A formação-desenvolvimento do pensamento teórico na perspectiva histórico-cultural da atividade no ensino de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5406 |
Resumo: | Resumo: O artigo discute a formação do pensamento teórico sob a perspectiva histórico-cultural, pontuando alguns fundamentos, modos e condições didáticas orientadoras do processo de ensinar e de se apropriar do conhecimento, analisados na escola pública municipal, em Ituiutaba/MG, entre 2011-2014. A pesquisa de intervenção didático-formativa envolveu estudantes de 8º e 9º anos, com estudos formativos e atividades orientadoras de ensino na área da matemática e conceitos algébricos. Evidencia-se o enfoque didático e o papel importante que assume na organização do ensino para o desenvolvimento integral do estudante e não somente de conteúdos escolares, pois se focou, igualmente, no processo e produto. Palavras-chave: Perspectiva histórico-cultural, didática, pensamento teórico, conceitos. |
id |
PUC_GO-4_9e1f2918fa786e241eaf1881522499dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5406 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação-desenvolvimento do pensamento teórico na perspectiva histórico-cultural da atividade no ensino de matemáticaResumo: O artigo discute a formação do pensamento teórico sob a perspectiva histórico-cultural, pontuando alguns fundamentos, modos e condições didáticas orientadoras do processo de ensinar e de se apropriar do conhecimento, analisados na escola pública municipal, em Ituiutaba/MG, entre 2011-2014. A pesquisa de intervenção didático-formativa envolveu estudantes de 8º e 9º anos, com estudos formativos e atividades orientadoras de ensino na área da matemática e conceitos algébricos. Evidencia-se o enfoque didático e o papel importante que assume na organização do ensino para o desenvolvimento integral do estudante e não somente de conteúdos escolares, pois se focou, igualmente, no processo e produto. Palavras-chave: Perspectiva histórico-cultural, didática, pensamento teórico, conceitos.EDITORA DA PUC GOIÁSLongarezi, Andréa MaturanoFranco, Patrícia Lopes Jorge2017-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/540610.18224/educ.v19i2.5406Revista Educativa - Revista de Educação; v. 19, n. 2 (2016); 526-5611983-77711415-049210.18224/educ.v19i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5406/2961Direitos autorais 2017 Andréa Maturano Longarezi, Patrícia Lopes Jorge Francohttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-01T19:22:51ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação-desenvolvimento do pensamento teórico na perspectiva histórico-cultural da atividade no ensino de matemática |
title |
A formação-desenvolvimento do pensamento teórico na perspectiva histórico-cultural da atividade no ensino de matemática |
spellingShingle |
A formação-desenvolvimento do pensamento teórico na perspectiva histórico-cultural da atividade no ensino de matemática Longarezi, Andréa Maturano |
title_short |
A formação-desenvolvimento do pensamento teórico na perspectiva histórico-cultural da atividade no ensino de matemática |
title_full |
A formação-desenvolvimento do pensamento teórico na perspectiva histórico-cultural da atividade no ensino de matemática |
title_fullStr |
A formação-desenvolvimento do pensamento teórico na perspectiva histórico-cultural da atividade no ensino de matemática |
title_full_unstemmed |
A formação-desenvolvimento do pensamento teórico na perspectiva histórico-cultural da atividade no ensino de matemática |
title_sort |
A formação-desenvolvimento do pensamento teórico na perspectiva histórico-cultural da atividade no ensino de matemática |
author |
Longarezi, Andréa Maturano |
author_facet |
Longarezi, Andréa Maturano Franco, Patrícia Lopes Jorge |
author_role |
author |
author2 |
Franco, Patrícia Lopes Jorge |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Longarezi, Andréa Maturano Franco, Patrícia Lopes Jorge |
description |
Resumo: O artigo discute a formação do pensamento teórico sob a perspectiva histórico-cultural, pontuando alguns fundamentos, modos e condições didáticas orientadoras do processo de ensinar e de se apropriar do conhecimento, analisados na escola pública municipal, em Ituiutaba/MG, entre 2011-2014. A pesquisa de intervenção didático-formativa envolveu estudantes de 8º e 9º anos, com estudos formativos e atividades orientadoras de ensino na área da matemática e conceitos algébricos. Evidencia-se o enfoque didático e o papel importante que assume na organização do ensino para o desenvolvimento integral do estudante e não somente de conteúdos escolares, pois se focou, igualmente, no processo e produto. Palavras-chave: Perspectiva histórico-cultural, didática, pensamento teórico, conceitos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5406 10.18224/educ.v19i2.5406 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5406 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v19i2.5406 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5406/2961 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Andréa Maturano Longarezi, Patrícia Lopes Jorge Franco http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Andréa Maturano Longarezi, Patrícia Lopes Jorge Franco http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 19, n. 2 (2016); 526-561 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v19i2 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798319660324618240 |