ESTRAT?GIAS DE POLIDEZ NAS CONVERSA??ES MEDIADAS PELO FACEBOOK ENTRE PROFESSORES INDÍGENAS E N?O INDÍGENAS EM FORMA??O CONTINUADA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dorsa, Arlinda Cantero
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Paniago, Maria Cristina Lima, Santos, Rosimeire Martins Régis dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4260
Resumo: Resumo: Nesse artigo, apresentamos a discussão sobre as questões tecnológicas, de interação e dialogismo e analisamos o uso das estratégias de polidez, nas conversações mediadas por computador (CMC) em interações ocorridas na rede social facebook. Os participantes da formação são pesquisadores de uma universidade privada de Mato Grosso do Sul, pertencentes ao GETED, e professores de uma escola indígena de Taunay, município de Aquidauana/MS. Os resultados apontam que a aprendizagem com os pares é evidenciada como uma estratégia positiva de interação e inclusão desses professores indígenas Terena, fortalecendo e ampliando seus saberes e fazeres, respeitando suas realidades específicas e particularidades. Palavras-Chave: Formação Continuada de Professores. Estratégias de polidez. Redes Sociais. Professores Indígenas e não indígenas.
id PUC_GO-4_a585c62f7002d29ea269e6b1f4c9e2cd
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4260
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
spelling ESTRAT?GIAS DE POLIDEZ NAS CONVERSA??ES MEDIADAS PELO FACEBOOK ENTRE PROFESSORES INDÍGENAS E N?O INDÍGENAS EM FORMA??O CONTINUADAResumo: Nesse artigo, apresentamos a discussão sobre as questões tecnológicas, de interação e dialogismo e analisamos o uso das estratégias de polidez, nas conversações mediadas por computador (CMC) em interações ocorridas na rede social facebook. Os participantes da formação são pesquisadores de uma universidade privada de Mato Grosso do Sul, pertencentes ao GETED, e professores de uma escola indígena de Taunay, município de Aquidauana/MS. Os resultados apontam que a aprendizagem com os pares é evidenciada como uma estratégia positiva de interação e inclusão desses professores indígenas Terena, fortalecendo e ampliando seus saberes e fazeres, respeitando suas realidades específicas e particularidades. Palavras-Chave: Formação Continuada de Professores. Estratégias de polidez. Redes Sociais. Professores Indígenas e não indígenas.EDITORA DA PUC GOIÁSDorsa, Arlinda CanteroPaniago, Maria Cristina LimaSantos, Rosimeire Martins Régis dos2015-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/426010.18224/educ.v18i1.4260Revista Educativa - Revista de Educação; v. 18, n. 1 (2015); 102-1191983-77711415-049210.18224/educ.v18i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4260/2450Direitos autorais 2015 Educativainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4260Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:47.804Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTRAT?GIAS DE POLIDEZ NAS CONVERSA??ES MEDIADAS PELO FACEBOOK ENTRE PROFESSORES INDÍGENAS E N?O INDÍGENAS EM FORMA??O CONTINUADA
title ESTRAT?GIAS DE POLIDEZ NAS CONVERSA??ES MEDIADAS PELO FACEBOOK ENTRE PROFESSORES INDÍGENAS E N?O INDÍGENAS EM FORMA??O CONTINUADA
spellingShingle ESTRAT?GIAS DE POLIDEZ NAS CONVERSA??ES MEDIADAS PELO FACEBOOK ENTRE PROFESSORES INDÍGENAS E N?O INDÍGENAS EM FORMA??O CONTINUADA
Dorsa, Arlinda Cantero
title_short ESTRAT?GIAS DE POLIDEZ NAS CONVERSA??ES MEDIADAS PELO FACEBOOK ENTRE PROFESSORES INDÍGENAS E N?O INDÍGENAS EM FORMA??O CONTINUADA
title_full ESTRAT?GIAS DE POLIDEZ NAS CONVERSA??ES MEDIADAS PELO FACEBOOK ENTRE PROFESSORES INDÍGENAS E N?O INDÍGENAS EM FORMA??O CONTINUADA
title_fullStr ESTRAT?GIAS DE POLIDEZ NAS CONVERSA??ES MEDIADAS PELO FACEBOOK ENTRE PROFESSORES INDÍGENAS E N?O INDÍGENAS EM FORMA??O CONTINUADA
title_full_unstemmed ESTRAT?GIAS DE POLIDEZ NAS CONVERSA??ES MEDIADAS PELO FACEBOOK ENTRE PROFESSORES INDÍGENAS E N?O INDÍGENAS EM FORMA??O CONTINUADA
title_sort ESTRAT?GIAS DE POLIDEZ NAS CONVERSA??ES MEDIADAS PELO FACEBOOK ENTRE PROFESSORES INDÍGENAS E N?O INDÍGENAS EM FORMA??O CONTINUADA
author Dorsa, Arlinda Cantero
author_facet Dorsa, Arlinda Cantero
Paniago, Maria Cristina Lima
Santos, Rosimeire Martins Régis dos
author_role author
author2 Paniago, Maria Cristina Lima
Santos, Rosimeire Martins Régis dos
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Dorsa, Arlinda Cantero
Paniago, Maria Cristina Lima
Santos, Rosimeire Martins Régis dos
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo: Nesse artigo, apresentamos a discussão sobre as questões tecnológicas, de interação e dialogismo e analisamos o uso das estratégias de polidez, nas conversações mediadas por computador (CMC) em interações ocorridas na rede social facebook. Os participantes da formação são pesquisadores de uma universidade privada de Mato Grosso do Sul, pertencentes ao GETED, e professores de uma escola indígena de Taunay, município de Aquidauana/MS. Os resultados apontam que a aprendizagem com os pares é evidenciada como uma estratégia positiva de interação e inclusão desses professores indígenas Terena, fortalecendo e ampliando seus saberes e fazeres, respeitando suas realidades específicas e particularidades. Palavras-Chave: Formação Continuada de Professores. Estratégias de polidez. Redes Sociais. Professores Indígenas e não indígenas.
description Resumo: Nesse artigo, apresentamos a discussão sobre as questões tecnológicas, de interação e dialogismo e analisamos o uso das estratégias de polidez, nas conversações mediadas por computador (CMC) em interações ocorridas na rede social facebook. Os participantes da formação são pesquisadores de uma universidade privada de Mato Grosso do Sul, pertencentes ao GETED, e professores de uma escola indígena de Taunay, município de Aquidauana/MS. Os resultados apontam que a aprendizagem com os pares é evidenciada como uma estratégia positiva de interação e inclusão desses professores indígenas Terena, fortalecendo e ampliando seus saberes e fazeres, respeitando suas realidades específicas e particularidades. Palavras-Chave: Formação Continuada de Professores. Estratégias de polidez. Redes Sociais. Professores Indígenas e não indígenas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-15
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4260
10.18224/educ.v18i1.4260
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4260
identifier_str_mv 10.18224/educ.v18i1.4260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4260/2450
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 Educativa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 Educativa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 18, n. 1 (2015); 102-119
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v18i1
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
repository.name.fl_str_mv Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676341974255271937