OUTRA VEZ SOBRE A RELAÇÃO ENTRE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resende, Anita Cristina Azevedo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Siqueira, Adriane Guimarães de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8744
Resumo: Este artigo analisa a relação psicologia-educação, na lógica da organização societária atual. Para isso, considera o movimento de recomposição do processo produtivo na sua relação com o trabalho e os processos formativos, localizando a contribuição da psicologia-educação-construtivismo para a atual fase do capitalismo. A flexibilização e a desregulamentação do trabalho, a automatização, o autocontrole, o autoajuste, via informatização e sistemas eletrônicos, e o projeto de sociabilidade neoliberal desafiam a psicologia e a educação vez que engendram mudanças na qualificação do trabalhador, no consumo, nos comportamentos, na forma de as pessoas entenderem e compreenderem o mundo e na constituição de um tipo social, o indivíduo que se postula autônomo no que concerne à resolução de problemas e à adaptação aos constantes fluxos e ambientes.
id PUC_GO-4_9e8425fbb035114a2ab247e73e876c3c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8744
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling OUTRA VEZ SOBRE A RELAÇÃO ENTRE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃOEducaçãoPsicologia-Educação; construtivismo; trabalho; processo formativoPsicologia da EducaçãoEste artigo analisa a relação psicologia-educação, na lógica da organização societária atual. Para isso, considera o movimento de recomposição do processo produtivo na sua relação com o trabalho e os processos formativos, localizando a contribuição da psicologia-educação-construtivismo para a atual fase do capitalismo. A flexibilização e a desregulamentação do trabalho, a automatização, o autocontrole, o autoajuste, via informatização e sistemas eletrônicos, e o projeto de sociabilidade neoliberal desafiam a psicologia e a educação vez que engendram mudanças na qualificação do trabalhador, no consumo, nos comportamentos, na forma de as pessoas entenderem e compreenderem o mundo e na constituição de um tipo social, o indivíduo que se postula autônomo no que concerne à resolução de problemas e à adaptação aos constantes fluxos e ambientes.EDITORA DA PUC GOIÁSResende, Anita Cristina AzevedoSiqueira, Adriane Guimarães de2021-02-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/874410.18224/educ.v23i1.8744Revista Educativa - Revista de Educação; v. 23 (2020); e87441983-77711415-049210.18224/educ.v23i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8744/4970Direitos autorais 2021 Anita Cristina Azevedo Resende, Adriane Guimarães de Siqueirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-03T12:26:43ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv OUTRA VEZ SOBRE A RELAÇÃO ENTRE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO
title OUTRA VEZ SOBRE A RELAÇÃO ENTRE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO
spellingShingle OUTRA VEZ SOBRE A RELAÇÃO ENTRE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO
Resende, Anita Cristina Azevedo
Educação
Psicologia-Educação; construtivismo; trabalho; processo formativo
Psicologia da Educação
title_short OUTRA VEZ SOBRE A RELAÇÃO ENTRE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO
title_full OUTRA VEZ SOBRE A RELAÇÃO ENTRE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO
title_fullStr OUTRA VEZ SOBRE A RELAÇÃO ENTRE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed OUTRA VEZ SOBRE A RELAÇÃO ENTRE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO
title_sort OUTRA VEZ SOBRE A RELAÇÃO ENTRE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO
author Resende, Anita Cristina Azevedo
author_facet Resende, Anita Cristina Azevedo
Siqueira, Adriane Guimarães de
author_role author
author2 Siqueira, Adriane Guimarães de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Resende, Anita Cristina Azevedo
Siqueira, Adriane Guimarães de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Psicologia-Educação; construtivismo; trabalho; processo formativo
Psicologia da Educação
topic Educação
Psicologia-Educação; construtivismo; trabalho; processo formativo
Psicologia da Educação
description Este artigo analisa a relação psicologia-educação, na lógica da organização societária atual. Para isso, considera o movimento de recomposição do processo produtivo na sua relação com o trabalho e os processos formativos, localizando a contribuição da psicologia-educação-construtivismo para a atual fase do capitalismo. A flexibilização e a desregulamentação do trabalho, a automatização, o autocontrole, o autoajuste, via informatização e sistemas eletrônicos, e o projeto de sociabilidade neoliberal desafiam a psicologia e a educação vez que engendram mudanças na qualificação do trabalhador, no consumo, nos comportamentos, na forma de as pessoas entenderem e compreenderem o mundo e na constituição de um tipo social, o indivíduo que se postula autônomo no que concerne à resolução de problemas e à adaptação aos constantes fluxos e ambientes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-11
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8744
10.18224/educ.v23i1.8744
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8744
identifier_str_mv 10.18224/educ.v23i1.8744
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8744/4970
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Anita Cristina Azevedo Resende, Adriane Guimarães de Siqueira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Anita Cristina Azevedo Resende, Adriane Guimarães de Siqueira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 23 (2020); e8744
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v23i1
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798319660674842624