET situado no interior do estado do Rio Grande do Sul. O questionário foi disponibilizado de forma online, por meio da plataforma Google Forms, e foi respondido por 100 estudantes. Para proceder ao tratamento e análise das informações, utilizamos a categorização temática, proposta por Charmaz (2009). A partir dos resultados, percebemos que os jovens são levados a ingressar no ensino médio integrado por diferentes fatores, mas principalmente pela educação de qualidade. Embora a escolarização por si só não afaste o jovem das condições de vulnerabilidade, o acesso à educação de qualidade pode proporcionar condições mais dignas de vida e de existência. Concluímos, portanto, que a instituição procura colaborar não apenas com a igualdade de condições de acesso, procurando também garantir os padrões de qualidade mínimos, para permanência e desempenho escolar. |
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MOTIVAÇÕES DOS JOVENS PARA INGRESSO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISISONALMotivaçõesJuventudeEnsino médio integradoMOTIVOS QUE LEVAM OS JOVENS A INGRESSAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO A EDUCAÇÃO PROFISSIONALO texto apresenta recortes dos resultados de uma pesquisa mais ampla, na qual fomos movidos pelo interesse de refletir se as atuais políticas públicas vêm ao encontro das expectativas dos jovens ou servem mais para o controle das juventudes? De modo a operacionalizar a realização da pesquisa, propomos o seguinte objetivo: compreender os motivos que levam os jovens a optarem pelo ensino médio integrado à educação profissional em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET), localizado no interior do estado do RS. Para coletar informações, aplicamos questionário para estudantes regulamente matriculados nos cursos de ensino médio integrado à educação profissional em um campus IFET situado no interior do estado do Rio Grande do Sul. O questionário foi disponibilizado de forma online, por meio da plataforma Google Forms, e foi respondido por 100 estudantes. Para proceder ao tratamento e análise das informações, utilizamos a categorização temática, proposta por Charmaz (2009). A partir dos resultados, percebemos que os jovens são levados a ingressar no ensino médio integrado por diferentes fatores, mas principalmente pela educação de qualidade. Embora a escolarização por si só não afaste o jovem das condições de vulnerabilidade, o acesso à educação de qualidade pode proporcionar condições mais dignas de vida e de existência. Concluímos, portanto, que a instituição procura colaborar não apenas com a igualdade de condições de acesso, procurando também garantir os padrões de qualidade mínimos, para permanência e desempenho escolar.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2024-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1218410.18224/educ.v26i1.12184Revista Educativa - Education Journal; Vol. 26 No. 1 (2023); 25 páginasRevista Educativa - Revista de Educación; Vol. 26 Núm. 1 (2023); 25 páginasRevista Educativa - Magazine éducatif; Vol. 26 No. 1 (2023); 25 páginasRevista Educativa - Revista de Educação; v. 26 n. 1 (2023); 25 páginas1983-777110.18224/educ.v26i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/12184/6475Copyright (c) 2023 Aline Beatriz Germano Silveira, LUCIANA BAGOLIN ZAMBONinfo:eu-repo/semantics/openAccessGermano Silveira, Aline BeatrizBagolin Zambon, Luciana2024-03-05T16:49:58Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/12184Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativaONGhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai||educativa@pucgoias.edu.br1983-77711415-0492opendoar:2024-03-05T16:49:58Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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O texto apresenta recortes dos resultados de uma pesquisa mais ampla, na qual fomos movidos pelo interesse de refletir se as atuais políticas públicas vêm ao encontro das expectativas dos jovens ou servem mais para o controle das juventudes? De modo a operacionalizar a realização da pesquisa, propomos o seguinte objetivo: compreender os motivos que levam os jovens a optarem pelo ensino médio integrado à educação profissional em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET), localizado no interior do estado do RS. Para coletar informações, aplicamos questionário para estudantes regulamente matriculados nos cursos de ensino médio integrado à educação profissional em um campus IFET situado no interior do estado do Rio Grande do Sul. O questionário foi disponibilizado de forma online, por meio da plataforma Google Forms, e foi respondido por 100 estudantes. Para proceder ao tratamento e análise das informações, utilizamos a categorização temática, proposta por Charmaz (2009). A partir dos resultados, percebemos que os jovens são levados a ingressar no ensino médio integrado por diferentes fatores, mas principalmente pela educação de qualidade. Embora a escolarização por si só não afaste o jovem das condições de vulnerabilidade, o acesso à educação de qualidade pode proporcionar condições mais dignas de vida e de existência. Concluímos, portanto, que a instituição procura colaborar não apenas com a igualdade de condições de acesso, procurando também garantir os padrões de qualidade mínimos, para permanência e desempenho escolar. |
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