Pedagogia e saúde na educação de alunos com deficiência: entre antigas e novas inter-relações
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5413 |
Resumo: | Resumo: O artigo traz uma reflexão sobre a influência da área da Saúde no campo da Educação Especial, particularmente na educação de pessoas com deficiência. É reconhecida a importância histórica da área nas origens dessa educação na era contemporânea, bem como na orientação das intervenções educacionais. A Educação Especial constituiu-se caracterizada por um modelo médico de intervenção e apartada da escolarização comum (regular). Com a perspectiva da educação inclusiva, no final do século XX, passou a se estruturar como atendimento que transversaliza todos os níveis da educação regular e a assumir um caráter eminentemente pedagógico. É observado, no entanto, que a pertinência das críticas ao modelo médico e da ênfase às condições sociais que deixam os sujeitos em situação de deficiência/dependência não deve justificar a pouca evidência de conhecimentos da área da Saúde conferida à formação de professores, especialmente nos cursos de Pedagogia. Os conhecimentos dessa área estão estritamente relacionados com os diferenciais do público atendido pela Educação Especial no que concerne a particularidades dos processos de desenvolvimento –inclusive neurodesenvolvimento - e aprendizagem, os quais são objeto de estudo e intervenção do pedagogo. Palavras-chave: Educação especial. Saúde. Educação inclusiva. Formação de professores. |
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Pedagogia e saúde na educação de alunos com deficiência: entre antigas e novas inter-relaçõesResumo: O artigo traz uma reflexão sobre a influência da área da Saúde no campo da Educação Especial, particularmente na educação de pessoas com deficiência. É reconhecida a importância histórica da área nas origens dessa educação na era contemporânea, bem como na orientação das intervenções educacionais. A Educação Especial constituiu-se caracterizada por um modelo médico de intervenção e apartada da escolarização comum (regular). Com a perspectiva da educação inclusiva, no final do século XX, passou a se estruturar como atendimento que transversaliza todos os níveis da educação regular e a assumir um caráter eminentemente pedagógico. É observado, no entanto, que a pertinência das críticas ao modelo médico e da ênfase às condições sociais que deixam os sujeitos em situação de deficiência/dependência não deve justificar a pouca evidência de conhecimentos da área da Saúde conferida à formação de professores, especialmente nos cursos de Pedagogia. Os conhecimentos dessa área estão estritamente relacionados com os diferenciais do público atendido pela Educação Especial no que concerne a particularidades dos processos de desenvolvimento –inclusive neurodesenvolvimento - e aprendizagem, os quais são objeto de estudo e intervenção do pedagogo. Palavras-chave: Educação especial. Saúde. Educação inclusiva. Formação de professores.EDITORA DA PUC GOIÁSFreitas, Ana Beatriz Machado de2017-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/541310.18224/educ.v19i2.5413Revista Educativa - Revista de Educação; v. 19, n. 2 (2016); 672-6911983-77711415-049210.18224/educ.v19i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5413/2968Direitos autorais 2017 Ana Beatriz Machado de Freitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5413Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:56.625Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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Resumo: O artigo traz uma reflexão sobre a influência da área da Saúde no campo da Educação Especial, particularmente na educação de pessoas com deficiência. É reconhecida a importância histórica da área nas origens dessa educação na era contemporânea, bem como na orientação das intervenções educacionais. A Educação Especial constituiu-se caracterizada por um modelo médico de intervenção e apartada da escolarização comum (regular). Com a perspectiva da educação inclusiva, no final do século XX, passou a se estruturar como atendimento que transversaliza todos os níveis da educação regular e a assumir um caráter eminentemente pedagógico. É observado, no entanto, que a pertinência das críticas ao modelo médico e da ênfase às condições sociais que deixam os sujeitos em situação de deficiência/dependência não deve justificar a pouca evidência de conhecimentos da área da Saúde conferida à formação de professores, especialmente nos cursos de Pedagogia. Os conhecimentos dessa área estão estritamente relacionados com os diferenciais do público atendido pela Educação Especial no que concerne a particularidades dos processos de desenvolvimento –inclusive neurodesenvolvimento - e aprendizagem, os quais são objeto de estudo e intervenção do pedagogo. Palavras-chave: Educação especial. Saúde. Educação inclusiva. Formação de professores. |
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