POR UMA FORMAÇÃO NÃO FASCISTA: EXPERIMENTAÇÕES DOCENTES NA CIBERCULTURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Carvalho, Felipe da Silva Ponte
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Pocahy, Fernando, dos Santos, Edméa Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6846
Resumo: A cibercultura é a cultura contemporânea conectada pelas redes digitais, cultura que vem sendo marcada também por práticas de viés fascistas: racismo; machismo, LGBTIfobia, violência contra a mulher, xenofobia... Nesse sentido, esta pesquisa-formação na cibercultura tem como objetivo pensar-fazer a formação docente não fascista em tempos de cibercultura, a partir do cuidado de si, vida não fascista, cidadania horizontal, docência online e partilha. A pesquisa foi realizada com cursistas da disciplina de Informática na Educação do curso de Pedagogia Uerj/Cederj/UAB, por meio de duas ambiências híbridas-formativas em atos de currículo, que constituíram a “Aula 2 - Fascismo em rede”, criada pela plataforma Moodle, composta por artigos, vídeos, fórum de discussão e produção de histórias em quadrinhos. Ao experienciarmos o cotidiano desta pesquisa-formação encontramos: narrativas de cursistas que articulavam ideias para uma prática docente não fascista; narrativas da escola como um espaço-tempo plural e de problematização; ações cotidianas para discutir o fascismo que está em nós, em nossas práticas. Estas narrativas nos remetem a reflexões em torno de uma formação voltada para mais participação social em rede, inclusiva, múltipla.
id PUC_GO-4_d05acb470f3a30a1f91741f9a3fa0acd
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6846
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling POR UMA FORMAÇÃO NÃO FASCISTA: EXPERIMENTAÇÕES DOCENTES NA CIBERCULTURAPesquisa-formação na cibercultura. Fascismo. Cidadania horizontal em rede. Cuidado de si. Formação docente online. Research-training on cyberculture. Fascism. Citizenship. The care of the self. Online teacher training.A cibercultura é a cultura contemporânea conectada pelas redes digitais, cultura que vem sendo marcada também por práticas de viés fascistas: racismo; machismo, LGBTIfobia, violência contra a mulher, xenofobia... Nesse sentido, esta pesquisa-formação na cibercultura tem como objetivo pensar-fazer a formação docente não fascista em tempos de cibercultura, a partir do cuidado de si, vida não fascista, cidadania horizontal, docência online e partilha. A pesquisa foi realizada com cursistas da disciplina de Informática na Educação do curso de Pedagogia Uerj/Cederj/UAB, por meio de duas ambiências híbridas-formativas em atos de currículo, que constituíram a “Aula 2 - Fascismo em rede”, criada pela plataforma Moodle, composta por artigos, vídeos, fórum de discussão e produção de histórias em quadrinhos. Ao experienciarmos o cotidiano desta pesquisa-formação encontramos: narrativas de cursistas que articulavam ideias para uma prática docente não fascista; narrativas da escola como um espaço-tempo plural e de problematização; ações cotidianas para discutir o fascismo que está em nós, em nossas práticas. Estas narrativas nos remetem a reflexões em torno de uma formação voltada para mais participação social em rede, inclusiva, múltipla.EDITORA DA PUC GOIÁSde Carvalho, Felipe da Silva PontePocahy, Fernandodos Santos, Edméa Oliveira2017-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/684610.18224/educ.v20i3.6846Revista Educativa - Revista de Educação; v. 20, n. 3 (2017); 752-7681983-77711415-049210.18224/educ.v20i3reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6846/3808Direitos autorais 2018 Felipe da Silva Ponte de Carvalho, Fernando Pocahy, Edméa Oliveira dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-18T13:42:34ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv POR UMA FORMAÇÃO NÃO FASCISTA: EXPERIMENTAÇÕES DOCENTES NA CIBERCULTURA
title POR UMA FORMAÇÃO NÃO FASCISTA: EXPERIMENTAÇÕES DOCENTES NA CIBERCULTURA
spellingShingle POR UMA FORMAÇÃO NÃO FASCISTA: EXPERIMENTAÇÕES DOCENTES NA CIBERCULTURA
de Carvalho, Felipe da Silva Ponte
Pesquisa-formação na cibercultura. Fascismo. Cidadania horizontal em rede. Cuidado de si. Formação docente online. Research-training on cyberculture. Fascism. Citizenship. The care of the self. Online teacher training.
title_short POR UMA FORMAÇÃO NÃO FASCISTA: EXPERIMENTAÇÕES DOCENTES NA CIBERCULTURA
title_full POR UMA FORMAÇÃO NÃO FASCISTA: EXPERIMENTAÇÕES DOCENTES NA CIBERCULTURA
title_fullStr POR UMA FORMAÇÃO NÃO FASCISTA: EXPERIMENTAÇÕES DOCENTES NA CIBERCULTURA
title_full_unstemmed POR UMA FORMAÇÃO NÃO FASCISTA: EXPERIMENTAÇÕES DOCENTES NA CIBERCULTURA
title_sort POR UMA FORMAÇÃO NÃO FASCISTA: EXPERIMENTAÇÕES DOCENTES NA CIBERCULTURA
author de Carvalho, Felipe da Silva Ponte
author_facet de Carvalho, Felipe da Silva Ponte
Pocahy, Fernando
dos Santos, Edméa Oliveira
author_role author
author2 Pocahy, Fernando
dos Santos, Edméa Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Carvalho, Felipe da Silva Ponte
Pocahy, Fernando
dos Santos, Edméa Oliveira
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa-formação na cibercultura. Fascismo. Cidadania horizontal em rede. Cuidado de si. Formação docente online. Research-training on cyberculture. Fascism. Citizenship. The care of the self. Online teacher training.
topic Pesquisa-formação na cibercultura. Fascismo. Cidadania horizontal em rede. Cuidado de si. Formação docente online. Research-training on cyberculture. Fascism. Citizenship. The care of the self. Online teacher training.
description A cibercultura é a cultura contemporânea conectada pelas redes digitais, cultura que vem sendo marcada também por práticas de viés fascistas: racismo; machismo, LGBTIfobia, violência contra a mulher, xenofobia... Nesse sentido, esta pesquisa-formação na cibercultura tem como objetivo pensar-fazer a formação docente não fascista em tempos de cibercultura, a partir do cuidado de si, vida não fascista, cidadania horizontal, docência online e partilha. A pesquisa foi realizada com cursistas da disciplina de Informática na Educação do curso de Pedagogia Uerj/Cederj/UAB, por meio de duas ambiências híbridas-formativas em atos de currículo, que constituíram a “Aula 2 - Fascismo em rede”, criada pela plataforma Moodle, composta por artigos, vídeos, fórum de discussão e produção de histórias em quadrinhos. Ao experienciarmos o cotidiano desta pesquisa-formação encontramos: narrativas de cursistas que articulavam ideias para uma prática docente não fascista; narrativas da escola como um espaço-tempo plural e de problematização; ações cotidianas para discutir o fascismo que está em nós, em nossas práticas. Estas narrativas nos remetem a reflexões em torno de uma formação voltada para mais participação social em rede, inclusiva, múltipla.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6846
10.18224/educ.v20i3.6846
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6846
identifier_str_mv 10.18224/educ.v20i3.6846
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6846/3808
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 20, n. 3 (2017); 752-768
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v20i3
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798319660623462400