ENSEÑAR DE MANERA DIFERENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Poletti, Giorgio
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/14138
Resumo: Nesta conferência parte-se da constatação de que estamos desprevenidos para enfrentar as novas realidades culturalmente multiformes, mas estas se se constituem estímulos para melhorar tais realidades. Compreendendo-se que o multiculturalismo apresenta diferentes estilos cognitivos e que, portanto, requer diferentes epistemologias, desenvolve-se uma reflexão sobre ensinar e aprender. Aborda-se o conceito de intercultura e como tem se desenvolvido a teoria pedagógica e o sentimento do sistema italiano. Advoga-se a ênfase em um enfoque pedagógico intercultural, valorizador da diversidade, que promova aos estudantes as competências interculturais e crie um contexto de aprendizagem inclusiva. Finaliza-se com a ideia de que a intercultura nas escolas prepara os estudantes para viver em sociedade multiculturais, mas, também, promove a tolerância, o respeito mútuo e o diálogo entre diferentes comunidades.
id PUC_GO-4_57d95a8ef70751cf96fa354cd0366b5d
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/14138
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling ENSEÑAR DE MANERA DIFERENTEEnsinarAprenderMulticulturalismoInterculturalismoNesta conferência parte-se da constatação de que estamos desprevenidos para enfrentar as novas realidades culturalmente multiformes, mas estas se se constituem estímulos para melhorar tais realidades. Compreendendo-se que o multiculturalismo apresenta diferentes estilos cognitivos e que, portanto, requer diferentes epistemologias, desenvolve-se uma reflexão sobre ensinar e aprender. Aborda-se o conceito de intercultura e como tem se desenvolvido a teoria pedagógica e o sentimento do sistema italiano. Advoga-se a ênfase em um enfoque pedagógico intercultural, valorizador da diversidade, que promova aos estudantes as competências interculturais e crie um contexto de aprendizagem inclusiva. Finaliza-se com a ideia de que a intercultura nas escolas prepara os estudantes para viver em sociedade multiculturais, mas, também, promove a tolerância, o respeito mútuo e o diálogo entre diferentes comunidades.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2024-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1413810.18224/educ.v26i1.14138Revista Educativa - Education Journal; Vol. 26 No. 1 (2023); 16 páginasRevista Educativa - Revista de Educación; Vol. 26 Núm. 1 (2023); 16 páginasRevista Educativa - Magazine éducatif; Vol. 26 No. 1 (2023); 16 páginasRevista Educativa - Revista de Educação; v. 26 n. 1 (2023); 16 páginas1983-777110.18224/educ.v26i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/14138/6582Copyright (c) 2024 Dr.info:eu-repo/semantics/openAccessPoletti, Giorgio2024-03-27T12:08:09Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/14138Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativaONGhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai||educativa@pucgoias.edu.br1983-77711415-0492opendoar:2024-03-27T12:08:09Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSEÑAR DE MANERA DIFERENTE
title ENSEÑAR DE MANERA DIFERENTE
spellingShingle ENSEÑAR DE MANERA DIFERENTE
Poletti, Giorgio
Ensinar
Aprender
Multiculturalismo
Interculturalismo
title_short ENSEÑAR DE MANERA DIFERENTE
title_full ENSEÑAR DE MANERA DIFERENTE
title_fullStr ENSEÑAR DE MANERA DIFERENTE
title_full_unstemmed ENSEÑAR DE MANERA DIFERENTE
title_sort ENSEÑAR DE MANERA DIFERENTE
author Poletti, Giorgio
author_facet Poletti, Giorgio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Poletti, Giorgio
dc.subject.por.fl_str_mv Ensinar
Aprender
Multiculturalismo
Interculturalismo
topic Ensinar
Aprender
Multiculturalismo
Interculturalismo
description Nesta conferência parte-se da constatação de que estamos desprevenidos para enfrentar as novas realidades culturalmente multiformes, mas estas se se constituem estímulos para melhorar tais realidades. Compreendendo-se que o multiculturalismo apresenta diferentes estilos cognitivos e que, portanto, requer diferentes epistemologias, desenvolve-se uma reflexão sobre ensinar e aprender. Aborda-se o conceito de intercultura e como tem se desenvolvido a teoria pedagógica e o sentimento do sistema italiano. Advoga-se a ênfase em um enfoque pedagógico intercultural, valorizador da diversidade, que promova aos estudantes as competências interculturais e crie um contexto de aprendizagem inclusiva. Finaliza-se com a ideia de que a intercultura nas escolas prepara os estudantes para viver em sociedade multiculturais, mas, também, promove a tolerância, o respeito mútuo e o diálogo entre diferentes comunidades.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/14138
10.18224/educ.v26i1.14138
url https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/14138
identifier_str_mv 10.18224/educ.v26i1.14138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/14138/6582
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Dr.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Dr.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Education Journal; Vol. 26 No. 1 (2023); 16 páginas
Revista Educativa - Revista de Educación; Vol. 26 Núm. 1 (2023); 16 páginas
Revista Educativa - Magazine éducatif; Vol. 26 No. 1 (2023); 16 páginas
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 26 n. 1 (2023); 16 páginas
1983-7771
10.18224/educ.v26i1
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv ||educativa@pucgoias.edu.br
_version_ 1798319659913576448