O método cartográfico na/com a formação na cibercultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Felipe da Silva Ponte de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pocahy, Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/9786
Resumo: O presente artigo problematiza a formação docente, a partir de experimentações cartográficas, sobretudo em nossa sociedade contemporânea marcada pelo digital em rede, denominada de cibercultura. Para isso, mergulhamos nas ideias de Deleuze, Guattari, Rolnik, Foucault entre outros e a partir dessas ideias, traçamos articulações cartográficas de metodologizações e movimentações ética-estética-políticas com os estudantes da disciplina de Educação do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ. Os principais efeitos desta experimentação no cotidiano da pesquisa, reafirmam que o método cartográfico é um método processual, analítico- crítico e que é produzido no ato de pesquisar com o outro e não sobre o outro; a formação de si enquanto cartógrafo ocorre em distintas e singulares formas de composição de territórios existenciais, produzidas com o mundo e no caminhar da pesquisa; cartografar é um gesto político, epistemológico, reflexivo e crítico, no qual conduz o/a pesquisador/a a tomadas de posição e análises aprofundadas da complexidade de seu tempo.
id RCAP_e7df7de2219a7f278c37289dfda594ab
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9786
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O método cartográfico na/com a formação na ciberculturaThe cartographic method in / with training in cyberculturePesquisa cartográficaFormaçãoCiberculturaCartographic researchTeacher trainingCybercultureODS::04:Educação de QualidadeO presente artigo problematiza a formação docente, a partir de experimentações cartográficas, sobretudo em nossa sociedade contemporânea marcada pelo digital em rede, denominada de cibercultura. Para isso, mergulhamos nas ideias de Deleuze, Guattari, Rolnik, Foucault entre outros e a partir dessas ideias, traçamos articulações cartográficas de metodologizações e movimentações ética-estética-políticas com os estudantes da disciplina de Educação do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ. Os principais efeitos desta experimentação no cotidiano da pesquisa, reafirmam que o método cartográfico é um método processual, analítico- crítico e que é produzido no ato de pesquisar com o outro e não sobre o outro; a formação de si enquanto cartógrafo ocorre em distintas e singulares formas de composição de territórios existenciais, produzidas com o mundo e no caminhar da pesquisa; cartografar é um gesto político, epistemológico, reflexivo e crítico, no qual conduz o/a pesquisador/a a tomadas de posição e análises aprofundadas da complexidade de seu tempo.This article presents a cartographic research on cyberculture practices carried out in the context of a teacher training discipline. The theoretical framework of this research is based on Deleuze, Guattari, Rolnik, Foucault, among others. Based on the work of these authors, we articulated the cartographic method with Foucault's ethical- aesthetic-political ideas to conduct research with students of the "Aesthetic Education" discipline of the Pedagogy course at a public Brazilian university. From this experience of cartographic research, we highlight that cartography is a critical-analytical method whose research procedures can be collaboratively redesigned with the research participants at each step taken by the researcher; the researcher learns to do cartographic research by conducting it in distinct and singular existential territories. We also emphasize that cartography is a political, epistemological, reflective, critical and non-neutral practice, which leads the researcher to carry out in-depth analyzes of the complexity of contemporary society.Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)Repositório AbertoCarvalho, Felipe da Silva Ponte dePocahy, Fernando2020-06-16T11:12:55Z2020-042020-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/9786porCarvalho, Felipe da Silva Ponte de; Pocahy, Fernando - O método cartográfico na/com a formação na cibercultura. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 3, nº 1 (março/abril 2020), p. 62-772182-4967https://doi.org/10.34627/re@d_le@d.v3i1.205info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-18T01:48:46Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9786Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:28.196945Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O método cartográfico na/com a formação na cibercultura
The cartographic method in / with training in cyberculture
title O método cartográfico na/com a formação na cibercultura
spellingShingle O método cartográfico na/com a formação na cibercultura
Carvalho, Felipe da Silva Ponte de
Pesquisa cartográfica
Formação
Cibercultura
Cartographic research
Teacher training
Cyberculture
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short O método cartográfico na/com a formação na cibercultura
title_full O método cartográfico na/com a formação na cibercultura
title_fullStr O método cartográfico na/com a formação na cibercultura
title_full_unstemmed O método cartográfico na/com a formação na cibercultura
title_sort O método cartográfico na/com a formação na cibercultura
author Carvalho, Felipe da Silva Ponte de
author_facet Carvalho, Felipe da Silva Ponte de
Pocahy, Fernando
author_role author
author2 Pocahy, Fernando
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Felipe da Silva Ponte de
Pocahy, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa cartográfica
Formação
Cibercultura
Cartographic research
Teacher training
Cyberculture
ODS::04:Educação de Qualidade
topic Pesquisa cartográfica
Formação
Cibercultura
Cartographic research
Teacher training
Cyberculture
ODS::04:Educação de Qualidade
description O presente artigo problematiza a formação docente, a partir de experimentações cartográficas, sobretudo em nossa sociedade contemporânea marcada pelo digital em rede, denominada de cibercultura. Para isso, mergulhamos nas ideias de Deleuze, Guattari, Rolnik, Foucault entre outros e a partir dessas ideias, traçamos articulações cartográficas de metodologizações e movimentações ética-estética-políticas com os estudantes da disciplina de Educação do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ. Os principais efeitos desta experimentação no cotidiano da pesquisa, reafirmam que o método cartográfico é um método processual, analítico- crítico e que é produzido no ato de pesquisar com o outro e não sobre o outro; a formação de si enquanto cartógrafo ocorre em distintas e singulares formas de composição de territórios existenciais, produzidas com o mundo e no caminhar da pesquisa; cartografar é um gesto político, epistemológico, reflexivo e crítico, no qual conduz o/a pesquisador/a a tomadas de posição e análises aprofundadas da complexidade de seu tempo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-16T11:12:55Z
2020-04
2020-04-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/9786
url http://hdl.handle.net/10400.2/9786
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Carvalho, Felipe da Silva Ponte de; Pocahy, Fernando - O método cartográfico na/com a formação na cibercultura. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 3, nº 1 (março/abril 2020), p. 62-77
2182-4967
https://doi.org/10.34627/re@d_le@d.v3i1.205
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135079250788352