A um passo de ser professora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/20718 |
Resumo: | O presente Relatório de Estágio (RE) surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), que se encontra no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB) e de Matemática e Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino Básico (2ºCEB). Este documento procura descrever o processo da formação da mestranda durante a PES e permite a habilitação para a docência nas áreas supracitadas. Na elaboração deste RE foram mobilizados no âmbito da ação, pressupostos teóricos e legais que suportam a prática educativa e pedagógica da mestranda. Toda esta prática possibilitou a construção da identidade profissional e transformação dos saberes da mestranda. Durante a PES, a mestranda contactou com dois ciclos de ensino distintos, o 1ºCEB e o 2ºCEB, nos quais teve a oportunidade de implementar diferentes estratégias e explorar vários recursos, adequados às características de cada um dos contextos. Para além disso, a mestranda desenvolveu a sua PES em dois tipos de modalidade de ensino: o ensino presencial e o Ensino a Distância (E@D). Neste documento, face a uma metodologia de investigação-ação, apresenta-se um capítulo referente à dimensão investigativa, em formato de artigo científico, onde se procurou averiguar de que forma a gamificação estimula o interesse e a motivação dos alunos; contribui para o desenvolvimento da comunicação em pequeno e grande grupos; promove o trabalho colaborativo. Esta investigação, proporcionou à mestranda um conhecimento científico e pedagógico sobre a gamificação. Para compreender o impacto que a gamificação teria no grupo de alunos, a mestranda recorreu a diferentes instrumentos de recolha de dados, tais como: narrações multimodais, grelhas de observação, um inquérito por questionários aos alunos e uma entrevista à professora titular. Os dados recolhidos foram analisados e ajudaram a mestranda a dar resposta às suas questões de investigação, bem como, permitiram verificar se os objetivos delineados foram ou não atingidos. Esta conclusão é suportada pelo facto da maioria dos inqueridos ter concordado que as estratégias gamificadas estimulam a motivação e o interesse dos discentes. Com a conclusão do Relatório de Estágio, a mestranda encontra-se A um passo de Ser Professora. |
id |
RCAP_cc29546a3095949cf4159a14f23d400b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/20718 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A um passo de ser professoraPrática de ensino supervisionadaConstrução da identidade profissionalInvestigação-açãoGamificaçãoSupervised teaching practiceConstruction of the master´s professional identityAction-researchGamificationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório de Estágio (RE) surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), que se encontra no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB) e de Matemática e Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino Básico (2ºCEB). Este documento procura descrever o processo da formação da mestranda durante a PES e permite a habilitação para a docência nas áreas supracitadas. Na elaboração deste RE foram mobilizados no âmbito da ação, pressupostos teóricos e legais que suportam a prática educativa e pedagógica da mestranda. Toda esta prática possibilitou a construção da identidade profissional e transformação dos saberes da mestranda. Durante a PES, a mestranda contactou com dois ciclos de ensino distintos, o 1ºCEB e o 2ºCEB, nos quais teve a oportunidade de implementar diferentes estratégias e explorar vários recursos, adequados às características de cada um dos contextos. Para além disso, a mestranda desenvolveu a sua PES em dois tipos de modalidade de ensino: o ensino presencial e o Ensino a Distância (E@D). Neste documento, face a uma metodologia de investigação-ação, apresenta-se um capítulo referente à dimensão investigativa, em formato de artigo científico, onde se procurou averiguar de que forma a gamificação estimula o interesse e a motivação dos alunos; contribui para o desenvolvimento da comunicação em pequeno e grande grupos; promove o trabalho colaborativo. Esta investigação, proporcionou à mestranda um conhecimento científico e pedagógico sobre a gamificação. Para compreender o impacto que a gamificação teria no grupo de alunos, a mestranda recorreu a diferentes instrumentos de recolha de dados, tais como: narrações multimodais, grelhas de observação, um inquérito por questionários aos alunos e uma entrevista à professora titular. Os dados recolhidos foram analisados e ajudaram a mestranda a dar resposta às suas questões de investigação, bem como, permitiram verificar se os objetivos delineados foram ou não atingidos. Esta conclusão é suportada pelo facto da maioria dos inqueridos ter concordado que as estratégias gamificadas estimulam a motivação e o interesse dos discentes. Com a conclusão do Relatório de Estágio, a mestranda encontra-se A um passo de Ser Professora.This Internship Report is part of the Supervised Teaching Practice curricular unit, which is part of the study plan of the Master's Degree in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education and of Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. This document seeks to describe the process of the master's student's training during the Supervised Teaching Practice and allows her to qualify for teaching in the above-mentioned areas. In the elaboration of this internship report, theoretical and legal assumptions that support the master's educational and pedagogical practice were mobilized in the scope of action. All this practice enabled the construction of the master's professional identity and the transformation of the master's student's knowledge. During the Supervised Teaching Practice, the student had contact with two different teaching cycles, the 1st and 2nd cycles, in which she had the opportunity to implement different strategies and explore several resources, appropriate to the characteristics of each of the contexts. In addition, the student developed her Supervised Teaching Practice in two types of teaching modality: face-to-face teaching and distance learning. In this document, considering an action-research methodology, a chapter is presented referring to the investigative dimension, in the format of a scientific article, which sought to investigate how gamification stimulates student interest and motivation; contributes to the development of communication in small and large groups; and promotes collaborative work. This research provided the student with scientific and pedagogical knowledge about gamification. To understand the impact that gamification would have on that group of students, the student used different data collection tools, such as multimodal storytelling, observation grids, a questionnaire survey to students and an interview with the head teacher. The data collected was analyzed and helped the student to answer her research questions, as well as to verify whether or not the outlined objectives were met. This conclusion is supported by the fact that most respondents agreed that gamified strategies stimulate students' motivation and interest. With the conclusion of the Internship Report, the master’s student is One step away from Being a Teacher.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRodrigues, Pedro CorreiaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoLopes, Inês Catarina de Tavares2022-07-25T17:15:10Z202220222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/20718TID:203043723porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-14T01:46:37Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/20718Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:40:48.838441Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A um passo de ser professora |
title |
A um passo de ser professora |
spellingShingle |
A um passo de ser professora Lopes, Inês Catarina de Tavares Prática de ensino supervisionada Construção da identidade profissional Investigação-ação Gamificação Supervised teaching practice Construction of the master´s professional identity Action-research Gamification Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A um passo de ser professora |
title_full |
A um passo de ser professora |
title_fullStr |
A um passo de ser professora |
title_full_unstemmed |
A um passo de ser professora |
title_sort |
A um passo de ser professora |
author |
Lopes, Inês Catarina de Tavares |
author_facet |
Lopes, Inês Catarina de Tavares |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Pedro Correia Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Inês Catarina de Tavares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada Construção da identidade profissional Investigação-ação Gamificação Supervised teaching practice Construction of the master´s professional identity Action-research Gamification Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Prática de ensino supervisionada Construção da identidade profissional Investigação-ação Gamificação Supervised teaching practice Construction of the master´s professional identity Action-research Gamification Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente Relatório de Estágio (RE) surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), que se encontra no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB) e de Matemática e Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino Básico (2ºCEB). Este documento procura descrever o processo da formação da mestranda durante a PES e permite a habilitação para a docência nas áreas supracitadas. Na elaboração deste RE foram mobilizados no âmbito da ação, pressupostos teóricos e legais que suportam a prática educativa e pedagógica da mestranda. Toda esta prática possibilitou a construção da identidade profissional e transformação dos saberes da mestranda. Durante a PES, a mestranda contactou com dois ciclos de ensino distintos, o 1ºCEB e o 2ºCEB, nos quais teve a oportunidade de implementar diferentes estratégias e explorar vários recursos, adequados às características de cada um dos contextos. Para além disso, a mestranda desenvolveu a sua PES em dois tipos de modalidade de ensino: o ensino presencial e o Ensino a Distância (E@D). Neste documento, face a uma metodologia de investigação-ação, apresenta-se um capítulo referente à dimensão investigativa, em formato de artigo científico, onde se procurou averiguar de que forma a gamificação estimula o interesse e a motivação dos alunos; contribui para o desenvolvimento da comunicação em pequeno e grande grupos; promove o trabalho colaborativo. Esta investigação, proporcionou à mestranda um conhecimento científico e pedagógico sobre a gamificação. Para compreender o impacto que a gamificação teria no grupo de alunos, a mestranda recorreu a diferentes instrumentos de recolha de dados, tais como: narrações multimodais, grelhas de observação, um inquérito por questionários aos alunos e uma entrevista à professora titular. Os dados recolhidos foram analisados e ajudaram a mestranda a dar resposta às suas questões de investigação, bem como, permitiram verificar se os objetivos delineados foram ou não atingidos. Esta conclusão é suportada pelo facto da maioria dos inqueridos ter concordado que as estratégias gamificadas estimulam a motivação e o interesse dos discentes. Com a conclusão do Relatório de Estágio, a mestranda encontra-se A um passo de Ser Professora. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-25T17:15:10Z 2022 2022 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/20718 TID:203043723 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/20718 |
identifier_str_mv |
TID:203043723 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131496355725312 |