ENSEÑAR DE MANERA DIFERENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/14138 |
Resumo: | Nesta conferência parte-se da constatação de que estamos desprevenidos para enfrentar as novas realidades culturalmente multiformes, mas estas se se constituem estímulos para melhorar tais realidades. Compreendendo-se que o multiculturalismo apresenta diferentes estilos cognitivos e que, portanto, requer diferentes epistemologias, desenvolve-se uma reflexão sobre ensinar e aprender. Aborda-se o conceito de intercultura e como tem se desenvolvido a teoria pedagógica e o sentimento do sistema italiano. Advoga-se a ênfase em um enfoque pedagógico intercultural, valorizador da diversidade, que promova aos estudantes as competências interculturais e crie um contexto de aprendizagem inclusiva. Finaliza-se com a ideia de que a intercultura nas escolas prepara os estudantes para viver em sociedade multiculturais, mas, também, promove a tolerância, o respeito mútuo e o diálogo entre diferentes comunidades. |
id |
PUC_GO-4_57d95a8ef70751cf96fa354cd0366b5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/14138 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSEÑAR DE MANERA DIFERENTEEnsinarAprenderMulticulturalismoInterculturalismoNesta conferência parte-se da constatação de que estamos desprevenidos para enfrentar as novas realidades culturalmente multiformes, mas estas se se constituem estímulos para melhorar tais realidades. Compreendendo-se que o multiculturalismo apresenta diferentes estilos cognitivos e que, portanto, requer diferentes epistemologias, desenvolve-se uma reflexão sobre ensinar e aprender. Aborda-se o conceito de intercultura e como tem se desenvolvido a teoria pedagógica e o sentimento do sistema italiano. Advoga-se a ênfase em um enfoque pedagógico intercultural, valorizador da diversidade, que promova aos estudantes as competências interculturais e crie um contexto de aprendizagem inclusiva. Finaliza-se com a ideia de que a intercultura nas escolas prepara os estudantes para viver em sociedade multiculturais, mas, também, promove a tolerância, o respeito mútuo e o diálogo entre diferentes comunidades.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2024-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1413810.18224/educ.v26i1.14138Revista Educativa - Education Journal; Vol. 26 No. 1 (2023); 16 páginasRevista Educativa - Revista de Educación; Vol. 26 Núm. 1 (2023); 16 páginasRevista Educativa - Magazine éducatif; Vol. 26 No. 1 (2023); 16 páginasRevista Educativa - Revista de Educação; v. 26 n. 1 (2023); 16 páginas1983-777110.18224/educ.v26i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/14138/6582Copyright (c) 2024 Dr.info:eu-repo/semantics/openAccessPoletti, Giorgio2024-03-27T12:08:09Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/14138Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativaONGhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai||educativa@pucgoias.edu.br1983-77711415-0492opendoar:2024-03-27T12:08:09Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSEÑAR DE MANERA DIFERENTE |
title |
ENSEÑAR DE MANERA DIFERENTE |
spellingShingle |
ENSEÑAR DE MANERA DIFERENTE Poletti, Giorgio Ensinar Aprender Multiculturalismo Interculturalismo |
title_short |
ENSEÑAR DE MANERA DIFERENTE |
title_full |
ENSEÑAR DE MANERA DIFERENTE |
title_fullStr |
ENSEÑAR DE MANERA DIFERENTE |
title_full_unstemmed |
ENSEÑAR DE MANERA DIFERENTE |
title_sort |
ENSEÑAR DE MANERA DIFERENTE |
author |
Poletti, Giorgio |
author_facet |
Poletti, Giorgio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Poletti, Giorgio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensinar Aprender Multiculturalismo Interculturalismo |
topic |
Ensinar Aprender Multiculturalismo Interculturalismo |
description |
Nesta conferência parte-se da constatação de que estamos desprevenidos para enfrentar as novas realidades culturalmente multiformes, mas estas se se constituem estímulos para melhorar tais realidades. Compreendendo-se que o multiculturalismo apresenta diferentes estilos cognitivos e que, portanto, requer diferentes epistemologias, desenvolve-se uma reflexão sobre ensinar e aprender. Aborda-se o conceito de intercultura e como tem se desenvolvido a teoria pedagógica e o sentimento do sistema italiano. Advoga-se a ênfase em um enfoque pedagógico intercultural, valorizador da diversidade, que promova aos estudantes as competências interculturais e crie um contexto de aprendizagem inclusiva. Finaliza-se com a ideia de que a intercultura nas escolas prepara os estudantes para viver em sociedade multiculturais, mas, também, promove a tolerância, o respeito mútuo e o diálogo entre diferentes comunidades. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-03-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/14138 10.18224/educ.v26i1.14138 |
url |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/14138 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v26i1.14138 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/14138/6582 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Dr. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Dr. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Education Journal; Vol. 26 No. 1 (2023); 16 páginas Revista Educativa - Revista de Educación; Vol. 26 Núm. 1 (2023); 16 páginas Revista Educativa - Magazine éducatif; Vol. 26 No. 1 (2023); 16 páginas Revista Educativa - Revista de Educação; v. 26 n. 1 (2023); 16 páginas 1983-7771 10.18224/educ.v26i1 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
repository.name.fl_str_mv |
Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||educativa@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1798319659913576448 |