A formação-desenvolvimento do pensamento teórico na perspectiva histórico-cultural da atividade no ensino de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Longarezi, Andréa Maturano
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Franco, Patrícia Lopes Jorge
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5406
Resumo: Resumo: O artigo discute a formação do pensamento teórico sob a perspectiva histórico-cultural, pontuando alguns fundamentos, modos e condições didáticas orientadoras do processo de ensinar e de se apropriar do conhecimento, analisados na escola pública municipal, em Ituiutaba/MG, entre 2011-2014. A pesquisa de intervenção didático-formativa envolveu estudantes de 8º e 9º anos, com estudos formativos e atividades orientadoras de ensino na área da matemática e conceitos algébricos. Evidencia-se o enfoque didático e o papel importante que assume na organização do ensino para o desenvolvimento integral do estudante e não somente de conteúdos escolares, pois se focou, igualmente, no processo e produto. Palavras-chave: Perspectiva histórico-cultural, didática, pensamento teórico, conceitos.
id PUC_GO-4_9e1f2918fa786e241eaf1881522499dc
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5406
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling A formação-desenvolvimento do pensamento teórico na perspectiva histórico-cultural da atividade no ensino de matemáticaResumo: O artigo discute a formação do pensamento teórico sob a perspectiva histórico-cultural, pontuando alguns fundamentos, modos e condições didáticas orientadoras do processo de ensinar e de se apropriar do conhecimento, analisados na escola pública municipal, em Ituiutaba/MG, entre 2011-2014. A pesquisa de intervenção didático-formativa envolveu estudantes de 8º e 9º anos, com estudos formativos e atividades orientadoras de ensino na área da matemática e conceitos algébricos. Evidencia-se o enfoque didático e o papel importante que assume na organização do ensino para o desenvolvimento integral do estudante e não somente de conteúdos escolares, pois se focou, igualmente, no processo e produto. Palavras-chave: Perspectiva histórico-cultural, didática, pensamento teórico, conceitos.EDITORA DA PUC GOIÁSLongarezi, Andréa MaturanoFranco, Patrícia Lopes Jorge2017-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/540610.18224/educ.v19i2.5406Revista Educativa - Revista de Educação; v. 19, n. 2 (2016); 526-5611983-77711415-049210.18224/educ.v19i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5406/2961Direitos autorais 2017 Andréa Maturano Longarezi, Patrícia Lopes Jorge Francohttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-01T19:22:51ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv A formação-desenvolvimento do pensamento teórico na perspectiva histórico-cultural da atividade no ensino de matemática
title A formação-desenvolvimento do pensamento teórico na perspectiva histórico-cultural da atividade no ensino de matemática
spellingShingle A formação-desenvolvimento do pensamento teórico na perspectiva histórico-cultural da atividade no ensino de matemática
Longarezi, Andréa Maturano
title_short A formação-desenvolvimento do pensamento teórico na perspectiva histórico-cultural da atividade no ensino de matemática
title_full A formação-desenvolvimento do pensamento teórico na perspectiva histórico-cultural da atividade no ensino de matemática
title_fullStr A formação-desenvolvimento do pensamento teórico na perspectiva histórico-cultural da atividade no ensino de matemática
title_full_unstemmed A formação-desenvolvimento do pensamento teórico na perspectiva histórico-cultural da atividade no ensino de matemática
title_sort A formação-desenvolvimento do pensamento teórico na perspectiva histórico-cultural da atividade no ensino de matemática
author Longarezi, Andréa Maturano
author_facet Longarezi, Andréa Maturano
Franco, Patrícia Lopes Jorge
author_role author
author2 Franco, Patrícia Lopes Jorge
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Longarezi, Andréa Maturano
Franco, Patrícia Lopes Jorge
description Resumo: O artigo discute a formação do pensamento teórico sob a perspectiva histórico-cultural, pontuando alguns fundamentos, modos e condições didáticas orientadoras do processo de ensinar e de se apropriar do conhecimento, analisados na escola pública municipal, em Ituiutaba/MG, entre 2011-2014. A pesquisa de intervenção didático-formativa envolveu estudantes de 8º e 9º anos, com estudos formativos e atividades orientadoras de ensino na área da matemática e conceitos algébricos. Evidencia-se o enfoque didático e o papel importante que assume na organização do ensino para o desenvolvimento integral do estudante e não somente de conteúdos escolares, pois se focou, igualmente, no processo e produto. Palavras-chave: Perspectiva histórico-cultural, didática, pensamento teórico, conceitos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-13
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5406
10.18224/educ.v19i2.5406
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5406
identifier_str_mv 10.18224/educ.v19i2.5406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5406/2961
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Andréa Maturano Longarezi, Patrícia Lopes Jorge Franco
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Andréa Maturano Longarezi, Patrícia Lopes Jorge Franco
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 19, n. 2 (2016); 526-561
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v19i2
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798319660324618240