A LEI 11.645/2008 E A QUESTÃO INDÍGENA NOS LIVROS DIDÁTICOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
DOI: | 10.18224/educ.v20i3.6842 |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6842 |
Resumo: | Este artigo aborda a Lei 11.645/2008 e a questão indígena nos livros didáticos. O objetivo é analisar como três coleções de livros didáticos de história do Ensino Fundamental, que constam no Guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2014, trabalham a temática indígena em textos, atividades e iconografias. Utilizamos como referencial teórico Bittencourt (2006; 2011), Pinsky (2009), Grupioni (1996), Ribeiro (2009), dentre outros. Desse modo, refletimos sobre os caminhos que se entrelaçam com lutas e conquistas destes povos durante anos, por seu reconhecimento e sua valorização homologada na legislação civil e educacional brasileira. |
id |
PUC_GO-4_f1d0724acf609b955696ed874dfee285 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6842 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
spelling |
A LEI 11.645/2008 E A QUESTÃO INDÍGENA NOS LIVROS DIDÁTICOSQuestão indígena. Ensino de História. Livro didático. Indigenous question. History teaching. Didactics Book.Este artigo aborda a Lei 11.645/2008 e a questão indígena nos livros didáticos. O objetivo é analisar como três coleções de livros didáticos de história do Ensino Fundamental, que constam no Guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2014, trabalham a temática indígena em textos, atividades e iconografias. Utilizamos como referencial teórico Bittencourt (2006; 2011), Pinsky (2009), Grupioni (1996), Ribeiro (2009), dentre outros. Desse modo, refletimos sobre os caminhos que se entrelaçam com lutas e conquistas destes povos durante anos, por seu reconhecimento e sua valorização homologada na legislação civil e educacional brasileira.EDITORA DA PUC GOIÁSda Silva, Isaíde BandeiraAraújo, Fátima Maria Leitãode Sousa, Joilson Silva2017-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/684210.18224/educ.v20i3.6842Revista Educativa - Revista de Educação; v. 20, n. 3 (2017); 691-7161983-77711415-049210.18224/educ.v20i3reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6842/3805Direitos autorais 2018 Isaíde Isaíde Bandeira da Silva, Fátima Maria Leitão Araújo, Joilson Silva de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6842Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:57.046Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A LEI 11.645/2008 E A QUESTÃO INDÍGENA NOS LIVROS DIDÁTICOS |
title |
A LEI 11.645/2008 E A QUESTÃO INDÍGENA NOS LIVROS DIDÁTICOS |
spellingShingle |
A LEI 11.645/2008 E A QUESTÃO INDÍGENA NOS LIVROS DIDÁTICOS A LEI 11.645/2008 E A QUESTÃO INDÍGENA NOS LIVROS DIDÁTICOS da Silva, Isaíde Bandeira Questão indígena. Ensino de História. Livro didático. Indigenous question. History teaching. Didactics Book. da Silva, Isaíde Bandeira Questão indígena. Ensino de História. Livro didático. Indigenous question. History teaching. Didactics Book. |
title_short |
A LEI 11.645/2008 E A QUESTÃO INDÍGENA NOS LIVROS DIDÁTICOS |
title_full |
A LEI 11.645/2008 E A QUESTÃO INDÍGENA NOS LIVROS DIDÁTICOS |
title_fullStr |
A LEI 11.645/2008 E A QUESTÃO INDÍGENA NOS LIVROS DIDÁTICOS A LEI 11.645/2008 E A QUESTÃO INDÍGENA NOS LIVROS DIDÁTICOS |
title_full_unstemmed |
A LEI 11.645/2008 E A QUESTÃO INDÍGENA NOS LIVROS DIDÁTICOS A LEI 11.645/2008 E A QUESTÃO INDÍGENA NOS LIVROS DIDÁTICOS |
title_sort |
A LEI 11.645/2008 E A QUESTÃO INDÍGENA NOS LIVROS DIDÁTICOS |
author |
da Silva, Isaíde Bandeira |
author_facet |
da Silva, Isaíde Bandeira da Silva, Isaíde Bandeira Araújo, Fátima Maria Leitão de Sousa, Joilson Silva Araújo, Fátima Maria Leitão de Sousa, Joilson Silva |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Fátima Maria Leitão de Sousa, Joilson Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Isaíde Bandeira Araújo, Fátima Maria Leitão de Sousa, Joilson Silva |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Questão indígena. Ensino de História. Livro didático. Indigenous question. History teaching. Didactics Book. |
topic |
Questão indígena. Ensino de História. Livro didático. Indigenous question. History teaching. Didactics Book. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este artigo aborda a Lei 11.645/2008 e a questão indígena nos livros didáticos. O objetivo é analisar como três coleções de livros didáticos de história do Ensino Fundamental, que constam no Guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2014, trabalham a temática indígena em textos, atividades e iconografias. Utilizamos como referencial teórico Bittencourt (2006; 2011), Pinsky (2009), Grupioni (1996), Ribeiro (2009), dentre outros. Desse modo, refletimos sobre os caminhos que se entrelaçam com lutas e conquistas destes povos durante anos, por seu reconhecimento e sua valorização homologada na legislação civil e educacional brasileira. |
description |
Este artigo aborda a Lei 11.645/2008 e a questão indígena nos livros didáticos. O objetivo é analisar como três coleções de livros didáticos de história do Ensino Fundamental, que constam no Guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2014, trabalham a temática indígena em textos, atividades e iconografias. Utilizamos como referencial teórico Bittencourt (2006; 2011), Pinsky (2009), Grupioni (1996), Ribeiro (2009), dentre outros. Desse modo, refletimos sobre os caminhos que se entrelaçam com lutas e conquistas destes povos durante anos, por seu reconhecimento e sua valorização homologada na legislação civil e educacional brasileira. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6842 10.18224/educ.v20i3.6842 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6842 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v20i3.6842 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6842/3805 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Isaíde Isaíde Bandeira da Silva, Fátima Maria Leitão Araújo, Joilson Silva de Sousa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Isaíde Isaíde Bandeira da Silva, Fátima Maria Leitão Araújo, Joilson Silva de Sousa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 20, n. 3 (2017); 691-716 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v20i3 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
repository.name.fl_str_mv |
Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1821801269917908992 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.18224/educ.v20i3.6842 |