COMO A INSTRUÇÃO INFLUENCIA O DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL: A TEORIA DE VYGOTSKY REVISITADA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6844 |
Resumo: | Embora as interpretações atuais da teoria de Vygotsky assumam, em grande parte, que a instrução impulsiona o desenvolvimento, a questão de como isso ocorre ainda não foi esclarecida. Por exemplo, a noção de "zona de desenvolvimento proximal" despertou um forte desacordo, e a conceitualização comum da noção de "conceito não espontâneo" foi amplamente reconhecida como insatisfatória. Este artigo propõe uma nova interpretação da teoria do desenvolvimento cultural de Vygotsky, estreitamente baseada nos escritos de Vygotsky, que esclarece o porquê e como a instrução impulsiona o desenvolvimento e ressignifica as noções de zona de desenvolvimento proximal e de conceito não espontâneo. O artigo introduz nuances importantes nas interpretações amplamente realizadas da teoria de Vygotsky e discute algumas das implicações dessas nuances para a pesquisa e a prática em psicologia educacional. |
id |
PUC_GO-4_61582e69694dee6bc385aa3d7b0bbeba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6844 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
repository_id_str |
|
spelling |
COMO A INSTRUÇÃO INFLUENCIA O DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL: A TEORIA DE VYGOTSKY REVISITADAVygotsky. Desenvolvimento. Instrução. ZDP. Didática.Embora as interpretações atuais da teoria de Vygotsky assumam, em grande parte, que a instrução impulsiona o desenvolvimento, a questão de como isso ocorre ainda não foi esclarecida. Por exemplo, a noção de "zona de desenvolvimento proximal" despertou um forte desacordo, e a conceitualização comum da noção de "conceito não espontâneo" foi amplamente reconhecida como insatisfatória. Este artigo propõe uma nova interpretação da teoria do desenvolvimento cultural de Vygotsky, estreitamente baseada nos escritos de Vygotsky, que esclarece o porquê e como a instrução impulsiona o desenvolvimento e ressignifica as noções de zona de desenvolvimento proximal e de conceito não espontâneo. O artigo introduz nuances importantes nas interpretações amplamente realizadas da teoria de Vygotsky e discute algumas das implicações dessas nuances para a pesquisa e a prática em psicologia educacional.EDITORA DA PUC GOIÁSClarà, Marc2017-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/684410.18224/educ.v20i3.6844Revista Educativa - Revista de Educação; v. 20, n. 3 (2017); 659-6901983-77711415-049210.18224/educ.v20i3reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6844/3804Direitos autorais 2018 Marc Claràinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-18T13:42:34ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
COMO A INSTRUÇÃO INFLUENCIA O DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL: A TEORIA DE VYGOTSKY REVISITADA |
title |
COMO A INSTRUÇÃO INFLUENCIA O DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL: A TEORIA DE VYGOTSKY REVISITADA |
spellingShingle |
COMO A INSTRUÇÃO INFLUENCIA O DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL: A TEORIA DE VYGOTSKY REVISITADA Clarà, Marc Vygotsky. Desenvolvimento. Instrução. ZDP. Didática. |
title_short |
COMO A INSTRUÇÃO INFLUENCIA O DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL: A TEORIA DE VYGOTSKY REVISITADA |
title_full |
COMO A INSTRUÇÃO INFLUENCIA O DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL: A TEORIA DE VYGOTSKY REVISITADA |
title_fullStr |
COMO A INSTRUÇÃO INFLUENCIA O DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL: A TEORIA DE VYGOTSKY REVISITADA |
title_full_unstemmed |
COMO A INSTRUÇÃO INFLUENCIA O DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL: A TEORIA DE VYGOTSKY REVISITADA |
title_sort |
COMO A INSTRUÇÃO INFLUENCIA O DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL: A TEORIA DE VYGOTSKY REVISITADA |
author |
Clarà, Marc |
author_facet |
Clarà, Marc |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Clarà, Marc |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Vygotsky. Desenvolvimento. Instrução. ZDP. Didática. |
topic |
Vygotsky. Desenvolvimento. Instrução. ZDP. Didática. |
description |
Embora as interpretações atuais da teoria de Vygotsky assumam, em grande parte, que a instrução impulsiona o desenvolvimento, a questão de como isso ocorre ainda não foi esclarecida. Por exemplo, a noção de "zona de desenvolvimento proximal" despertou um forte desacordo, e a conceitualização comum da noção de "conceito não espontâneo" foi amplamente reconhecida como insatisfatória. Este artigo propõe uma nova interpretação da teoria do desenvolvimento cultural de Vygotsky, estreitamente baseada nos escritos de Vygotsky, que esclarece o porquê e como a instrução impulsiona o desenvolvimento e ressignifica as noções de zona de desenvolvimento proximal e de conceito não espontâneo. O artigo introduz nuances importantes nas interpretações amplamente realizadas da teoria de Vygotsky e discute algumas das implicações dessas nuances para a pesquisa e a prática em psicologia educacional. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6844 10.18224/educ.v20i3.6844 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6844 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v20i3.6844 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6844/3804 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Marc Clarà info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Marc Clarà |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 20, n. 3 (2017); 659-690 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v20i3 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798319661441351680 |