Pensamento crítico e criativo em Matemática em diretrizes curriculares nacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Mateus Gianni
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gontijo, Cleyton Hércules
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48126
http://dx.doi.org/10.14393/ER-v27n3a2020-8
https://orcid.org/0000-0002-3373-2721
https://orcid.org/0000-0001-6730-8243
Resumo: O rápido progresso científico e tecnológico tem nutrido o estabelecimento de diferentes e inéditas demandas, enquanto o pensamento crítico e criativo vem sendo apontado em diversos trabalhos como importante para a resolução de problemas não triviais – embora haja fragilidade no que se refere à sua conceituação, mesmo em documentos oficiais. Trata-se este artigo de discussão teórica acerca do pensamento crítico e criativo, em particular no campo da matemática, a partir de uma pesquisa documental (Parâmetros Curriculares Nacionais, Base Nacional Comum Curricular e em bases de dados de produção científica). Como desdobramento da pesquisa, um conceito é proposto, juntamente com exemplos que ilustram como estimular o pensamento crítico e criativo em matemática em sala de aula. Espera-se que o mesmo seja útil para fundamentar políticas públicas educacionais, incluindo a construção de currículos escolares, e, por conseguinte, as práticas pedagógicas no campo da matemática em diferentes níveis e modalidades de ensino.
id UNB_6c3f58f7e500a5c98598f6e2b1a3c5a1
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/48126
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Pensamento crítico e criativo em Matemática em diretrizes curriculares nacionaisCritical and creative thinking in mathematics in national curriculum guidelinesPensamiento crítico y creativo en matemáticas en pautas curriculares nacionalesEducação matemáticaPensamento críticoCriatividade em matemáticaResolução de problemasO rápido progresso científico e tecnológico tem nutrido o estabelecimento de diferentes e inéditas demandas, enquanto o pensamento crítico e criativo vem sendo apontado em diversos trabalhos como importante para a resolução de problemas não triviais – embora haja fragilidade no que se refere à sua conceituação, mesmo em documentos oficiais. Trata-se este artigo de discussão teórica acerca do pensamento crítico e criativo, em particular no campo da matemática, a partir de uma pesquisa documental (Parâmetros Curriculares Nacionais, Base Nacional Comum Curricular e em bases de dados de produção científica). Como desdobramento da pesquisa, um conceito é proposto, juntamente com exemplos que ilustram como estimular o pensamento crítico e criativo em matemática em sala de aula. Espera-se que o mesmo seja útil para fundamentar políticas públicas educacionais, incluindo a construção de currículos escolares, e, por conseguinte, as práticas pedagógicas no campo da matemática em diferentes níveis e modalidades de ensino.Rapid scientific and technological progress has nourished the establishment of different and unprecedented demands, while critical and creative thinking has been pointed out in several works as important for solving nontrivial problems - although there is fragility regarding their conceptualization, even in official documents. This article is a theoretical discussion about critical and creative thinking, particularly in the field of mathematics, based on a documentary research (National Curriculum Parameters, Common National Curriculum Base and scientific production databases). As a result of the research, a concept is proposed, along with examples that illustrate how to stimulate critical and creative thinking in mathematics in the classroom. It is hoped that it will be useful to underpin public educational policies, including the construction of school curricula, and therefore pedagogical practices in the field of mathematics at different levels and modalities of education.El rápido progreso científico y tecnológico ha suplido el establecimiento de demandas diferentes e inéditas, mientras que el pensamiento crítico y creativo se ha señalado en varios trabajos como importante para resolver problemas no triviales, aunque haya fragilidad sobre su conceptualización, incluso en documentos oficiales. Este artículo es una discusión teórica sobre el pensamiento crítico y creativo, particularmente en el campo de las matemáticas, basado en una investigación documental (Parámetros Curriculares Nacionales, Base Curricular Nacional Común y bases de datos de producción científica). Como resultado de la investigación, se propone um concepto, juntamente con ejemplos que ilustran cómo estimular el pensamiento crítico y creativo en matemáticas en aula. Se espera que sea útil para fundamentar políticas públicas educacionales, incluida la construcción de currículos escolares y, por lo tanto, las prácticas pedagógicas en el campo de las matemáticas en diferentes niveles y modalidades de enseñanza.Instituto de Ciências Exatas (IE)Departamento de Matemática (IE MAT)Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de BrasíliaUniversidade de BrasíliaFonseca, Mateus GianniGontijo, Cleyton Hércules2024-05-24T15:04:14Z2024-05-24T15:04:14Z2020-05-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFONSECA, Mateus Gianni; GONTIJO, Cleyton Hércules. Pensamento crítico e criativo em Matemática em diretrizes curriculares nacionais. Ensino em Re-Vista, Uberlândia, v. 27, n. 3, p. 956–978, 2020. DOI: 10.14393/ER-v27n3a2020-8. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/54589. Acesso em: 24 maio. 2024.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48126http://dx.doi.org/10.14393/ER-v27n3a2020-8https://orcid.org/0000-0002-3373-2721https://orcid.org/0000-0001-6730-8243por(CC BY NC ND) Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Fonte: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/54589. Acesso em: 24 maio 2024.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-05-24T15:04:15Zoai:repositorio.unb.br:10482/48126Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-05-24T15:04:15Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Pensamento crítico e criativo em Matemática em diretrizes curriculares nacionais
Critical and creative thinking in mathematics in national curriculum guidelines
Pensamiento crítico y creativo en matemáticas en pautas curriculares nacionales
title Pensamento crítico e criativo em Matemática em diretrizes curriculares nacionais
spellingShingle Pensamento crítico e criativo em Matemática em diretrizes curriculares nacionais
Fonseca, Mateus Gianni
Educação matemática
Pensamento crítico
Criatividade em matemática
Resolução de problemas
title_short Pensamento crítico e criativo em Matemática em diretrizes curriculares nacionais
title_full Pensamento crítico e criativo em Matemática em diretrizes curriculares nacionais
title_fullStr Pensamento crítico e criativo em Matemática em diretrizes curriculares nacionais
title_full_unstemmed Pensamento crítico e criativo em Matemática em diretrizes curriculares nacionais
title_sort Pensamento crítico e criativo em Matemática em diretrizes curriculares nacionais
author Fonseca, Mateus Gianni
author_facet Fonseca, Mateus Gianni
Gontijo, Cleyton Hércules
author_role author
author2 Gontijo, Cleyton Hércules
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília
Universidade de Brasília
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Mateus Gianni
Gontijo, Cleyton Hércules
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Pensamento crítico
Criatividade em matemática
Resolução de problemas
topic Educação matemática
Pensamento crítico
Criatividade em matemática
Resolução de problemas
description O rápido progresso científico e tecnológico tem nutrido o estabelecimento de diferentes e inéditas demandas, enquanto o pensamento crítico e criativo vem sendo apontado em diversos trabalhos como importante para a resolução de problemas não triviais – embora haja fragilidade no que se refere à sua conceituação, mesmo em documentos oficiais. Trata-se este artigo de discussão teórica acerca do pensamento crítico e criativo, em particular no campo da matemática, a partir de uma pesquisa documental (Parâmetros Curriculares Nacionais, Base Nacional Comum Curricular e em bases de dados de produção científica). Como desdobramento da pesquisa, um conceito é proposto, juntamente com exemplos que ilustram como estimular o pensamento crítico e criativo em matemática em sala de aula. Espera-se que o mesmo seja útil para fundamentar políticas públicas educacionais, incluindo a construção de currículos escolares, e, por conseguinte, as práticas pedagógicas no campo da matemática em diferentes níveis e modalidades de ensino.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-14
2024-05-24T15:04:14Z
2024-05-24T15:04:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FONSECA, Mateus Gianni; GONTIJO, Cleyton Hércules. Pensamento crítico e criativo em Matemática em diretrizes curriculares nacionais. Ensino em Re-Vista, Uberlândia, v. 27, n. 3, p. 956–978, 2020. DOI: 10.14393/ER-v27n3a2020-8. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/54589. Acesso em: 24 maio. 2024.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48126
http://dx.doi.org/10.14393/ER-v27n3a2020-8
https://orcid.org/0000-0002-3373-2721
https://orcid.org/0000-0001-6730-8243
identifier_str_mv FONSECA, Mateus Gianni; GONTIJO, Cleyton Hércules. Pensamento crítico e criativo em Matemática em diretrizes curriculares nacionais. Ensino em Re-Vista, Uberlândia, v. 27, n. 3, p. 956–978, 2020. DOI: 10.14393/ER-v27n3a2020-8. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/54589. Acesso em: 24 maio. 2024.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48126
http://dx.doi.org/10.14393/ER-v27n3a2020-8
https://orcid.org/0000-0002-3373-2721
https://orcid.org/0000-0001-6730-8243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580922501693440