Vygotsky e as origens da teoria histórico-cultural: estudo teórico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bortolanza, Ana Maria Esteves
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ringel, Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5464
Resumo: Resumo: Estudo teórico sobre Vygotsky (1986-1934) e seus estudos, historicamente contextualizado, tendo como objetivo evidenciar as origens da teoria histórico-cultural sintetizadas na formação do novo homem e da nova educação. Os princípios de uma educação científica, postos pela revolução de 1917, influenciaram a produção científica do autor e foram determinantes na criação de sua teoria. Para isso, buscam-se referências bibliográficas em prefácios, prólogos, notas de tradução e introduções em suas obras teóricas e em obras de referência sobre o assunto. Os princípios, conceitos e métodos aprofundados em sua práxis apontam caminhos para a educação atualmente, tendo em vista uma educação transformadora. Palavras-chave: Vygotsky. Teoria histórico-cultural. Educação.
id PUC_GO-4_7f93ae119afc1989a4851f4a87a1c4cb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5464
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling Vygotsky e as origens da teoria histórico-cultural: estudo teóricoResumo: Estudo teórico sobre Vygotsky (1986-1934) e seus estudos, historicamente contextualizado, tendo como objetivo evidenciar as origens da teoria histórico-cultural sintetizadas na formação do novo homem e da nova educação. Os princípios de uma educação científica, postos pela revolução de 1917, influenciaram a produção científica do autor e foram determinantes na criação de sua teoria. Para isso, buscam-se referências bibliográficas em prefácios, prólogos, notas de tradução e introduções em suas obras teóricas e em obras de referência sobre o assunto. Os princípios, conceitos e métodos aprofundados em sua práxis apontam caminhos para a educação atualmente, tendo em vista uma educação transformadora. Palavras-chave: Vygotsky. Teoria histórico-cultural. Educação.EDITORA DA PUC GOIÁSBortolanza, Ana Maria EstevesRingel, Fernando2017-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/546410.18224/educ.v19i3.5464Revista Educativa - Revista de Educação; v. 19, n. 3 (2016); 1020-10421983-77711415-049210.18224/educ.v19i3reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5464/3021Direitos autorais 2017 Ana Maria Esteves Bortolanza, Fernando Ringelhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-23T16:40:36ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Vygotsky e as origens da teoria histórico-cultural: estudo teórico
title Vygotsky e as origens da teoria histórico-cultural: estudo teórico
spellingShingle Vygotsky e as origens da teoria histórico-cultural: estudo teórico
Bortolanza, Ana Maria Esteves
title_short Vygotsky e as origens da teoria histórico-cultural: estudo teórico
title_full Vygotsky e as origens da teoria histórico-cultural: estudo teórico
title_fullStr Vygotsky e as origens da teoria histórico-cultural: estudo teórico
title_full_unstemmed Vygotsky e as origens da teoria histórico-cultural: estudo teórico
title_sort Vygotsky e as origens da teoria histórico-cultural: estudo teórico
author Bortolanza, Ana Maria Esteves
author_facet Bortolanza, Ana Maria Esteves
Ringel, Fernando
author_role author
author2 Ringel, Fernando
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Bortolanza, Ana Maria Esteves
Ringel, Fernando
description Resumo: Estudo teórico sobre Vygotsky (1986-1934) e seus estudos, historicamente contextualizado, tendo como objetivo evidenciar as origens da teoria histórico-cultural sintetizadas na formação do novo homem e da nova educação. Os princípios de uma educação científica, postos pela revolução de 1917, influenciaram a produção científica do autor e foram determinantes na criação de sua teoria. Para isso, buscam-se referências bibliográficas em prefácios, prólogos, notas de tradução e introduções em suas obras teóricas e em obras de referência sobre o assunto. Os princípios, conceitos e métodos aprofundados em sua práxis apontam caminhos para a educação atualmente, tendo em vista uma educação transformadora. Palavras-chave: Vygotsky. Teoria histórico-cultural. Educação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-21
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5464
10.18224/educ.v19i3.5464
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5464
identifier_str_mv 10.18224/educ.v19i3.5464
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5464/3021
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Ana Maria Esteves Bortolanza, Fernando Ringel
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Ana Maria Esteves Bortolanza, Fernando Ringel
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 19, n. 3 (2016); 1020-1042
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v19i3
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798319660698959872