Vygotsky e as origens da teoria histórico-cultural: estudo teórico
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5464 |
Resumo: | Resumo: Estudo teórico sobre Vygotsky (1986-1934) e seus estudos, historicamente contextualizado, tendo como objetivo evidenciar as origens da teoria histórico-cultural sintetizadas na formação do novo homem e da nova educação. Os princípios de uma educação científica, postos pela revolução de 1917, influenciaram a produção científica do autor e foram determinantes na criação de sua teoria. Para isso, buscam-se referências bibliográficas em prefácios, prólogos, notas de tradução e introduções em suas obras teóricas e em obras de referência sobre o assunto. Os princípios, conceitos e métodos aprofundados em sua práxis apontam caminhos para a educação atualmente, tendo em vista uma educação transformadora. Palavras-chave: Vygotsky. Teoria histórico-cultural. Educação. |
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Vygotsky e as origens da teoria histórico-cultural: estudo teóricoResumo: Estudo teórico sobre Vygotsky (1986-1934) e seus estudos, historicamente contextualizado, tendo como objetivo evidenciar as origens da teoria histórico-cultural sintetizadas na formação do novo homem e da nova educação. Os princípios de uma educação científica, postos pela revolução de 1917, influenciaram a produção científica do autor e foram determinantes na criação de sua teoria. Para isso, buscam-se referências bibliográficas em prefácios, prólogos, notas de tradução e introduções em suas obras teóricas e em obras de referência sobre o assunto. Os princípios, conceitos e métodos aprofundados em sua práxis apontam caminhos para a educação atualmente, tendo em vista uma educação transformadora. Palavras-chave: Vygotsky. Teoria histórico-cultural. Educação.EDITORA DA PUC GOIÁSBortolanza, Ana Maria EstevesRingel, Fernando2017-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/546410.18224/educ.v19i3.5464Revista Educativa - Revista de Educação; v. 19, n. 3 (2016); 1020-10421983-77711415-049210.18224/educ.v19i3reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5464/3021Direitos autorais 2017 Ana Maria Esteves Bortolanza, Fernando Ringelhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:18:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5464Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:18:03.553Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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