A ORIENTAÇÃO GERAL DE RESOLVER SITUAÇÕES-PROBLÊMICAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRIATIVO CONFORME A DIDÁTICA DESENVOLVIMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/12457 |
Resumo: | No enfoque didático de Ensino Desenvolvimental, estabelecido no século XX graças aos trabalhos de L. S. Vygotsky, A. N. Leontiev, D. B. Elkonin, P. Ya. Galperin, L. V. Zankov, V. V. Davidov e outros, um papel decisivo no desenvolvimento da personalidade criativa do estudante pertence à aprendizagem no contexto escolar. Nesse tipo de ensino, os métodos, técnicas e meios utilizados visam não apenas ao domínio de conhecimentos e de habilidades, mas também a apropriação de formas de obter conhecimentos associados ao pensamento e à atividade criativa. Neste artigo, a partir de referências em autores como M. I. Majmutov, A. M. Matyushkin e M. Martinez Llantada, discutem-se as possibilidades do Ensino Problêmico como uma estratégia didática que estimula o pensamento criativo, ao levar estudantes a resolver situações-problêmicas, como um tipo de atividade, baseadas nas contradições dialéticas de atividades práticas experimentais das aulas de ciências. Para isso, apresentam-se as possibilidades da teoria de P. Ya. Galperin no processo de formação de uma ação geral de orientação para essa atividade, o que permite, aos estudantes, planejar, realizar e regular de forma consciente a busca criativa de soluções para tais situações-problêmicas no contexto escolar, articulando a aprendizagem com o desenvolvimento da personalidade dos estudantes. |
id |
PUC_GO-4_7be551fb17007cc3a17de005df81d811 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/12457 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
repository_id_str |
|
spelling |
A ORIENTAÇÃO GERAL DE RESOLVER SITUAÇÕES-PROBLÊMICAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRIATIVO CONFORME A DIDÁTICA DESENVOLVIMENTALPensamento CriativoResolução de Situações-ProblêmicasAulas de CiênciasEnsino ProblêmicoTeoria de GalperinNo enfoque didático de Ensino Desenvolvimental, estabelecido no século XX graças aos trabalhos de L. S. Vygotsky, A. N. Leontiev, D. B. Elkonin, P. Ya. Galperin, L. V. Zankov, V. V. Davidov e outros, um papel decisivo no desenvolvimento da personalidade criativa do estudante pertence à aprendizagem no contexto escolar. Nesse tipo de ensino, os métodos, técnicas e meios utilizados visam não apenas ao domínio de conhecimentos e de habilidades, mas também a apropriação de formas de obter conhecimentos associados ao pensamento e à atividade criativa. Neste artigo, a partir de referências em autores como M. I. Majmutov, A. M. Matyushkin e M. Martinez Llantada, discutem-se as possibilidades do Ensino Problêmico como uma estratégia didática que estimula o pensamento criativo, ao levar estudantes a resolver situações-problêmicas, como um tipo de atividade, baseadas nas contradições dialéticas de atividades práticas experimentais das aulas de ciências. Para isso, apresentam-se as possibilidades da teoria de P. Ya. Galperin no processo de formação de uma ação geral de orientação para essa atividade, o que permite, aos estudantes, planejar, realizar e regular de forma consciente a busca criativa de soluções para tais situações-problêmicas no contexto escolar, articulando a aprendizagem com o desenvolvimento da personalidade dos estudantes.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2022-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1245710.18224/educ.v25i1.12457Revista Educativa - Education Journal; Vol. 25 No. 1 (2022); 28 páginasRevista Educativa - Revista de Educación; Vol. 25 Núm. 1 (2022); 28 páginasRevista Educativa - Magazine éducatif; Vol. 25 No. 1 (2022); 28 páginasRevista Educativa - Revista de Educação; v. 25 n. 1 (2022); 28 páginas1983-777110.18224/educ.v25i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/12457/6209Copyright (c) 2022 Isauro Beltrán Núñez, Agamenon Henrique de Carvalho Tavares, Luiz Fernando Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessNúñez, Isauro BeltránTavares, Agamenon Henrique de CarvalhoPereira, Luiz Fernando2023-03-23T17:57:44Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/12457Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativaONGhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai||educativa@pucgoias.edu.br1983-77711415-0492opendoar:2023-03-23T17:57:44Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ORIENTAÇÃO GERAL DE RESOLVER SITUAÇÕES-PROBLÊMICAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRIATIVO CONFORME A DIDÁTICA DESENVOLVIMENTAL |
title |
A ORIENTAÇÃO GERAL DE RESOLVER SITUAÇÕES-PROBLÊMICAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRIATIVO CONFORME A DIDÁTICA DESENVOLVIMENTAL |
spellingShingle |
A ORIENTAÇÃO GERAL DE RESOLVER SITUAÇÕES-PROBLÊMICAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRIATIVO CONFORME A DIDÁTICA DESENVOLVIMENTAL Núñez, Isauro Beltrán Pensamento Criativo Resolução de Situações-Problêmicas Aulas de Ciências Ensino Problêmico Teoria de Galperin |
title_short |
A ORIENTAÇÃO GERAL DE RESOLVER SITUAÇÕES-PROBLÊMICAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRIATIVO CONFORME A DIDÁTICA DESENVOLVIMENTAL |
title_full |
A ORIENTAÇÃO GERAL DE RESOLVER SITUAÇÕES-PROBLÊMICAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRIATIVO CONFORME A DIDÁTICA DESENVOLVIMENTAL |
title_fullStr |
A ORIENTAÇÃO GERAL DE RESOLVER SITUAÇÕES-PROBLÊMICAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRIATIVO CONFORME A DIDÁTICA DESENVOLVIMENTAL |
title_full_unstemmed |
A ORIENTAÇÃO GERAL DE RESOLVER SITUAÇÕES-PROBLÊMICAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRIATIVO CONFORME A DIDÁTICA DESENVOLVIMENTAL |
title_sort |
A ORIENTAÇÃO GERAL DE RESOLVER SITUAÇÕES-PROBLÊMICAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRIATIVO CONFORME A DIDÁTICA DESENVOLVIMENTAL |
author |
Núñez, Isauro Beltrán |
author_facet |
Núñez, Isauro Beltrán Tavares, Agamenon Henrique de Carvalho Pereira, Luiz Fernando |
author_role |
author |
author2 |
Tavares, Agamenon Henrique de Carvalho Pereira, Luiz Fernando |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Núñez, Isauro Beltrán Tavares, Agamenon Henrique de Carvalho Pereira, Luiz Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pensamento Criativo Resolução de Situações-Problêmicas Aulas de Ciências Ensino Problêmico Teoria de Galperin |
topic |
Pensamento Criativo Resolução de Situações-Problêmicas Aulas de Ciências Ensino Problêmico Teoria de Galperin |
description |
No enfoque didático de Ensino Desenvolvimental, estabelecido no século XX graças aos trabalhos de L. S. Vygotsky, A. N. Leontiev, D. B. Elkonin, P. Ya. Galperin, L. V. Zankov, V. V. Davidov e outros, um papel decisivo no desenvolvimento da personalidade criativa do estudante pertence à aprendizagem no contexto escolar. Nesse tipo de ensino, os métodos, técnicas e meios utilizados visam não apenas ao domínio de conhecimentos e de habilidades, mas também a apropriação de formas de obter conhecimentos associados ao pensamento e à atividade criativa. Neste artigo, a partir de referências em autores como M. I. Majmutov, A. M. Matyushkin e M. Martinez Llantada, discutem-se as possibilidades do Ensino Problêmico como uma estratégia didática que estimula o pensamento criativo, ao levar estudantes a resolver situações-problêmicas, como um tipo de atividade, baseadas nas contradições dialéticas de atividades práticas experimentais das aulas de ciências. Para isso, apresentam-se as possibilidades da teoria de P. Ya. Galperin no processo de formação de uma ação geral de orientação para essa atividade, o que permite, aos estudantes, planejar, realizar e regular de forma consciente a busca criativa de soluções para tais situações-problêmicas no contexto escolar, articulando a aprendizagem com o desenvolvimento da personalidade dos estudantes. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/12457 10.18224/educ.v25i1.12457 |
url |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/12457 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v25i1.12457 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/12457/6209 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Education Journal; Vol. 25 No. 1 (2022); 28 páginas Revista Educativa - Revista de Educación; Vol. 25 Núm. 1 (2022); 28 páginas Revista Educativa - Magazine éducatif; Vol. 25 No. 1 (2022); 28 páginas Revista Educativa - Revista de Educação; v. 25 n. 1 (2022); 28 páginas 1983-7771 10.18224/educ.v25i1 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
repository.name.fl_str_mv |
Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||educativa@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1798319659855904768 |