OUTRA VEZ SOBRE A RELAÇÃO ENTRE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8744 |
Resumo: | Este artigo analisa a relação psicologia-educação, na lógica da organização societária atual. Para isso, considera o movimento de recomposição do processo produtivo na sua relação com o trabalho e os processos formativos, localizando a contribuição da psicologia-educação-construtivismo para a atual fase do capitalismo. A flexibilização e a desregulamentação do trabalho, a automatização, o autocontrole, o autoajuste, via informatização e sistemas eletrônicos, e o projeto de sociabilidade neoliberal desafiam a psicologia e a educação vez que engendram mudanças na qualificação do trabalhador, no consumo, nos comportamentos, na forma de as pessoas entenderem e compreenderem o mundo e na constituição de um tipo social, o indivíduo que se postula autônomo no que concerne à resolução de problemas e à adaptação aos constantes fluxos e ambientes. |
id |
PUC_GO-4_9e8425fbb035114a2ab247e73e876c3c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8744 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
repository_id_str |
|
spelling |
OUTRA VEZ SOBRE A RELAÇÃO ENTRE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃOEducaçãoPsicologia-Educação; construtivismo; trabalho; processo formativoPsicologia da EducaçãoEste artigo analisa a relação psicologia-educação, na lógica da organização societária atual. Para isso, considera o movimento de recomposição do processo produtivo na sua relação com o trabalho e os processos formativos, localizando a contribuição da psicologia-educação-construtivismo para a atual fase do capitalismo. A flexibilização e a desregulamentação do trabalho, a automatização, o autocontrole, o autoajuste, via informatização e sistemas eletrônicos, e o projeto de sociabilidade neoliberal desafiam a psicologia e a educação vez que engendram mudanças na qualificação do trabalhador, no consumo, nos comportamentos, na forma de as pessoas entenderem e compreenderem o mundo e na constituição de um tipo social, o indivíduo que se postula autônomo no que concerne à resolução de problemas e à adaptação aos constantes fluxos e ambientes.EDITORA DA PUC GOIÁSResende, Anita Cristina AzevedoSiqueira, Adriane Guimarães de2021-02-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/874410.18224/educ.v23i1.8744Revista Educativa - Revista de Educação; v. 23 (2020); e87441983-77711415-049210.18224/educ.v23i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8744/4970Direitos autorais 2021 Anita Cristina Azevedo Resende, Adriane Guimarães de Siqueirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-03T12:26:43ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
OUTRA VEZ SOBRE A RELAÇÃO ENTRE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO |
title |
OUTRA VEZ SOBRE A RELAÇÃO ENTRE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
OUTRA VEZ SOBRE A RELAÇÃO ENTRE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO Resende, Anita Cristina Azevedo Educação Psicologia-Educação; construtivismo; trabalho; processo formativo Psicologia da Educação |
title_short |
OUTRA VEZ SOBRE A RELAÇÃO ENTRE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO |
title_full |
OUTRA VEZ SOBRE A RELAÇÃO ENTRE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO |
title_fullStr |
OUTRA VEZ SOBRE A RELAÇÃO ENTRE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO |
title_full_unstemmed |
OUTRA VEZ SOBRE A RELAÇÃO ENTRE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO |
title_sort |
OUTRA VEZ SOBRE A RELAÇÃO ENTRE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO |
author |
Resende, Anita Cristina Azevedo |
author_facet |
Resende, Anita Cristina Azevedo Siqueira, Adriane Guimarães de |
author_role |
author |
author2 |
Siqueira, Adriane Guimarães de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Resende, Anita Cristina Azevedo Siqueira, Adriane Guimarães de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Psicologia-Educação; construtivismo; trabalho; processo formativo Psicologia da Educação |
topic |
Educação Psicologia-Educação; construtivismo; trabalho; processo formativo Psicologia da Educação |
description |
Este artigo analisa a relação psicologia-educação, na lógica da organização societária atual. Para isso, considera o movimento de recomposição do processo produtivo na sua relação com o trabalho e os processos formativos, localizando a contribuição da psicologia-educação-construtivismo para a atual fase do capitalismo. A flexibilização e a desregulamentação do trabalho, a automatização, o autocontrole, o autoajuste, via informatização e sistemas eletrônicos, e o projeto de sociabilidade neoliberal desafiam a psicologia e a educação vez que engendram mudanças na qualificação do trabalhador, no consumo, nos comportamentos, na forma de as pessoas entenderem e compreenderem o mundo e na constituição de um tipo social, o indivíduo que se postula autônomo no que concerne à resolução de problemas e à adaptação aos constantes fluxos e ambientes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8744 10.18224/educ.v23i1.8744 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8744 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v23i1.8744 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8744/4970 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Anita Cristina Azevedo Resende, Adriane Guimarães de Siqueira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Anita Cristina Azevedo Resende, Adriane Guimarães de Siqueira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 23 (2020); e8744 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v23i1 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798319660674842624 |