Formação dos professores: primeiro passo para a inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Mediane Silva Ribeiro
Data de Publicação: 2010
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/00130000121mg
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1294
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.
id UFSM_09e0db2b32263a85c0d7b4cf249360a6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/1294
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Formação dos professores: primeiro passo para a inclusãoFormação de professoresInclusãoPrática pedagógicaArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.O presente trabalho busca fazer uma reflexão sobre a dificuldade dos professores das escolas públicas em atender de maneira eficiente o aluno com necessidades educacionais especiais. O trabalho é fundamentado na LDBEN 9394/96 que garante o direito do aluno com necessidades educacionais especiais a freqüentar a escola regular e tem como tema: “A NECESSIDADE DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO ENSINO BÁSICO PARA ATENDIMENTO AO ALUNO COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. Baseado em estudos de autores que centralizam o papel do professor, como possibilitador ou não desta inclusão, o trabalho tem como objetivo investigar a importância da formação dos professores a fim de atender de forma justa e qualificada os alunos com necessidades educacionais especiais A partir de entrevistas semi-estruturadas feitas com quatro professores da cidade de Governador Valadares – MG que atuam junto a alunos com necessidades educacionais especiais pode-se constatar a insegurança, a falta de informação, o medo e o anseio dos professores em relação a inclusão, o que vem reafirmar a grande necessidade de um preparo desses professores, através de cursos de formação.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoOliveira, Biviane Moro deBatista, Mediane Silva Ribeiro2016-03-01T12:52:38Z2016-03-01T12:52:38Z20102010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1294ark:/26339/00130000121mgporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:53:17Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1294Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:53:17Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação dos professores: primeiro passo para a inclusão
title Formação dos professores: primeiro passo para a inclusão
spellingShingle Formação dos professores: primeiro passo para a inclusão
Batista, Mediane Silva Ribeiro
Formação de professores
Inclusão
Prática pedagógica
title_short Formação dos professores: primeiro passo para a inclusão
title_full Formação dos professores: primeiro passo para a inclusão
title_fullStr Formação dos professores: primeiro passo para a inclusão
title_full_unstemmed Formação dos professores: primeiro passo para a inclusão
title_sort Formação dos professores: primeiro passo para a inclusão
author Batista, Mediane Silva Ribeiro
author_facet Batista, Mediane Silva Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Biviane Moro de
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Mediane Silva Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Inclusão
Prática pedagógica
topic Formação de professores
Inclusão
Prática pedagógica
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010
2016-03-01T12:52:38Z
2016-03-01T12:52:38Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1294
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/00130000121mg
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1294
identifier_str_mv ark:/26339/00130000121mg
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172434183061504