Educação e Crise da Autoridade na Perspectiva de Hannah Arendt
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/458 |
Resumo: | O presente artigo visa estabelecer uma reflexão sobre a concepção de autoridade que se constrói para a educação. Interessa, em especial, compreender a sua trajetória a partir da modernidade, numa perspectiva que permita analisar os nexos que se estabelecem entre a autoridade do educador e o sentido geral de autoridade. Para tanto, parte das reflexões de Hannah Arendt sobre os fatores envolvidos na perda do sentido da autoridade e a sua crise na educação. |
id |
PUC_GO-4_9d1548ae5cc9a3fb7783da2815a7f63d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/458 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação e Crise da Autoridade na Perspectiva de Hannah ArendtO presente artigo visa estabelecer uma reflexão sobre a concepção de autoridade que se constrói para a educação. Interessa, em especial, compreender a sua trajetória a partir da modernidade, numa perspectiva que permita analisar os nexos que se estabelecem entre a autoridade do educador e o sentido geral de autoridade. Para tanto, parte das reflexões de Hannah Arendt sobre os fatores envolvidos na perda do sentido da autoridade e a sua crise na educação.EDITORA DA PUC GOIÁS2008-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/45810.18224/educ.v10i2.458Revista Educativa - Revista de Educação; v. 10, n. 2 (2007); 179-1901983-77711415-049210.18224/educ.v10i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/458/380Roure, Susie Amâncio Gonçalves deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2009-03-13T18:04:57ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação e Crise da Autoridade na Perspectiva de Hannah Arendt |
title |
Educação e Crise da Autoridade na Perspectiva de Hannah Arendt |
spellingShingle |
Educação e Crise da Autoridade na Perspectiva de Hannah Arendt Roure, Susie Amâncio Gonçalves de |
title_short |
Educação e Crise da Autoridade na Perspectiva de Hannah Arendt |
title_full |
Educação e Crise da Autoridade na Perspectiva de Hannah Arendt |
title_fullStr |
Educação e Crise da Autoridade na Perspectiva de Hannah Arendt |
title_full_unstemmed |
Educação e Crise da Autoridade na Perspectiva de Hannah Arendt |
title_sort |
Educação e Crise da Autoridade na Perspectiva de Hannah Arendt |
author |
Roure, Susie Amâncio Gonçalves de |
author_facet |
Roure, Susie Amâncio Gonçalves de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roure, Susie Amâncio Gonçalves de |
description |
O presente artigo visa estabelecer uma reflexão sobre a concepção de autoridade que se constrói para a educação. Interessa, em especial, compreender a sua trajetória a partir da modernidade, numa perspectiva que permita analisar os nexos que se estabelecem entre a autoridade do educador e o sentido geral de autoridade. Para tanto, parte das reflexões de Hannah Arendt sobre os fatores envolvidos na perda do sentido da autoridade e a sua crise na educação. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-09-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/458 10.18224/educ.v10i2.458 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/458 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v10i2.458 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/458/380 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 10, n. 2 (2007); 179-190 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v10i2 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798319661796818944 |