COMO A INSTRUÇÃO INFLUENCIA O DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL: A TEORIA DE VYGOTSKY REVISITADA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Clarà, Marc
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6844
Resumo: Embora as interpretações atuais da teoria de Vygotsky assumam, em grande parte, que a instrução impulsiona o desenvolvimento, a questão de como isso ocorre ainda não foi esclarecida. Por exemplo, a noção de "zona de desenvolvimento proximal" despertou um forte desacordo, e a conceitualização comum da noção de "conceito não espontâneo" foi amplamente reconhecida como insatisfatória. Este artigo propõe uma nova interpretação da teoria do desenvolvimento cultural de Vygotsky, estreitamente baseada nos escritos de Vygotsky, que esclarece o porquê e como a instrução impulsiona o desenvolvimento e ressignifica as noções de zona de desenvolvimento proximal e de conceito não espontâneo. O artigo introduz nuances importantes nas interpretações amplamente realizadas da teoria de Vygotsky e discute algumas das implicações dessas nuances para a pesquisa e a prática em psicologia educacional.
id PUC_GO-4_61582e69694dee6bc385aa3d7b0bbeba
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6844
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling COMO A INSTRUÇÃO INFLUENCIA O DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL: A TEORIA DE VYGOTSKY REVISITADAVygotsky. Desenvolvimento. Instrução. ZDP. Didática.Embora as interpretações atuais da teoria de Vygotsky assumam, em grande parte, que a instrução impulsiona o desenvolvimento, a questão de como isso ocorre ainda não foi esclarecida. Por exemplo, a noção de "zona de desenvolvimento proximal" despertou um forte desacordo, e a conceitualização comum da noção de "conceito não espontâneo" foi amplamente reconhecida como insatisfatória. Este artigo propõe uma nova interpretação da teoria do desenvolvimento cultural de Vygotsky, estreitamente baseada nos escritos de Vygotsky, que esclarece o porquê e como a instrução impulsiona o desenvolvimento e ressignifica as noções de zona de desenvolvimento proximal e de conceito não espontâneo. O artigo introduz nuances importantes nas interpretações amplamente realizadas da teoria de Vygotsky e discute algumas das implicações dessas nuances para a pesquisa e a prática em psicologia educacional.EDITORA DA PUC GOIÁSClarà, Marc2017-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/684410.18224/educ.v20i3.6844Revista Educativa - Revista de Educação; v. 20, n. 3 (2017); 659-6901983-77711415-049210.18224/educ.v20i3reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6844/3804Direitos autorais 2018 Marc Claràinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-18T13:42:34ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv COMO A INSTRUÇÃO INFLUENCIA O DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL: A TEORIA DE VYGOTSKY REVISITADA
title COMO A INSTRUÇÃO INFLUENCIA O DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL: A TEORIA DE VYGOTSKY REVISITADA
spellingShingle COMO A INSTRUÇÃO INFLUENCIA O DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL: A TEORIA DE VYGOTSKY REVISITADA
Clarà, Marc
Vygotsky. Desenvolvimento. Instrução. ZDP. Didática.
title_short COMO A INSTRUÇÃO INFLUENCIA O DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL: A TEORIA DE VYGOTSKY REVISITADA
title_full COMO A INSTRUÇÃO INFLUENCIA O DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL: A TEORIA DE VYGOTSKY REVISITADA
title_fullStr COMO A INSTRUÇÃO INFLUENCIA O DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL: A TEORIA DE VYGOTSKY REVISITADA
title_full_unstemmed COMO A INSTRUÇÃO INFLUENCIA O DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL: A TEORIA DE VYGOTSKY REVISITADA
title_sort COMO A INSTRUÇÃO INFLUENCIA O DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL: A TEORIA DE VYGOTSKY REVISITADA
author Clarà, Marc
author_facet Clarà, Marc
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Clarà, Marc
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Vygotsky. Desenvolvimento. Instrução. ZDP. Didática.
topic Vygotsky. Desenvolvimento. Instrução. ZDP. Didática.
description Embora as interpretações atuais da teoria de Vygotsky assumam, em grande parte, que a instrução impulsiona o desenvolvimento, a questão de como isso ocorre ainda não foi esclarecida. Por exemplo, a noção de "zona de desenvolvimento proximal" despertou um forte desacordo, e a conceitualização comum da noção de "conceito não espontâneo" foi amplamente reconhecida como insatisfatória. Este artigo propõe uma nova interpretação da teoria do desenvolvimento cultural de Vygotsky, estreitamente baseada nos escritos de Vygotsky, que esclarece o porquê e como a instrução impulsiona o desenvolvimento e ressignifica as noções de zona de desenvolvimento proximal e de conceito não espontâneo. O artigo introduz nuances importantes nas interpretações amplamente realizadas da teoria de Vygotsky e discute algumas das implicações dessas nuances para a pesquisa e a prática em psicologia educacional.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6844
10.18224/educ.v20i3.6844
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6844
identifier_str_mv 10.18224/educ.v20i3.6844
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6844/3804
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Marc Clarà
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Marc Clarà
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 20, n. 3 (2017); 659-690
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v20i3
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798319661441351680