JUVENTUDES E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: um estudo de caso junto aos jovens que cursam o ensino médio integrado ao ensino técnico no IFCE – Campus Fortaleza
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/6750 |
Resumo: | O presente artigo objetiva refletir sobre as percepções dos jovens que cursam o ensino médio integrado ao ensino técnico no Instituto Federal do Ceará (IFCE) – Campus Fortaleza. Para tanto, busca-se realizar uma abordagem sobre a educação profissional brasileira, incluindo a análise dos Decretos nº 2.208/97 e nº 5.154/2004, na tentativa de compreender os impactos dessa modalidade de ensino na vida dos jovens entrevistados. Diante do exposto, tenciona-se contribuir para as reflexões acerca do crescimento dos Institutos Federais e da educação profissionalizante e o impacto desse crescimento na vida das juventudes cearenses. A metodologia utilizada para a realização da pesquisa no IFCE – Campus Fortaleza foi o estudo de caso, possuindo uma natureza qualitativa e quantitativa, e utilizou-se do questionário, que foi aplicado junto aos jovens do primeiro semestre do curso técnico de informática no ano de 2015. Desse modo, os métodos utilizados durante a pesquisa possibilitaram considerações acerca da temática “juventudes e educação profissional”, particularmente no que diz respeito ao ensino técnico integrado ao ensino médio. Palavras-chave: Juventudes. Ensino médio integrado. Educação profissional.YOUTH AND PROFESSIONAL EDUCATION: a case study with young people who attend high school integrated into the technical education in IFCE – Campus FortalezaABSTRACTThis article aims to reflect on the perceptions of young people who attend high school integrated into the technical education at the Federal Institute of Ceará (IFCE) – Campus Fortaleza. Therefore, we seek to carry out an approach to the Brazilian professional education, including analysis of Decrees 2.208/97 and 5.154/2004, in an attempt to understand the impacts of this type of education in the lives of young people interviewed. Given the above, it is intended to contribute to the reflections on the growth of the Federal Institutes and vocational education and the impact of this growth on the lives of Ceará youths. The methodology used to conduct the survey in IFCE – Campus Fortaleza was the case study, having a qualitative and quantitative nature, and used the questionnaire, which was applied to young people in the first half of the computer technician course in the year 2015. Thus, the methods used during the research made possible considerations on the theme “youth and professional education”, particularly with regard to the integrated technical education to high school.Keywords: Youths. Integrated high school. Professional education.LA JUVENTUD Y LA EDUCACIÓN PROFESIONAL: un estudio de caso con los jóvenes que asisten a la escuela secundaria integrada en la educación técnica en IFCE – Campus Fortaleza RESUMENEste artículo tiene como objetivo reflexionar sobre las percepciones de los jóvenes que asisten a la escuela secundaria integrada en la educación técnica en el Instituto Federal de Ceará (IFCE) – Campus de Fortaleza. Por lo tanto, tratamos de llevar a cabo una aproximación a la educación profesional de Brasil, incluyendo el análisis de los decretos 2.208/97 y 5.154/2004, en un intento de comprender los impactos de este tipo de educación en la vida de los jóvenes entrevistados. Teniendo en cuenta lo anterior, se pretende contribuir a las reflexiones sobre el crecimiento de los Institutos Federales y la formación profesional y el impacto de este crecimiento en la vida de los jóvenes de Ceará. La metodología utilizada para llevar a cabo la encuesta en IFCE – Campus Fortaleza fue el estudio de caso, que tiene un carácter cualitativo y cuantitativo, y se utilizó el cuestionario, que se aplicó a los jóvenes en la primera mitad del curso técnico de computadoras en el año 2015. Por lo tanto, los métodos utilizados durante la investigación llevada a cabo posibles consideraciones sobre el tema “la juventud y la educación profesional”, en particular con respecto a la enseñanza técnica integrada a la escuela secundaria.Palabras clave: Jóvenes. La escuela secundaria integrada. La educación profesional. |
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A metodologia utilizada para a realização da pesquisa no IFCE – Campus Fortaleza foi o estudo de caso, possuindo uma natureza qualitativa e quantitativa, e utilizou-se do questionário, que foi aplicado junto aos jovens do primeiro semestre do curso técnico de informática no ano de 2015. Desse modo, os métodos utilizados durante a pesquisa possibilitaram considerações acerca da temática “juventudes e educação profissional”, particularmente no que diz respeito ao ensino técnico integrado ao ensino médio. Palavras-chave: Juventudes. Ensino médio integrado. Educação profissional.YOUTH AND PROFESSIONAL EDUCATION: a case study with young people who attend high school integrated into the technical education in IFCE – Campus FortalezaABSTRACTThis article aims to reflect on the perceptions of young people who attend high school integrated into the technical education at the Federal Institute of Ceará (IFCE) – Campus Fortaleza. Therefore, we seek to carry out an approach to the Brazilian professional education, including analysis of Decrees 2.208/97 and 5.154/2004, in an attempt to understand the impacts of this type of education in the lives of young people interviewed. Given the above, it is intended to contribute to the reflections on the growth of the Federal Institutes and vocational education and the impact of this growth on the lives of Ceará youths. The methodology used to conduct the survey in IFCE – Campus Fortaleza was the case study, having a qualitative and quantitative nature, and used the questionnaire, which was applied to young people in the first half of the computer technician course in the year 2015. Thus, the methods used during the research made possible considerations on the theme “youth and professional education”, particularly with regard to the integrated technical education to high school.Keywords: Youths. Integrated high school. Professional education.LA JUVENTUD Y LA EDUCACIÓN PROFESIONAL: un estudio de caso con los jóvenes que asisten a la escuela secundaria integrada en la educación técnica en IFCE – Campus Fortaleza RESUMENEste artículo tiene como objetivo reflexionar sobre las percepciones de los jóvenes que asisten a la escuela secundaria integrada en la educación técnica en el Instituto Federal de Ceará (IFCE) – Campus de Fortaleza. Por lo tanto, tratamos de llevar a cabo una aproximación a la educación profesional de Brasil, incluyendo el análisis de los decretos 2.208/97 y 5.154/2004, en un intento de comprender los impactos de este tipo de educación en la vida de los jóvenes entrevistados. Teniendo en cuenta lo anterior, se pretende contribuir a las reflexiones sobre el crecimiento de los Institutos Federales y la formación profesional y el impacto de este crecimiento en la vida de los jóvenes de Ceará. La metodología utilizada para llevar a cabo la encuesta en IFCE – Campus Fortaleza fue el estudio de caso, que tiene un carácter cualitativo y cuantitativo, y se utilizó el cuestionario, que se aplicó a los jóvenes en la primera mitad del curso técnico de computadoras en el año 2015. Por lo tanto, los métodos utilizados durante la investigación llevada a cabo posibles consideraciones sobre el tema “la juventud y la educación profesional”, en particular con respecto a la enseñanza técnica integrada a la escuela secundaria.Palabras clave: Jóvenes. La escuela secundaria integrada. La educación profesional.Universidade Federal do Maranhão2017-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/675010.18764/2358-4319.v9n3p39-61Revista Educação e Emancipação; v.9, n.3, Edição Especial 2016; p.39-612358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/6750/4317Copyright (c) 2017 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Francisca Rejane BezerraCruz, Juliane Barros2018-11-05T03:05:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6750Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2018-11-05T03:05:23Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
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