ESTRAT?GIAS DE POLIDEZ NAS CONVERSA??ES MEDIADAS PELO FACEBOOK ENTRE PROFESSORES INDÍGENAS E N?O INDÍGENAS EM FORMA??O CONTINUADA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4260 |
Resumo: | Resumo: Nesse artigo, apresentamos a discussão sobre as questões tecnológicas, de interação e dialogismo e analisamos o uso das estratégias de polidez, nas conversações mediadas por computador (CMC) em interações ocorridas na rede social facebook. Os participantes da formação são pesquisadores de uma universidade privada de Mato Grosso do Sul, pertencentes ao GETED, e professores de uma escola indígena de Taunay, município de Aquidauana/MS. Os resultados apontam que a aprendizagem com os pares é evidenciada como uma estratégia positiva de interação e inclusão desses professores indígenas Terena, fortalecendo e ampliando seus saberes e fazeres, respeitando suas realidades específicas e particularidades. Palavras-Chave: Formação Continuada de Professores. Estratégias de polidez. Redes Sociais. Professores Indígenas e não indígenas. |
id |
PUC_GO-4_a585c62f7002d29ea269e6b1f4c9e2cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4260 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
spelling |
ESTRAT?GIAS DE POLIDEZ NAS CONVERSA??ES MEDIADAS PELO FACEBOOK ENTRE PROFESSORES INDÍGENAS E N?O INDÍGENAS EM FORMA??O CONTINUADAResumo: Nesse artigo, apresentamos a discussão sobre as questões tecnológicas, de interação e dialogismo e analisamos o uso das estratégias de polidez, nas conversações mediadas por computador (CMC) em interações ocorridas na rede social facebook. Os participantes da formação são pesquisadores de uma universidade privada de Mato Grosso do Sul, pertencentes ao GETED, e professores de uma escola indígena de Taunay, município de Aquidauana/MS. Os resultados apontam que a aprendizagem com os pares é evidenciada como uma estratégia positiva de interação e inclusão desses professores indígenas Terena, fortalecendo e ampliando seus saberes e fazeres, respeitando suas realidades específicas e particularidades. Palavras-Chave: Formação Continuada de Professores. Estratégias de polidez. Redes Sociais. Professores Indígenas e não indígenas.EDITORA DA PUC GOIÁSDorsa, Arlinda CanteroPaniago, Maria Cristina LimaSantos, Rosimeire Martins Régis dos2015-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/426010.18224/educ.v18i1.4260Revista Educativa - Revista de Educação; v. 18, n. 1 (2015); 102-1191983-77711415-049210.18224/educ.v18i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4260/2450Direitos autorais 2015 Educativainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4260Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:47.804Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTRAT?GIAS DE POLIDEZ NAS CONVERSA??ES MEDIADAS PELO FACEBOOK ENTRE PROFESSORES INDÍGENAS E N?O INDÍGENAS EM FORMA??O CONTINUADA |
title |
ESTRAT?GIAS DE POLIDEZ NAS CONVERSA??ES MEDIADAS PELO FACEBOOK ENTRE PROFESSORES INDÍGENAS E N?O INDÍGENAS EM FORMA??O CONTINUADA |
spellingShingle |
ESTRAT?GIAS DE POLIDEZ NAS CONVERSA??ES MEDIADAS PELO FACEBOOK ENTRE PROFESSORES INDÍGENAS E N?O INDÍGENAS EM FORMA??O CONTINUADA Dorsa, Arlinda Cantero |
title_short |
ESTRAT?GIAS DE POLIDEZ NAS CONVERSA??ES MEDIADAS PELO FACEBOOK ENTRE PROFESSORES INDÍGENAS E N?O INDÍGENAS EM FORMA??O CONTINUADA |
title_full |
ESTRAT?GIAS DE POLIDEZ NAS CONVERSA??ES MEDIADAS PELO FACEBOOK ENTRE PROFESSORES INDÍGENAS E N?O INDÍGENAS EM FORMA??O CONTINUADA |
title_fullStr |
ESTRAT?GIAS DE POLIDEZ NAS CONVERSA??ES MEDIADAS PELO FACEBOOK ENTRE PROFESSORES INDÍGENAS E N?O INDÍGENAS EM FORMA??O CONTINUADA |
title_full_unstemmed |
ESTRAT?GIAS DE POLIDEZ NAS CONVERSA??ES MEDIADAS PELO FACEBOOK ENTRE PROFESSORES INDÍGENAS E N?O INDÍGENAS EM FORMA??O CONTINUADA |
title_sort |
ESTRAT?GIAS DE POLIDEZ NAS CONVERSA??ES MEDIADAS PELO FACEBOOK ENTRE PROFESSORES INDÍGENAS E N?O INDÍGENAS EM FORMA??O CONTINUADA |
author |
Dorsa, Arlinda Cantero |
author_facet |
Dorsa, Arlinda Cantero Paniago, Maria Cristina Lima Santos, Rosimeire Martins Régis dos |
author_role |
author |
author2 |
Paniago, Maria Cristina Lima Santos, Rosimeire Martins Régis dos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dorsa, Arlinda Cantero Paniago, Maria Cristina Lima Santos, Rosimeire Martins Régis dos |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Resumo: Nesse artigo, apresentamos a discussão sobre as questões tecnológicas, de interação e dialogismo e analisamos o uso das estratégias de polidez, nas conversações mediadas por computador (CMC) em interações ocorridas na rede social facebook. Os participantes da formação são pesquisadores de uma universidade privada de Mato Grosso do Sul, pertencentes ao GETED, e professores de uma escola indígena de Taunay, município de Aquidauana/MS. Os resultados apontam que a aprendizagem com os pares é evidenciada como uma estratégia positiva de interação e inclusão desses professores indígenas Terena, fortalecendo e ampliando seus saberes e fazeres, respeitando suas realidades específicas e particularidades. Palavras-Chave: Formação Continuada de Professores. Estratégias de polidez. Redes Sociais. Professores Indígenas e não indígenas. |
description |
Resumo: Nesse artigo, apresentamos a discussão sobre as questões tecnológicas, de interação e dialogismo e analisamos o uso das estratégias de polidez, nas conversações mediadas por computador (CMC) em interações ocorridas na rede social facebook. Os participantes da formação são pesquisadores de uma universidade privada de Mato Grosso do Sul, pertencentes ao GETED, e professores de uma escola indígena de Taunay, município de Aquidauana/MS. Os resultados apontam que a aprendizagem com os pares é evidenciada como uma estratégia positiva de interação e inclusão desses professores indígenas Terena, fortalecendo e ampliando seus saberes e fazeres, respeitando suas realidades específicas e particularidades. Palavras-Chave: Formação Continuada de Professores. Estratégias de polidez. Redes Sociais. Professores Indígenas e não indígenas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-15 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4260 10.18224/educ.v18i1.4260 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4260 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v18i1.4260 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4260/2450 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2015 Educativa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2015 Educativa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 18, n. 1 (2015); 102-119 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v18i1 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
repository.name.fl_str_mv |
Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676341974255271937 |