Juventude, Escola e Trabalho: sentidos da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Monica Ribeiro
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Bernardim, Márcio Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21238
Resumo: A pesquisa que deu origem a este texto trata das relações de jovens com a escola e com o trabalho e dos sentidos que eles atribuem à Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Empreendemos uma pesquisa empírica com jovens estudantes-trabalhadores matriculados no ensino médio noturno público em Curitiba e Região Metropolitana, a qual foi desenvolvida em duas etapas: a primeira, de caráter exploratório quantitativo, contemplou mais de quatro mil estudantes em dezoito estabelecimentos; a segunda, de caráter qualitativo, contemplou quatro turmas do quarto ano do Ensino Médio Integrado. A análise dos dados primários, à luz da produção dos campos teóricos relacionados ao tema, da legislação educacional e dos embates teórico-metodológicos e ideológicos que permeiam as disputas pela última etapa da educação básica permitiu uma aproximação com os sentidos que os jovens atribuem ao Ensino Médio em geral e à Educação Profissional em particular. 
id UFMG-5_9c174a469af6ed4ae2f745cc8bf65bcc
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21238
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling Juventude, Escola e Trabalho: sentidos da Educação Profissional Integrada ao Ensino MédioEnsino Médio IntegradoJuventude e EducaçãoJuventudeescola e trabalhoA pesquisa que deu origem a este texto trata das relações de jovens com a escola e com o trabalho e dos sentidos que eles atribuem à Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Empreendemos uma pesquisa empírica com jovens estudantes-trabalhadores matriculados no ensino médio noturno público em Curitiba e Região Metropolitana, a qual foi desenvolvida em duas etapas: a primeira, de caráter exploratório quantitativo, contemplou mais de quatro mil estudantes em dezoito estabelecimentos; a segunda, de caráter qualitativo, contemplou quatro turmas do quarto ano do Ensino Médio Integrado. A análise dos dados primários, à luz da produção dos campos teóricos relacionados ao tema, da legislação educacional e dos embates teórico-metodológicos e ideológicos que permeiam as disputas pela última etapa da educação básica permitiu uma aproximação com os sentidos que os jovens atribuem ao Ensino Médio em geral e à Educação Profissional em particular. Educação em Revista 2023-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesArtigoapplication/mswordapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21238Educação em Revista ; v. 32 n. 1 (2016)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21238/17160https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21238/30451Copyright (c) 2016 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Monica RibeiroBernardim, Márcio Luiz2023-05-30T13:18:44Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21238Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-30T13:18:44Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Juventude, Escola e Trabalho: sentidos da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio
title Juventude, Escola e Trabalho: sentidos da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio
spellingShingle Juventude, Escola e Trabalho: sentidos da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio
Silva, Monica Ribeiro
Ensino Médio Integrado
Juventude e Educação
Juventude
escola e trabalho
title_short Juventude, Escola e Trabalho: sentidos da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio
title_full Juventude, Escola e Trabalho: sentidos da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio
title_fullStr Juventude, Escola e Trabalho: sentidos da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio
title_full_unstemmed Juventude, Escola e Trabalho: sentidos da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio
title_sort Juventude, Escola e Trabalho: sentidos da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio
author Silva, Monica Ribeiro
author_facet Silva, Monica Ribeiro
Bernardim, Márcio Luiz
author_role author
author2 Bernardim, Márcio Luiz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Monica Ribeiro
Bernardim, Márcio Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Médio Integrado
Juventude e Educação
Juventude
escola e trabalho
topic Ensino Médio Integrado
Juventude e Educação
Juventude
escola e trabalho
description A pesquisa que deu origem a este texto trata das relações de jovens com a escola e com o trabalho e dos sentidos que eles atribuem à Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Empreendemos uma pesquisa empírica com jovens estudantes-trabalhadores matriculados no ensino médio noturno público em Curitiba e Região Metropolitana, a qual foi desenvolvida em duas etapas: a primeira, de caráter exploratório quantitativo, contemplou mais de quatro mil estudantes em dezoito estabelecimentos; a segunda, de caráter qualitativo, contemplou quatro turmas do quarto ano do Ensino Médio Integrado. A análise dos dados primários, à luz da produção dos campos teóricos relacionados ao tema, da legislação educacional e dos embates teórico-metodológicos e ideológicos que permeiam as disputas pela última etapa da educação básica permitiu uma aproximação com os sentidos que os jovens atribuem ao Ensino Médio em geral e à Educação Profissional em particular. 
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
Artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21238
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21238/17160
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21238/30451
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 32 n. 1 (2016)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711121794400256