As implicações das teorias de Vygotsky para uma aprendizagem significativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1227 |
Resumo: | Este trabalho pretende enfatizar as implicações das teorias de Vygotsky para os processos escolares. Alguns conceitos, elaborados pelo autor a partir de seus estudos acerca da relação entre desenvolvimento e aprendizagem, quando atrelados à visão construtivista, auxiliam na elaboração de métodos de aprendizagem mais eficazes e significativos que levam os alunos a construírem novos aprendizados. O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), defendido por Vygotsky, possibilita a identificação do nível de desenvolvimento individual da criança, e permite definir os limites da aprendizagem para esta. A ZDP traz vários pressupostos que corroboram com a concepção construtivista de ajuda ajustada, que ressalta a importância da intervenção pedagógica na construção de novos esquemas de conhecimento. Oferecer uma ajuda ajustada à aprendizagem escolar supõe criar ZDP e nela intervir, dar suporte, ajustar a ajuda conforme a necessidade do aluno, para que ele modifique seus esquemas de conhecimento. |
id |
FURG-12_e8e7be087e63635acbd6601c4eb89fc7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/1227 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
As implicações das teorias de Vygotsky para uma aprendizagem significativaAprendizagem. ZDP. Ajuda ajustada.Este trabalho pretende enfatizar as implicações das teorias de Vygotsky para os processos escolares. Alguns conceitos, elaborados pelo autor a partir de seus estudos acerca da relação entre desenvolvimento e aprendizagem, quando atrelados à visão construtivista, auxiliam na elaboração de métodos de aprendizagem mais eficazes e significativos que levam os alunos a construírem novos aprendizados. O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), defendido por Vygotsky, possibilita a identificação do nível de desenvolvimento individual da criança, e permite definir os limites da aprendizagem para esta. A ZDP traz vários pressupostos que corroboram com a concepção construtivista de ajuda ajustada, que ressalta a importância da intervenção pedagógica na construção de novos esquemas de conhecimento. Oferecer uma ajuda ajustada à aprendizagem escolar supõe criar ZDP e nela intervir, dar suporte, ajustar a ajuda conforme a necessidade do aluno, para que ele modifique seus esquemas de conhecimento.Lepidus2010-04-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1227Revista Didática Sistêmica; v. 8 (2008); 141-1521809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1227/579Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessDilli, Luciane Marques2018-11-08T19:02:23Zoai:periodicos.furg.br:article/1227Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T19:02:23Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As implicações das teorias de Vygotsky para uma aprendizagem significativa |
title |
As implicações das teorias de Vygotsky para uma aprendizagem significativa |
spellingShingle |
As implicações das teorias de Vygotsky para uma aprendizagem significativa Dilli, Luciane Marques Aprendizagem. ZDP. Ajuda ajustada. |
title_short |
As implicações das teorias de Vygotsky para uma aprendizagem significativa |
title_full |
As implicações das teorias de Vygotsky para uma aprendizagem significativa |
title_fullStr |
As implicações das teorias de Vygotsky para uma aprendizagem significativa |
title_full_unstemmed |
As implicações das teorias de Vygotsky para uma aprendizagem significativa |
title_sort |
As implicações das teorias de Vygotsky para uma aprendizagem significativa |
author |
Dilli, Luciane Marques |
author_facet |
Dilli, Luciane Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dilli, Luciane Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem. ZDP. Ajuda ajustada. |
topic |
Aprendizagem. ZDP. Ajuda ajustada. |
description |
Este trabalho pretende enfatizar as implicações das teorias de Vygotsky para os processos escolares. Alguns conceitos, elaborados pelo autor a partir de seus estudos acerca da relação entre desenvolvimento e aprendizagem, quando atrelados à visão construtivista, auxiliam na elaboração de métodos de aprendizagem mais eficazes e significativos que levam os alunos a construírem novos aprendizados. O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), defendido por Vygotsky, possibilita a identificação do nível de desenvolvimento individual da criança, e permite definir os limites da aprendizagem para esta. A ZDP traz vários pressupostos que corroboram com a concepção construtivista de ajuda ajustada, que ressalta a importância da intervenção pedagógica na construção de novos esquemas de conhecimento. Oferecer uma ajuda ajustada à aprendizagem escolar supõe criar ZDP e nela intervir, dar suporte, ajustar a ajuda conforme a necessidade do aluno, para que ele modifique seus esquemas de conhecimento. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-04-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1227 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1227 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1227/579 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 8 (2008); 141-152 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041939449643008 |