A LEI 11.645/2008 E A QUESTÃO INDÍGENA NOS LIVROS DIDÁTICOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Isaíde Bandeira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Araújo, Fátima Maria Leitão, de Sousa, Joilson Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6842
Resumo: Este artigo aborda a Lei 11.645/2008 e a questão indígena nos livros didáticos. O objetivo é analisar como três coleções de livros didáticos de história do Ensino Fundamental, que constam no Guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2014, trabalham a temática indígena em textos, atividades e iconografias. Utilizamos como referencial teórico Bittencourt (2006; 2011), Pinsky (2009), Grupioni (1996), Ribeiro (2009), dentre outros. Desse modo, refletimos sobre os caminhos que se entrelaçam com lutas e conquistas destes povos durante anos, por seu reconhecimento e sua valorização homologada na legislação civil e educacional brasileira.
id PUC_GO-4_ced62b1665de63ff3a33a42789d065e2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6842
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling A LEI 11.645/2008 E A QUESTÃO INDÍGENA NOS LIVROS DIDÁTICOSQuestão indígena. Ensino de História. Livro didático. Indigenous question. History teaching. Didactics Book.Este artigo aborda a Lei 11.645/2008 e a questão indígena nos livros didáticos. O objetivo é analisar como três coleções de livros didáticos de história do Ensino Fundamental, que constam no Guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2014, trabalham a temática indígena em textos, atividades e iconografias. Utilizamos como referencial teórico Bittencourt (2006; 2011), Pinsky (2009), Grupioni (1996), Ribeiro (2009), dentre outros. Desse modo, refletimos sobre os caminhos que se entrelaçam com lutas e conquistas destes povos durante anos, por seu reconhecimento e sua valorização homologada na legislação civil e educacional brasileira.EDITORA DA PUC GOIÁSda Silva, Isaíde BandeiraAraújo, Fátima Maria Leitãode Sousa, Joilson Silva2017-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/684210.18224/educ.v20i3.6842Revista Educativa - Revista de Educação; v. 20, n. 3 (2017); 691-7161983-77711415-049210.18224/educ.v20i3reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6842/3805Direitos autorais 2018 Isaíde Isaíde Bandeira da Silva, Fátima Maria Leitão Araújo, Joilson Silva de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-18T13:42:34ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv A LEI 11.645/2008 E A QUESTÃO INDÍGENA NOS LIVROS DIDÁTICOS
title A LEI 11.645/2008 E A QUESTÃO INDÍGENA NOS LIVROS DIDÁTICOS
spellingShingle A LEI 11.645/2008 E A QUESTÃO INDÍGENA NOS LIVROS DIDÁTICOS
da Silva, Isaíde Bandeira
Questão indígena. Ensino de História. Livro didático. Indigenous question. History teaching. Didactics Book.
title_short A LEI 11.645/2008 E A QUESTÃO INDÍGENA NOS LIVROS DIDÁTICOS
title_full A LEI 11.645/2008 E A QUESTÃO INDÍGENA NOS LIVROS DIDÁTICOS
title_fullStr A LEI 11.645/2008 E A QUESTÃO INDÍGENA NOS LIVROS DIDÁTICOS
title_full_unstemmed A LEI 11.645/2008 E A QUESTÃO INDÍGENA NOS LIVROS DIDÁTICOS
title_sort A LEI 11.645/2008 E A QUESTÃO INDÍGENA NOS LIVROS DIDÁTICOS
author da Silva, Isaíde Bandeira
author_facet da Silva, Isaíde Bandeira
Araújo, Fátima Maria Leitão
de Sousa, Joilson Silva
author_role author
author2 Araújo, Fátima Maria Leitão
de Sousa, Joilson Silva
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Isaíde Bandeira
Araújo, Fátima Maria Leitão
de Sousa, Joilson Silva
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Questão indígena. Ensino de História. Livro didático. Indigenous question. History teaching. Didactics Book.
topic Questão indígena. Ensino de História. Livro didático. Indigenous question. History teaching. Didactics Book.
description Este artigo aborda a Lei 11.645/2008 e a questão indígena nos livros didáticos. O objetivo é analisar como três coleções de livros didáticos de história do Ensino Fundamental, que constam no Guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2014, trabalham a temática indígena em textos, atividades e iconografias. Utilizamos como referencial teórico Bittencourt (2006; 2011), Pinsky (2009), Grupioni (1996), Ribeiro (2009), dentre outros. Desse modo, refletimos sobre os caminhos que se entrelaçam com lutas e conquistas destes povos durante anos, por seu reconhecimento e sua valorização homologada na legislação civil e educacional brasileira.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6842
10.18224/educ.v20i3.6842
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6842
identifier_str_mv 10.18224/educ.v20i3.6842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6842/3805
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 20, n. 3 (2017); 691-716
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v20i3
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798319660214517760