Ação Social e Participação no Contexto da Creche
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3111 |
Resumo: | Resumo: a ação social e a participação são conceitos recorrentes nos discursos contemporâneos na educação infantil. O objetivo deste artigo é situar essas concepções e problematizar a sua efetivação no contexto das relações pedagógicas nas instituições de educação infantil. Para tal abordagem, toma por base o quadro teórico da Sociologia interpretativa de Weber, da Sociologia da Infância e da Pedagogia da Infância no sentido de indicar possibilidade de constituição de uma aprticipação protagônica como direito processual. Palavras-chave: Ação Social. Participação. Educação infantil. |
id |
PUC_GO-4_d5a3512a6ee08a3052fdaa9dd42b8837 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3111 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
spelling |
Ação Social e Participação no Contexto da CrecheResumo: a ação social e a participação são conceitos recorrentes nos discursos contemporâneos na educação infantil. O objetivo deste artigo é situar essas concepções e problematizar a sua efetivação no contexto das relações pedagógicas nas instituições de educação infantil. Para tal abordagem, toma por base o quadro teórico da Sociologia interpretativa de Weber, da Sociologia da Infância e da Pedagogia da Infância no sentido de indicar possibilidade de constituição de uma aprticipação protagônica como direito processual. Palavras-chave: Ação Social. Participação. Educação infantil.EDITORA DA PUC GOIÁS2014-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/311110.18224/educ.v16i2.3111Revista Educativa - Revista de Educação; v. 16, n. 2 (2013); 217-2281983-77711415-049210.18224/educ.v16i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3111/1893Coutinho, �?ngela Maria Scalabrininfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3111Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:47.335Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ação Social e Participação no Contexto da Creche |
title |
Ação Social e Participação no Contexto da Creche |
spellingShingle |
Ação Social e Participação no Contexto da Creche Coutinho, �?ngela Maria Scalabrin |
title_short |
Ação Social e Participação no Contexto da Creche |
title_full |
Ação Social e Participação no Contexto da Creche |
title_fullStr |
Ação Social e Participação no Contexto da Creche |
title_full_unstemmed |
Ação Social e Participação no Contexto da Creche |
title_sort |
Ação Social e Participação no Contexto da Creche |
author |
Coutinho, �?ngela Maria Scalabrin |
author_facet |
Coutinho, �?ngela Maria Scalabrin |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coutinho, �?ngela Maria Scalabrin |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Resumo: a ação social e a participação são conceitos recorrentes nos discursos contemporâneos na educação infantil. O objetivo deste artigo é situar essas concepções e problematizar a sua efetivação no contexto das relações pedagógicas nas instituições de educação infantil. Para tal abordagem, toma por base o quadro teórico da Sociologia interpretativa de Weber, da Sociologia da Infância e da Pedagogia da Infância no sentido de indicar possibilidade de constituição de uma aprticipação protagônica como direito processual. Palavras-chave: Ação Social. Participação. Educação infantil. |
description |
Resumo: a ação social e a participação são conceitos recorrentes nos discursos contemporâneos na educação infantil. O objetivo deste artigo é situar essas concepções e problematizar a sua efetivação no contexto das relações pedagógicas nas instituições de educação infantil. Para tal abordagem, toma por base o quadro teórico da Sociologia interpretativa de Weber, da Sociologia da Infância e da Pedagogia da Infância no sentido de indicar possibilidade de constituição de uma aprticipação protagônica como direito processual. Palavras-chave: Ação Social. Participação. Educação infantil. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3111 10.18224/educ.v16i2.3111 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3111 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v16i2.3111 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3111/1893 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 16, n. 2 (2013); 217-228 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v16i2 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
repository.name.fl_str_mv |
Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676341974237446144 |