CONCEP???â?¢ES DE EDUCA??O E SABERES ESCOLARES NA FORMA??O DE PROFESSORES: UMA LEITURA DE RELAT??â??RIOS DE INSTRU??O

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Rosa Lydia Teixeira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/895
Resumo: Neste estudo, privilegiamos os conteúdos de Relatórios de Instrução do Paraná correspondentes aos anos de 1900 a 1916. O nosso propósito é analisar os ideais e saberes preconizados por autoridades educacionais do Estado do Paraná que escreveram esses documentos com vistas à  formação de professores primários. Os resultados apontam para a necessidade de formar os educadores segundo o espírito científico em voga naquele momento que se constituía numa exigência do mundo moderno. A experimentação seria base dessa formação e o método intuitivo a sua orientação. Além disso, os professores deveriam dominar saberes que os permitissem educar as crianças para viver com civilidade. Nesse sentido, os conteúdos cívicos patrióticos seriam imprescindíveis. Essas autoridades tinham a preocupação com a formação do professorado para que este pudesse conhecer os melhores métodos de ensinar e, consequentemente, fosse capaz de preparar o aluno para a sociedade moderna.
id PUC_GO-4_d7bcb21e245cc89542b5c0a3ecac072c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/895
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling CONCEP???â?¢ES DE EDUCA??O E SABERES ESCOLARES NA FORMA??O DE PROFESSORES: UMA LEITURA DE RELAT??â??RIOS DE INSTRU??ONeste estudo, privilegiamos os conteúdos de Relatórios de Instrução do Paraná correspondentes aos anos de 1900 a 1916. O nosso propósito é analisar os ideais e saberes preconizados por autoridades educacionais do Estado do Paraná que escreveram esses documentos com vistas à  formação de professores primários. Os resultados apontam para a necessidade de formar os educadores segundo o espírito científico em voga naquele momento que se constituía numa exigência do mundo moderno. A experimentação seria base dessa formação e o método intuitivo a sua orientação. Além disso, os professores deveriam dominar saberes que os permitissem educar as crianças para viver com civilidade. Nesse sentido, os conteúdos cívicos patrióticos seriam imprescindíveis. Essas autoridades tinham a preocupação com a formação do professorado para que este pudesse conhecer os melhores métodos de ensinar e, consequentemente, fosse capaz de preparar o aluno para a sociedade moderna.EDITORA DA PUC GOIÁS2010-01-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/89510.18224/educ.v12i1.895Revista Educativa - Revista de Educação; v. 12, n. 1 (2009); 73-841983-77711415-049210.18224/educ.v12i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/895/633Corrêa, Rosa Lydia Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-01-22T19:22:46ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv CONCEP???â?¢ES DE EDUCA??O E SABERES ESCOLARES NA FORMA??O DE PROFESSORES: UMA LEITURA DE RELAT??â??RIOS DE INSTRU??O
title CONCEP???â?¢ES DE EDUCA??O E SABERES ESCOLARES NA FORMA??O DE PROFESSORES: UMA LEITURA DE RELAT??â??RIOS DE INSTRU??O
spellingShingle CONCEP???â?¢ES DE EDUCA??O E SABERES ESCOLARES NA FORMA??O DE PROFESSORES: UMA LEITURA DE RELAT??â??RIOS DE INSTRU??O
Corrêa, Rosa Lydia Teixeira
title_short CONCEP???â?¢ES DE EDUCA??O E SABERES ESCOLARES NA FORMA??O DE PROFESSORES: UMA LEITURA DE RELAT??â??RIOS DE INSTRU??O
title_full CONCEP???â?¢ES DE EDUCA??O E SABERES ESCOLARES NA FORMA??O DE PROFESSORES: UMA LEITURA DE RELAT??â??RIOS DE INSTRU??O
title_fullStr CONCEP???â?¢ES DE EDUCA??O E SABERES ESCOLARES NA FORMA??O DE PROFESSORES: UMA LEITURA DE RELAT??â??RIOS DE INSTRU??O
title_full_unstemmed CONCEP???â?¢ES DE EDUCA??O E SABERES ESCOLARES NA FORMA??O DE PROFESSORES: UMA LEITURA DE RELAT??â??RIOS DE INSTRU??O
title_sort CONCEP???â?¢ES DE EDUCA??O E SABERES ESCOLARES NA FORMA??O DE PROFESSORES: UMA LEITURA DE RELAT??â??RIOS DE INSTRU??O
author Corrêa, Rosa Lydia Teixeira
author_facet Corrêa, Rosa Lydia Teixeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Rosa Lydia Teixeira
description Neste estudo, privilegiamos os conteúdos de Relatórios de Instrução do Paraná correspondentes aos anos de 1900 a 1916. O nosso propósito é analisar os ideais e saberes preconizados por autoridades educacionais do Estado do Paraná que escreveram esses documentos com vistas à  formação de professores primários. Os resultados apontam para a necessidade de formar os educadores segundo o espírito científico em voga naquele momento que se constituía numa exigência do mundo moderno. A experimentação seria base dessa formação e o método intuitivo a sua orientação. Além disso, os professores deveriam dominar saberes que os permitissem educar as crianças para viver com civilidade. Nesse sentido, os conteúdos cívicos patrióticos seriam imprescindíveis. Essas autoridades tinham a preocupação com a formação do professorado para que este pudesse conhecer os melhores métodos de ensinar e, consequentemente, fosse capaz de preparar o aluno para a sociedade moderna.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-22
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/895
10.18224/educ.v12i1.895
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/895
identifier_str_mv 10.18224/educ.v12i1.895
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/895/633
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 12, n. 1 (2009); 73-84
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v12i1
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798319661773750272