A um passo de ser professora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Inês Catarina de Tavares
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/20718
Resumo: O presente Relatório de Estágio (RE) surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), que se encontra no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB) e de Matemática e Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino Básico (2ºCEB). Este documento procura descrever o processo da formação da mestranda durante a PES e permite a habilitação para a docência nas áreas supracitadas. Na elaboração deste RE foram mobilizados no âmbito da ação, pressupostos teóricos e legais que suportam a prática educativa e pedagógica da mestranda. Toda esta prática possibilitou a construção da identidade profissional e transformação dos saberes da mestranda. Durante a PES, a mestranda contactou com dois ciclos de ensino distintos, o 1ºCEB e o 2ºCEB, nos quais teve a oportunidade de implementar diferentes estratégias e explorar vários recursos, adequados às características de cada um dos contextos. Para além disso, a mestranda desenvolveu a sua PES em dois tipos de modalidade de ensino: o ensino presencial e o Ensino a Distância (E@D). Neste documento, face a uma metodologia de investigação-ação, apresenta-se um capítulo referente à dimensão investigativa, em formato de artigo científico, onde se procurou averiguar de que forma a gamificação estimula o interesse e a motivação dos alunos; contribui para o desenvolvimento da comunicação em pequeno e grande grupos; promove o trabalho colaborativo. Esta investigação, proporcionou à mestranda um conhecimento científico e pedagógico sobre a gamificação. Para compreender o impacto que a gamificação teria no grupo de alunos, a mestranda recorreu a diferentes instrumentos de recolha de dados, tais como: narrações multimodais, grelhas de observação, um inquérito por questionários aos alunos e uma entrevista à professora titular. Os dados recolhidos foram analisados e ajudaram a mestranda a dar resposta às suas questões de investigação, bem como, permitiram verificar se os objetivos delineados foram ou não atingidos. Esta conclusão é suportada pelo facto da maioria dos inqueridos ter concordado que as estratégias gamificadas estimulam a motivação e o interesse dos discentes. Com a conclusão do Relatório de Estágio, a mestranda encontra-se A um passo de Ser Professora.
id RCAP_cc29546a3095949cf4159a14f23d400b
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/20718
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A um passo de ser professoraPrática de ensino supervisionadaConstrução da identidade profissionalInvestigação-açãoGamificaçãoSupervised teaching practiceConstruction of the master´s professional identityAction-researchGamificationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório de Estágio (RE) surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), que se encontra no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB) e de Matemática e Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino Básico (2ºCEB). Este documento procura descrever o processo da formação da mestranda durante a PES e permite a habilitação para a docência nas áreas supracitadas. Na elaboração deste RE foram mobilizados no âmbito da ação, pressupostos teóricos e legais que suportam a prática educativa e pedagógica da mestranda. Toda esta prática possibilitou a construção da identidade profissional e transformação dos saberes da mestranda. Durante a PES, a mestranda contactou com dois ciclos de ensino distintos, o 1ºCEB e o 2ºCEB, nos quais teve a oportunidade de implementar diferentes estratégias e explorar vários recursos, adequados às características de cada um dos contextos. Para além disso, a mestranda desenvolveu a sua PES em dois tipos de modalidade de ensino: o ensino presencial e o Ensino a Distância (E@D). Neste documento, face a uma metodologia de investigação-ação, apresenta-se um capítulo referente à dimensão investigativa, em formato de artigo científico, onde se procurou averiguar de que forma a gamificação estimula o interesse e a motivação dos alunos; contribui para o desenvolvimento da comunicação em pequeno e grande grupos; promove o trabalho colaborativo. Esta investigação, proporcionou à mestranda um conhecimento científico e pedagógico sobre a gamificação. Para compreender o impacto que a gamificação teria no grupo de alunos, a mestranda recorreu a diferentes instrumentos de recolha de dados, tais como: narrações multimodais, grelhas de observação, um inquérito por questionários aos alunos e uma entrevista à professora titular. Os dados recolhidos foram analisados e ajudaram a mestranda a dar resposta às suas questões de investigação, bem como, permitiram verificar se os objetivos delineados foram ou não atingidos. Esta conclusão é suportada pelo facto da maioria dos inqueridos ter concordado que as estratégias gamificadas estimulam a motivação e o interesse dos discentes. Com a conclusão do Relatório de Estágio, a mestranda encontra-se A um passo de Ser Professora.This Internship Report is part of the Supervised Teaching Practice curricular unit, which is part of the study plan of the Master's Degree in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education and of Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. This document seeks to describe the process of the master's student's training during the Supervised Teaching Practice and allows her to qualify for teaching in the above-mentioned areas. In the elaboration of this internship report, theoretical and legal assumptions that support the master's educational and pedagogical practice were mobilized in the scope of action. All this practice enabled the construction of the master's professional identity and the transformation of the master's student's knowledge. During the Supervised Teaching Practice, the student had contact with two different teaching cycles, the 1st and 2nd cycles, in which she had the opportunity to implement different strategies and explore several resources, appropriate to the characteristics of each of the contexts. In addition, the student developed her Supervised Teaching Practice in two types of teaching modality: face-to-face teaching and distance learning. In this document, considering an action-research methodology, a chapter is presented referring to the investigative dimension, in the format of a scientific article, which sought to investigate how gamification stimulates student interest and motivation; contributes to the development of communication in small and large groups; and promotes collaborative work. This research provided the student with scientific and pedagogical knowledge about gamification. To understand the impact that gamification would have on that group of students, the student used different data collection tools, such as multimodal storytelling, observation grids, a questionnaire survey to students and an interview with the head teacher. The data collected was analyzed and helped the student to answer her research questions, as well as to verify whether or not the outlined objectives were met. This conclusion is supported by the fact that most respondents agreed that gamified strategies stimulate students' motivation and interest. With the conclusion of the Internship Report, the master’s student is One step away from Being a Teacher.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRodrigues, Pedro CorreiaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoLopes, Inês Catarina de Tavares2022-07-25T17:15:10Z202220222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/20718TID:203043723porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-14T01:46:37Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/20718Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:40:48.838441Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A um passo de ser professora
title A um passo de ser professora
spellingShingle A um passo de ser professora
Lopes, Inês Catarina de Tavares
Prática de ensino supervisionada
Construção da identidade profissional
Investigação-ação
Gamificação
Supervised teaching practice
Construction of the master´s professional identity
Action-research
Gamification
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A um passo de ser professora
title_full A um passo de ser professora
title_fullStr A um passo de ser professora
title_full_unstemmed A um passo de ser professora
title_sort A um passo de ser professora
author Lopes, Inês Catarina de Tavares
author_facet Lopes, Inês Catarina de Tavares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Pedro Correia
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Inês Catarina de Tavares
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada
Construção da identidade profissional
Investigação-ação
Gamificação
Supervised teaching practice
Construction of the master´s professional identity
Action-research
Gamification
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática de ensino supervisionada
Construção da identidade profissional
Investigação-ação
Gamificação
Supervised teaching practice
Construction of the master´s professional identity
Action-research
Gamification
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente Relatório de Estágio (RE) surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), que se encontra no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB) e de Matemática e Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino Básico (2ºCEB). Este documento procura descrever o processo da formação da mestranda durante a PES e permite a habilitação para a docência nas áreas supracitadas. Na elaboração deste RE foram mobilizados no âmbito da ação, pressupostos teóricos e legais que suportam a prática educativa e pedagógica da mestranda. Toda esta prática possibilitou a construção da identidade profissional e transformação dos saberes da mestranda. Durante a PES, a mestranda contactou com dois ciclos de ensino distintos, o 1ºCEB e o 2ºCEB, nos quais teve a oportunidade de implementar diferentes estratégias e explorar vários recursos, adequados às características de cada um dos contextos. Para além disso, a mestranda desenvolveu a sua PES em dois tipos de modalidade de ensino: o ensino presencial e o Ensino a Distância (E@D). Neste documento, face a uma metodologia de investigação-ação, apresenta-se um capítulo referente à dimensão investigativa, em formato de artigo científico, onde se procurou averiguar de que forma a gamificação estimula o interesse e a motivação dos alunos; contribui para o desenvolvimento da comunicação em pequeno e grande grupos; promove o trabalho colaborativo. Esta investigação, proporcionou à mestranda um conhecimento científico e pedagógico sobre a gamificação. Para compreender o impacto que a gamificação teria no grupo de alunos, a mestranda recorreu a diferentes instrumentos de recolha de dados, tais como: narrações multimodais, grelhas de observação, um inquérito por questionários aos alunos e uma entrevista à professora titular. Os dados recolhidos foram analisados e ajudaram a mestranda a dar resposta às suas questões de investigação, bem como, permitiram verificar se os objetivos delineados foram ou não atingidos. Esta conclusão é suportada pelo facto da maioria dos inqueridos ter concordado que as estratégias gamificadas estimulam a motivação e o interesse dos discentes. Com a conclusão do Relatório de Estágio, a mestranda encontra-se A um passo de Ser Professora.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-25T17:15:10Z
2022
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/20718
TID:203043723
url http://hdl.handle.net/10400.22/20718
identifier_str_mv TID:203043723
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131496355725312