A ORIENTAÇÃO GERAL DE RESOLVER SITUAÇÕES-PROBLÊMICAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRIATIVO CONFORME A DIDÁTICA DESENVOLVIMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Núñez, Isauro Beltrán
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Tavares, Agamenon Henrique de Carvalho, Pereira, Luiz Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/12457
Resumo: No enfoque didático de Ensino Desenvolvimental, estabelecido no século XX graças aos trabalhos de L. S. Vygotsky, A. N. Leontiev, D. B. Elkonin, P. Ya. Galperin, L. V. Zankov, V. V. Davidov e outros, um papel decisivo no desenvolvimento da personalidade criativa do estudante pertence à aprendizagem no contexto escolar. Nesse tipo de ensino, os métodos, técnicas e meios utilizados visam não apenas ao domínio de conhecimentos e de habilidades, mas também a apropriação de formas de obter conhecimentos associados ao pensamento e à atividade criativa. Neste artigo, a partir de referências em autores como M. I. Majmutov, A. M. Matyushkin e M. Martinez Llantada, discutem-se as possibilidades do Ensino Problêmico como uma estratégia didática que estimula o pensamento criativo, ao levar estudantes a resolver situações-problêmicas, como um tipo de atividade, baseadas nas contradições dialéticas de atividades práticas experimentais das aulas de ciências. Para isso, apresentam-se as possibilidades da teoria de P. Ya. Galperin no processo de formação de uma ação geral de orientação para essa atividade, o que permite, aos estudantes, planejar, realizar e regular de forma consciente a busca criativa de soluções para tais situações-problêmicas no contexto escolar, articulando a aprendizagem com o desenvolvimento da personalidade dos estudantes.
id PUC_GO-4_7be551fb17007cc3a17de005df81d811
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/12457
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling A ORIENTAÇÃO GERAL DE RESOLVER SITUAÇÕES-PROBLÊMICAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRIATIVO CONFORME A DIDÁTICA DESENVOLVIMENTALPensamento CriativoResolução de Situações-ProblêmicasAulas de CiênciasEnsino ProblêmicoTeoria de GalperinNo enfoque didático de Ensino Desenvolvimental, estabelecido no século XX graças aos trabalhos de L. S. Vygotsky, A. N. Leontiev, D. B. Elkonin, P. Ya. Galperin, L. V. Zankov, V. V. Davidov e outros, um papel decisivo no desenvolvimento da personalidade criativa do estudante pertence à aprendizagem no contexto escolar. Nesse tipo de ensino, os métodos, técnicas e meios utilizados visam não apenas ao domínio de conhecimentos e de habilidades, mas também a apropriação de formas de obter conhecimentos associados ao pensamento e à atividade criativa. Neste artigo, a partir de referências em autores como M. I. Majmutov, A. M. Matyushkin e M. Martinez Llantada, discutem-se as possibilidades do Ensino Problêmico como uma estratégia didática que estimula o pensamento criativo, ao levar estudantes a resolver situações-problêmicas, como um tipo de atividade, baseadas nas contradições dialéticas de atividades práticas experimentais das aulas de ciências. Para isso, apresentam-se as possibilidades da teoria de P. Ya. Galperin no processo de formação de uma ação geral de orientação para essa atividade, o que permite, aos estudantes, planejar, realizar e regular de forma consciente a busca criativa de soluções para tais situações-problêmicas no contexto escolar, articulando a aprendizagem com o desenvolvimento da personalidade dos estudantes.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2022-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1245710.18224/educ.v25i1.12457Revista Educativa - Education Journal; Vol. 25 No. 1 (2022); 28 páginasRevista Educativa - Revista de Educación; Vol. 25 Núm. 1 (2022); 28 páginasRevista Educativa - Magazine éducatif; Vol. 25 No. 1 (2022); 28 páginasRevista Educativa - Revista de Educação; v. 25 n. 1 (2022); 28 páginas1983-777110.18224/educ.v25i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/12457/6209Copyright (c) 2022 Isauro Beltrán Núñez, Agamenon Henrique de Carvalho Tavares, Luiz Fernando Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessNúñez, Isauro BeltránTavares, Agamenon Henrique de CarvalhoPereira, Luiz Fernando2023-03-23T17:57:44Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/12457Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativaONGhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai||educativa@pucgoias.edu.br1983-77711415-0492opendoar:2023-03-23T17:57:44Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv A ORIENTAÇÃO GERAL DE RESOLVER SITUAÇÕES-PROBLÊMICAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRIATIVO CONFORME A DIDÁTICA DESENVOLVIMENTAL
title A ORIENTAÇÃO GERAL DE RESOLVER SITUAÇÕES-PROBLÊMICAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRIATIVO CONFORME A DIDÁTICA DESENVOLVIMENTAL
spellingShingle A ORIENTAÇÃO GERAL DE RESOLVER SITUAÇÕES-PROBLÊMICAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRIATIVO CONFORME A DIDÁTICA DESENVOLVIMENTAL
Núñez, Isauro Beltrán
Pensamento Criativo
Resolução de Situações-Problêmicas
Aulas de Ciências
Ensino Problêmico
Teoria de Galperin
title_short A ORIENTAÇÃO GERAL DE RESOLVER SITUAÇÕES-PROBLÊMICAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRIATIVO CONFORME A DIDÁTICA DESENVOLVIMENTAL
title_full A ORIENTAÇÃO GERAL DE RESOLVER SITUAÇÕES-PROBLÊMICAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRIATIVO CONFORME A DIDÁTICA DESENVOLVIMENTAL
title_fullStr A ORIENTAÇÃO GERAL DE RESOLVER SITUAÇÕES-PROBLÊMICAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRIATIVO CONFORME A DIDÁTICA DESENVOLVIMENTAL
title_full_unstemmed A ORIENTAÇÃO GERAL DE RESOLVER SITUAÇÕES-PROBLÊMICAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRIATIVO CONFORME A DIDÁTICA DESENVOLVIMENTAL
title_sort A ORIENTAÇÃO GERAL DE RESOLVER SITUAÇÕES-PROBLÊMICAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRIATIVO CONFORME A DIDÁTICA DESENVOLVIMENTAL
author Núñez, Isauro Beltrán
author_facet Núñez, Isauro Beltrán
Tavares, Agamenon Henrique de Carvalho
Pereira, Luiz Fernando
author_role author
author2 Tavares, Agamenon Henrique de Carvalho
Pereira, Luiz Fernando
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Núñez, Isauro Beltrán
Tavares, Agamenon Henrique de Carvalho
Pereira, Luiz Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento Criativo
Resolução de Situações-Problêmicas
Aulas de Ciências
Ensino Problêmico
Teoria de Galperin
topic Pensamento Criativo
Resolução de Situações-Problêmicas
Aulas de Ciências
Ensino Problêmico
Teoria de Galperin
description No enfoque didático de Ensino Desenvolvimental, estabelecido no século XX graças aos trabalhos de L. S. Vygotsky, A. N. Leontiev, D. B. Elkonin, P. Ya. Galperin, L. V. Zankov, V. V. Davidov e outros, um papel decisivo no desenvolvimento da personalidade criativa do estudante pertence à aprendizagem no contexto escolar. Nesse tipo de ensino, os métodos, técnicas e meios utilizados visam não apenas ao domínio de conhecimentos e de habilidades, mas também a apropriação de formas de obter conhecimentos associados ao pensamento e à atividade criativa. Neste artigo, a partir de referências em autores como M. I. Majmutov, A. M. Matyushkin e M. Martinez Llantada, discutem-se as possibilidades do Ensino Problêmico como uma estratégia didática que estimula o pensamento criativo, ao levar estudantes a resolver situações-problêmicas, como um tipo de atividade, baseadas nas contradições dialéticas de atividades práticas experimentais das aulas de ciências. Para isso, apresentam-se as possibilidades da teoria de P. Ya. Galperin no processo de formação de uma ação geral de orientação para essa atividade, o que permite, aos estudantes, planejar, realizar e regular de forma consciente a busca criativa de soluções para tais situações-problêmicas no contexto escolar, articulando a aprendizagem com o desenvolvimento da personalidade dos estudantes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/12457
10.18224/educ.v25i1.12457
url https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/12457
identifier_str_mv 10.18224/educ.v25i1.12457
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/12457/6209
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Education Journal; Vol. 25 No. 1 (2022); 28 páginas
Revista Educativa - Revista de Educación; Vol. 25 Núm. 1 (2022); 28 páginas
Revista Educativa - Magazine éducatif; Vol. 25 No. 1 (2022); 28 páginas
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 25 n. 1 (2022); 28 páginas
1983-7771
10.18224/educ.v25i1
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv ||educativa@pucgoias.edu.br
_version_ 1798319659855904768