A metodologia do design thinking para a forma????o de estrat??gias em comunica????o

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diehl, Ceci da Costa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UCB
Texto Completo: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2407
Resumo: ***
id UCB_0d256061e56e0bf95351a63cc0f35b55
oai_identifier_str oai:bdtd.ucb.br:tede/2407
network_acronym_str UCB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UCB
spelling Gomes, Victor M??rcio Laus Reishttp://lattes.cnpq.br/2233341168995716http://lattes.cnpq.br/7908647053777071Diehl, Ceci da Costa2018-06-06T18:51:10Z2018-03-06DIEHL, Ceci da Costa. A metodologia do design thinking para a forma????o de estrat??gias em comunica????o. 2018. 130 f. Disserta????o (Programa Stricto Sensu em Comunica????o) - Universidade Cat??lica de Bras??lia, Bras??lia, 2018.https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2407***As mudan??as no ambiente e no mercado pressionam as organiza????es a estarem abertas a altera????es durante todo o processo de planejamento e a reverem suas estrat??gias periodicamente. O novo cen??rio exige um novo modelo, que seja favor??vel a inova????o e criatividade e que tenha espa??o para a colabora????o entre a organiza????o e a sociedade. ?? nesse contexto que a metodologia do Design Thinking aparece como uma op????o, uma vez que, a partir de uma abordagem multidisciplinar, soluciona problemas atrav??s de estrat??gias inovadoras. Frente a este cen??rio, nesta pesquisa respondemos ao seguinte questionamento: ???como o Design Thinking pode contribuir para a forma????o de estrat??gias de comunica????o???? e, como objetivo geral, investigamos as poss??veis contribui????es do Design Thinking para a forma????o de estrat??gias de comunica????o em campanhas publicit??rias. Para isso, realizamos uma pesquisa explorat??ria de abordagem qualitativa e utilizamos como t??cnicas de coleta de dados entrevistas individuais semiestruturadas com uma amostra de quatro profissionais de planejamento, que trabalham em ag??ncias de publicidade de Bras??lia/DF, e uma pesquisa bibliogr??fica em guias de aplica????o do Design Thinking (BROWN, 2010a; VIANNA et al., 2012) e livros de metodologia de planejamento em comunica????o (LUPETTI, 2000; KUNSCH, 2003). Para a an??lise dos dados, utilizamos a an??lise textual discursiva segundo Moraes (2003). Com nossa pesquisa podemos identificar que o Design Thinking pode contribuir com o processo de forma????o de estrat??gia em comunica????o a partir do trabalho coletivo e multidisciplinar, que proporciona diferentes vis??es e solu????es para um mesmo problema; do forte car??ter emp??tico, que ajuda na aproxima????o entre organiza????o e p??blicoalvo e; da natureza experimental e flex??vel, que contribui para que o processo de forma????o de estrat??gia ocorra de forma mais flu??da e assertiva, j?? que os processos podem ser alterados constantemente dependendo do contexto em que est?? sendo aplicado. Os demais resultados encontrados s??o apresentados e debatidos nesta pesquisa.Submitted by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2018-06-06T18:50:33Z No. of bitstreams: 1 CecidaCostaDiehlDissertacao2018.pdf: 1467269 bytes, checksum: 7f2c76cc0b21a0c6522db58d9c674427 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2018-06-06T18:51:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CecidaCostaDiehlDissertacao2018.pdf: 1467269 bytes, checksum: 7f2c76cc0b21a0c6522db58d9c674427 (MD5)Made available in DSpace on 2018-06-06T18:51:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CecidaCostaDiehlDissertacao2018.pdf: 1467269 bytes, checksum: 7f2c76cc0b21a0c6522db58d9c674427 (MD5) Previous issue date: 2018-03-06application/pdfhttps://bdtd.ucb.br:8443/jspui/retrieve/5690/CecidaCostaDiehlDissertacao2018.pdf.jpgporUniversidade Cat??lica de Bras??liaPrograma Stricto Sensu em Comunica????oUCBBrasilEscola de Educa????o, Tecnologia e Comunica????oInova????oComunica????oPlanejamentoDesign thinkingCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOA metodologia do design thinking para a forma????o de estrat??gias em comunica????oinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81905https://200.214.135.178:8443/jspui/bitstream/tede/2407/1/license.txt75558dcf859532757239878b42f1c2c7MD51ORIGINALCecidaCostaDiehlDissertacao2018.pdfCecidaCostaDiehlDissertacao2018.pdfapplication/pdf1467269https://200.214.135.178:8443/jspui/bitstream/tede/2407/2/CecidaCostaDiehlDissertacao2018.pdf7f2c76cc0b21a0c6522db58d9c674427MD52TEXTCecidaCostaDiehlDissertacao2018.pdf.txtCecidaCostaDiehlDissertacao2018.pdf.txttext/plain396755https://200.214.135.178:8443/jspui/bitstream/tede/2407/3/CecidaCostaDiehlDissertacao2018.pdf.txt9c470bb7f04c3539a5a02d6aeb275426MD53THUMBNAILCecidaCostaDiehlDissertacao2018.pdf.jpgCecidaCostaDiehlDissertacao2018.pdf.jpgimage/jpeg5267https://200.214.135.178:8443/jspui/bitstream/tede/2407/4/CecidaCostaDiehlDissertacao2018.pdf.jpgfab7a1b41eb578dc7306d8da933d89f3MD54tede/24072018-06-07 01:05:59.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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://bdtd.ucb.br:8443/jspui/
dc.title.por.fl_str_mv A metodologia do design thinking para a forma????o de estrat??gias em comunica????o
title A metodologia do design thinking para a forma????o de estrat??gias em comunica????o
spellingShingle A metodologia do design thinking para a forma????o de estrat??gias em comunica????o
Diehl, Ceci da Costa
Inova????o
Comunica????o
Planejamento
Design thinking
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short A metodologia do design thinking para a forma????o de estrat??gias em comunica????o
title_full A metodologia do design thinking para a forma????o de estrat??gias em comunica????o
title_fullStr A metodologia do design thinking para a forma????o de estrat??gias em comunica????o
title_full_unstemmed A metodologia do design thinking para a forma????o de estrat??gias em comunica????o
title_sort A metodologia do design thinking para a forma????o de estrat??gias em comunica????o
author Diehl, Ceci da Costa
author_facet Diehl, Ceci da Costa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gomes, Victor M??rcio Laus Reis
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2233341168995716
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7908647053777071
dc.contributor.author.fl_str_mv Diehl, Ceci da Costa
contributor_str_mv Gomes, Victor M??rcio Laus Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Inova????o
Comunica????o
Planejamento
Design thinking
topic Inova????o
Comunica????o
Planejamento
Design thinking
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv ***
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv As mudan??as no ambiente e no mercado pressionam as organiza????es a estarem abertas a altera????es durante todo o processo de planejamento e a reverem suas estrat??gias periodicamente. O novo cen??rio exige um novo modelo, que seja favor??vel a inova????o e criatividade e que tenha espa??o para a colabora????o entre a organiza????o e a sociedade. ?? nesse contexto que a metodologia do Design Thinking aparece como uma op????o, uma vez que, a partir de uma abordagem multidisciplinar, soluciona problemas atrav??s de estrat??gias inovadoras. Frente a este cen??rio, nesta pesquisa respondemos ao seguinte questionamento: ???como o Design Thinking pode contribuir para a forma????o de estrat??gias de comunica????o???? e, como objetivo geral, investigamos as poss??veis contribui????es do Design Thinking para a forma????o de estrat??gias de comunica????o em campanhas publicit??rias. Para isso, realizamos uma pesquisa explorat??ria de abordagem qualitativa e utilizamos como t??cnicas de coleta de dados entrevistas individuais semiestruturadas com uma amostra de quatro profissionais de planejamento, que trabalham em ag??ncias de publicidade de Bras??lia/DF, e uma pesquisa bibliogr??fica em guias de aplica????o do Design Thinking (BROWN, 2010a; VIANNA et al., 2012) e livros de metodologia de planejamento em comunica????o (LUPETTI, 2000; KUNSCH, 2003). Para a an??lise dos dados, utilizamos a an??lise textual discursiva segundo Moraes (2003). Com nossa pesquisa podemos identificar que o Design Thinking pode contribuir com o processo de forma????o de estrat??gia em comunica????o a partir do trabalho coletivo e multidisciplinar, que proporciona diferentes vis??es e solu????es para um mesmo problema; do forte car??ter emp??tico, que ajuda na aproxima????o entre organiza????o e p??blicoalvo e; da natureza experimental e flex??vel, que contribui para que o processo de forma????o de estrat??gia ocorra de forma mais flu??da e assertiva, j?? que os processos podem ser alterados constantemente dependendo do contexto em que est?? sendo aplicado. Os demais resultados encontrados s??o apresentados e debatidos nesta pesquisa.
description ***
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-06-06T18:51:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-03-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.citation.fl_str_mv DIEHL, Ceci da Costa. A metodologia do design thinking para a forma????o de estrat??gias em comunica????o. 2018. 130 f. Disserta????o (Programa Stricto Sensu em Comunica????o) - Universidade Cat??lica de Bras??lia, Bras??lia, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2407
identifier_str_mv DIEHL, Ceci da Costa. A metodologia do design thinking para a forma????o de estrat??gias em comunica????o. 2018. 130 f. Disserta????o (Programa Stricto Sensu em Comunica????o) - Universidade Cat??lica de Bras??lia, Bras??lia, 2018.
url https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2407
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cat??lica de Bras??lia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa Stricto Sensu em Comunica????o
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Educa????o, Tecnologia e Comunica????o
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cat??lica de Bras??lia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UCB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:8443/jspui/bitstream/tede/2407/1/license.txt
https://200.214.135.178:8443/jspui/bitstream/tede/2407/2/CecidaCostaDiehlDissertacao2018.pdf
https://200.214.135.178:8443/jspui/bitstream/tede/2407/3/CecidaCostaDiehlDissertacao2018.pdf.txt
https://200.214.135.178:8443/jspui/bitstream/tede/2407/4/CecidaCostaDiehlDissertacao2018.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 75558dcf859532757239878b42f1c2c7
7f2c76cc0b21a0c6522db58d9c674427
9c470bb7f04c3539a5a02d6aeb275426
fab7a1b41eb578dc7306d8da933d89f3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829777756422144