FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES E AGENTES SOCIAIS: O PODER SIMBÓLICO NA CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS E NA DIALÉTICA INTERIORIZAÇÃO DA EXTERIORIZAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8597 |
Resumo: | Este artigo tece discussões teóricas sobre políticas públicas, finalidades educativas escolares e agentes sociais e insere-se em um projeto maior que busca compreender as concepções de diferentes agentes educativos sobre finalidades educativas escolares no século XXI - um estudo no estado de Goiás. De caráter bibliográfico, tem como objetivo fazer uma reflexão sobre as políticas educacionais, as finalidades educativas escolares à luz dos conceitos de Poder Simbólico e de Campo (BOURDIEU, 1989) e problematiza dialeticamente a construção dos sentidos dos distintos agentes sociais e suas concepções acerca das finalidades educativas escolares internalizadas. |
id |
PUC_GO-4_d3462186b4dc55b701aa97984f2acb41 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8597 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
repository_id_str |
|
spelling |
FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES E AGENTES SOCIAIS: O PODER SIMBÓLICO NA CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS E NA DIALÉTICA INTERIORIZAÇÃO DA EXTERIORIZAÇÃOEducaçãoPolíticas Educacionais. Finalidades Educativas. Agentes Sociais.Finalidades EducativasEste artigo tece discussões teóricas sobre políticas públicas, finalidades educativas escolares e agentes sociais e insere-se em um projeto maior que busca compreender as concepções de diferentes agentes educativos sobre finalidades educativas escolares no século XXI - um estudo no estado de Goiás. De caráter bibliográfico, tem como objetivo fazer uma reflexão sobre as políticas educacionais, as finalidades educativas escolares à luz dos conceitos de Poder Simbólico e de Campo (BOURDIEU, 1989) e problematiza dialeticamente a construção dos sentidos dos distintos agentes sociais e suas concepções acerca das finalidades educativas escolares internalizadas.EDITORA DA PUC GOIÁSCNPqCavalcante, Cláudia ValenteLôbo, Daniella Couto2021-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/859710.18224/educ.v24i1.8597Revista Educativa - Revista de Educação; v. 24 (2021); 18 páginas1983-77711415-049210.18224/educ.v24i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8597/5353Direitos autorais 2021 Cláudia Valente Cavalcante, Daniella Couto Lôboinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-17T13:47:41ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES E AGENTES SOCIAIS: O PODER SIMBÓLICO NA CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS E NA DIALÉTICA INTERIORIZAÇÃO DA EXTERIORIZAÇÃO |
title |
FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES E AGENTES SOCIAIS: O PODER SIMBÓLICO NA CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS E NA DIALÉTICA INTERIORIZAÇÃO DA EXTERIORIZAÇÃO |
spellingShingle |
FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES E AGENTES SOCIAIS: O PODER SIMBÓLICO NA CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS E NA DIALÉTICA INTERIORIZAÇÃO DA EXTERIORIZAÇÃO Cavalcante, Cláudia Valente Educação Políticas Educacionais. Finalidades Educativas. Agentes Sociais. Finalidades Educativas |
title_short |
FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES E AGENTES SOCIAIS: O PODER SIMBÓLICO NA CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS E NA DIALÉTICA INTERIORIZAÇÃO DA EXTERIORIZAÇÃO |
title_full |
FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES E AGENTES SOCIAIS: O PODER SIMBÓLICO NA CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS E NA DIALÉTICA INTERIORIZAÇÃO DA EXTERIORIZAÇÃO |
title_fullStr |
FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES E AGENTES SOCIAIS: O PODER SIMBÓLICO NA CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS E NA DIALÉTICA INTERIORIZAÇÃO DA EXTERIORIZAÇÃO |
title_full_unstemmed |
FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES E AGENTES SOCIAIS: O PODER SIMBÓLICO NA CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS E NA DIALÉTICA INTERIORIZAÇÃO DA EXTERIORIZAÇÃO |
title_sort |
FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES E AGENTES SOCIAIS: O PODER SIMBÓLICO NA CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS E NA DIALÉTICA INTERIORIZAÇÃO DA EXTERIORIZAÇÃO |
author |
Cavalcante, Cláudia Valente |
author_facet |
Cavalcante, Cláudia Valente Lôbo, Daniella Couto |
author_role |
author |
author2 |
Lôbo, Daniella Couto |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavalcante, Cláudia Valente Lôbo, Daniella Couto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Políticas Educacionais. Finalidades Educativas. Agentes Sociais. Finalidades Educativas |
topic |
Educação Políticas Educacionais. Finalidades Educativas. Agentes Sociais. Finalidades Educativas |
description |
Este artigo tece discussões teóricas sobre políticas públicas, finalidades educativas escolares e agentes sociais e insere-se em um projeto maior que busca compreender as concepções de diferentes agentes educativos sobre finalidades educativas escolares no século XXI - um estudo no estado de Goiás. De caráter bibliográfico, tem como objetivo fazer uma reflexão sobre as políticas educacionais, as finalidades educativas escolares à luz dos conceitos de Poder Simbólico e de Campo (BOURDIEU, 1989) e problematiza dialeticamente a construção dos sentidos dos distintos agentes sociais e suas concepções acerca das finalidades educativas escolares internalizadas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-04 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8597 10.18224/educ.v24i1.8597 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8597 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v24i1.8597 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8597/5353 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Cláudia Valente Cavalcante, Daniella Couto Lôbo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Cláudia Valente Cavalcante, Daniella Couto Lôbo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 24 (2021); 18 páginas 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v24i1 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798319661033455616 |