Pedagogia e saúde na educação de alunos com deficiência: entre antigas e novas inter-relações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Ana Beatriz Machado de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5413
Resumo: Resumo: O artigo traz uma reflexão sobre a influência da área da Saúde no campo da Educação Especial, particularmente na educação de pessoas com deficiência. É reconhecida a importância histórica da área nas origens dessa educação na era contemporânea, bem como na orientação das intervenções educacionais. A Educação Especial constituiu-se caracterizada por um modelo médico de intervenção e apartada da escolarização comum (regular). Com a perspectiva da educação inclusiva, no final do século XX, passou a se estruturar como atendimento que transversaliza todos os níveis da educação regular e a assumir um caráter eminentemente pedagógico. É observado, no entanto, que a pertinência das críticas ao modelo médico e da ênfase às condições sociais que deixam os sujeitos em situação de deficiência/dependência não deve justificar a pouca evidência de conhecimentos da área da Saúde conferida à formação de professores, especialmente nos cursos de Pedagogia. Os conhecimentos dessa área estão estritamente relacionados com os diferenciais do público atendido pela Educação Especial no que concerne a particularidades dos processos de desenvolvimento –inclusive neurodesenvolvimento - e aprendizagem, os quais são objeto de estudo e intervenção do pedagogo. Palavras-chave: Educação especial. Saúde. Educação inclusiva. Formação de professores.
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description Resumo: O artigo traz uma reflexão sobre a influência da área da Saúde no campo da Educação Especial, particularmente na educação de pessoas com deficiência. É reconhecida a importância histórica da área nas origens dessa educação na era contemporânea, bem como na orientação das intervenções educacionais. A Educação Especial constituiu-se caracterizada por um modelo médico de intervenção e apartada da escolarização comum (regular). Com a perspectiva da educação inclusiva, no final do século XX, passou a se estruturar como atendimento que transversaliza todos os níveis da educação regular e a assumir um caráter eminentemente pedagógico. É observado, no entanto, que a pertinência das críticas ao modelo médico e da ênfase às condições sociais que deixam os sujeitos em situação de deficiência/dependência não deve justificar a pouca evidência de conhecimentos da área da Saúde conferida à formação de professores, especialmente nos cursos de Pedagogia. Os conhecimentos dessa área estão estritamente relacionados com os diferenciais do público atendido pela Educação Especial no que concerne a particularidades dos processos de desenvolvimento –inclusive neurodesenvolvimento - e aprendizagem, os quais são objeto de estudo e intervenção do pedagogo. Palavras-chave: Educação especial. Saúde. Educação inclusiva. Formação de professores.
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