O passado que não passa: a atualidade da contribuição do método em Marx para a formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resende, Anita C. Azevedo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5463
Resumo: Resumo: O texto discute a atualidade da contribuição do método dialético, a partir de considerações de Marx. Decorridos mais de um século da sua morte, e ainda se fazendo atuais estruturas e processos sociais contemporâneos a Marx, ainda é tempo de revisitar as questões por ele levantadas com relação às condições e possibilidades do conhecimento da realidade e, em decorrência, da intervenção direcionada e intencional nos desenvolvimentos históricos. Compreendendo que o professor é tributário dessa dupla exigência teórica e prática, o conhecimento rigoroso e a ação direcionada à práxis social, postula-se a atualidade da contribuição de Marx especialmente no que concerne à determinação material da consciência e da realidade, aos desafios do pensamento científico e à consideração, entre mais, das relações entre aparência e essência, singular e universal, abstrato e concreto, presente e passado. Palavras-chave: Método em Marx; Dialética; Marxismo.
id PUC_GO-4_e98a5a6ca390c98a51de3af4047b70c3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5463
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
spelling O passado que não passa: a atualidade da contribuição do método em Marx para a formação de professoresResumo: O texto discute a atualidade da contribuição do método dialético, a partir de considerações de Marx. Decorridos mais de um século da sua morte, e ainda se fazendo atuais estruturas e processos sociais contemporâneos a Marx, ainda é tempo de revisitar as questões por ele levantadas com relação às condições e possibilidades do conhecimento da realidade e, em decorrência, da intervenção direcionada e intencional nos desenvolvimentos históricos. Compreendendo que o professor é tributário dessa dupla exigência teórica e prática, o conhecimento rigoroso e a ação direcionada à práxis social, postula-se a atualidade da contribuição de Marx especialmente no que concerne à determinação material da consciência e da realidade, aos desafios do pensamento científico e à consideração, entre mais, das relações entre aparência e essência, singular e universal, abstrato e concreto, presente e passado. Palavras-chave: Método em Marx; Dialética; Marxismo.EDITORA DA PUC GOIÁSResende, Anita C. Azevedo2017-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/546310.18224/educ.v19i3.5463Revista Educativa - Revista de Educação; v. 19, n. 3 (2016); 1001-10191983-77711415-049210.18224/educ.v19i3reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5463/3020Direitos autorais 2017 Anita C. Azevedo Resendehttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5463Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:56.136Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv O passado que não passa: a atualidade da contribuição do método em Marx para a formação de professores
title O passado que não passa: a atualidade da contribuição do método em Marx para a formação de professores
spellingShingle O passado que não passa: a atualidade da contribuição do método em Marx para a formação de professores
Resende, Anita C. Azevedo
title_short O passado que não passa: a atualidade da contribuição do método em Marx para a formação de professores
title_full O passado que não passa: a atualidade da contribuição do método em Marx para a formação de professores
title_fullStr O passado que não passa: a atualidade da contribuição do método em Marx para a formação de professores
title_full_unstemmed O passado que não passa: a atualidade da contribuição do método em Marx para a formação de professores
title_sort O passado que não passa: a atualidade da contribuição do método em Marx para a formação de professores
author Resende, Anita C. Azevedo
author_facet Resende, Anita C. Azevedo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Resende, Anita C. Azevedo
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo: O texto discute a atualidade da contribuição do método dialético, a partir de considerações de Marx. Decorridos mais de um século da sua morte, e ainda se fazendo atuais estruturas e processos sociais contemporâneos a Marx, ainda é tempo de revisitar as questões por ele levantadas com relação às condições e possibilidades do conhecimento da realidade e, em decorrência, da intervenção direcionada e intencional nos desenvolvimentos históricos. Compreendendo que o professor é tributário dessa dupla exigência teórica e prática, o conhecimento rigoroso e a ação direcionada à práxis social, postula-se a atualidade da contribuição de Marx especialmente no que concerne à determinação material da consciência e da realidade, aos desafios do pensamento científico e à consideração, entre mais, das relações entre aparência e essência, singular e universal, abstrato e concreto, presente e passado. Palavras-chave: Método em Marx; Dialética; Marxismo.
description Resumo: O texto discute a atualidade da contribuição do método dialético, a partir de considerações de Marx. Decorridos mais de um século da sua morte, e ainda se fazendo atuais estruturas e processos sociais contemporâneos a Marx, ainda é tempo de revisitar as questões por ele levantadas com relação às condições e possibilidades do conhecimento da realidade e, em decorrência, da intervenção direcionada e intencional nos desenvolvimentos históricos. Compreendendo que o professor é tributário dessa dupla exigência teórica e prática, o conhecimento rigoroso e a ação direcionada à práxis social, postula-se a atualidade da contribuição de Marx especialmente no que concerne à determinação material da consciência e da realidade, aos desafios do pensamento científico e à consideração, entre mais, das relações entre aparência e essência, singular e universal, abstrato e concreto, presente e passado. Palavras-chave: Método em Marx; Dialética; Marxismo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-21
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5463
10.18224/educ.v19i3.5463
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5463
identifier_str_mv 10.18224/educ.v19i3.5463
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5463/3020
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Anita C. Azevedo Resende
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Anita C. Azevedo Resende
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 19, n. 3 (2016); 1001-1019
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v19i3
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
repository.name.fl_str_mv Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676341974318186497