Juventude, Escola e Trabalho: sentidos da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21238 |
Resumo: | A pesquisa que deu origem a este texto trata das relações de jovens com a escola e com o trabalho e dos sentidos que eles atribuem à Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Empreendemos uma pesquisa empírica com jovens estudantes-trabalhadores matriculados no ensino médio noturno público em Curitiba e Região Metropolitana, a qual foi desenvolvida em duas etapas: a primeira, de caráter exploratório quantitativo, contemplou mais de quatro mil estudantes em dezoito estabelecimentos; a segunda, de caráter qualitativo, contemplou quatro turmas do quarto ano do Ensino Médio Integrado. A análise dos dados primários, à luz da produção dos campos teóricos relacionados ao tema, da legislação educacional e dos embates teórico-metodológicos e ideológicos que permeiam as disputas pela última etapa da educação básica permitiu uma aproximação com os sentidos que os jovens atribuem ao Ensino Médio em geral e à Educação Profissional em particular. |
id |
UFMG-5_9c174a469af6ed4ae2f745cc8bf65bcc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/21238 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Juventude, Escola e Trabalho: sentidos da Educação Profissional Integrada ao Ensino MédioEnsino Médio IntegradoJuventude e EducaçãoJuventudeescola e trabalhoA pesquisa que deu origem a este texto trata das relações de jovens com a escola e com o trabalho e dos sentidos que eles atribuem à Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Empreendemos uma pesquisa empírica com jovens estudantes-trabalhadores matriculados no ensino médio noturno público em Curitiba e Região Metropolitana, a qual foi desenvolvida em duas etapas: a primeira, de caráter exploratório quantitativo, contemplou mais de quatro mil estudantes em dezoito estabelecimentos; a segunda, de caráter qualitativo, contemplou quatro turmas do quarto ano do Ensino Médio Integrado. A análise dos dados primários, à luz da produção dos campos teóricos relacionados ao tema, da legislação educacional e dos embates teórico-metodológicos e ideológicos que permeiam as disputas pela última etapa da educação básica permitiu uma aproximação com os sentidos que os jovens atribuem ao Ensino Médio em geral e à Educação Profissional em particular. Educação em Revista 2023-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesArtigoapplication/mswordapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21238Educação em Revista ; v. 32 n. 1 (2016)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21238/17160https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21238/30451Copyright (c) 2016 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Monica RibeiroBernardim, Márcio Luiz2023-05-30T13:18:44Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21238Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-30T13:18:44Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Juventude, Escola e Trabalho: sentidos da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio |
title |
Juventude, Escola e Trabalho: sentidos da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio |
spellingShingle |
Juventude, Escola e Trabalho: sentidos da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio Silva, Monica Ribeiro Ensino Médio Integrado Juventude e Educação Juventude escola e trabalho |
title_short |
Juventude, Escola e Trabalho: sentidos da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio |
title_full |
Juventude, Escola e Trabalho: sentidos da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio |
title_fullStr |
Juventude, Escola e Trabalho: sentidos da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Juventude, Escola e Trabalho: sentidos da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio |
title_sort |
Juventude, Escola e Trabalho: sentidos da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio |
author |
Silva, Monica Ribeiro |
author_facet |
Silva, Monica Ribeiro Bernardim, Márcio Luiz |
author_role |
author |
author2 |
Bernardim, Márcio Luiz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Monica Ribeiro Bernardim, Márcio Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Médio Integrado Juventude e Educação Juventude escola e trabalho |
topic |
Ensino Médio Integrado Juventude e Educação Juventude escola e trabalho |
description |
A pesquisa que deu origem a este texto trata das relações de jovens com a escola e com o trabalho e dos sentidos que eles atribuem à Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Empreendemos uma pesquisa empírica com jovens estudantes-trabalhadores matriculados no ensino médio noturno público em Curitiba e Região Metropolitana, a qual foi desenvolvida em duas etapas: a primeira, de caráter exploratório quantitativo, contemplou mais de quatro mil estudantes em dezoito estabelecimentos; a segunda, de caráter qualitativo, contemplou quatro turmas do quarto ano do Ensino Médio Integrado. A análise dos dados primários, à luz da produção dos campos teóricos relacionados ao tema, da legislação educacional e dos embates teórico-metodológicos e ideológicos que permeiam as disputas pela última etapa da educação básica permitiu uma aproximação com os sentidos que os jovens atribuem ao Ensino Médio em geral e à Educação Profissional em particular. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por Pares Artigo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21238 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21238 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21238/17160 https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21238/30451 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/msword application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 32 n. 1 (2016) 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1799711121794400256 |