EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE MEMÓRIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8669 |
Resumo: | O presente artigo é fruto das pesquisas em educação do campo, memória e movimentos sociais, numa perspectiva histórica e emancipadora. Nosso objetivo principal foi compreender o processo de construção da memória e suas interfaces com as relações humanas, tornando-se um instrumento metodológico relevante na construção, interpretação e reinterpretação dos processos históricos e sociais. A pesquisa documental foi desenvolvida, predominantemente, em acervos bibliográficos. Entre as fontes de investigação, utilizamos legislações, portarias, decretos e referenciais teóricos sobre memória e educação do campo. Os resultados mostram que a educação do campo reflete toda resistência da classe oprimida contra o sistema opressor. |
id |
PUC_GO-4_f4ce6b7bc058c4f42b6a729f72f4b1fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/8669 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE MEMÓRIAEducação do campo. História. Memória.Educação e Movimentos SociaisO presente artigo é fruto das pesquisas em educação do campo, memória e movimentos sociais, numa perspectiva histórica e emancipadora. Nosso objetivo principal foi compreender o processo de construção da memória e suas interfaces com as relações humanas, tornando-se um instrumento metodológico relevante na construção, interpretação e reinterpretação dos processos históricos e sociais. A pesquisa documental foi desenvolvida, predominantemente, em acervos bibliográficos. Entre as fontes de investigação, utilizamos legislações, portarias, decretos e referenciais teóricos sobre memória e educação do campo. Os resultados mostram que a educação do campo reflete toda resistência da classe oprimida contra o sistema opressor.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2021-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/866910.18224/educ.v24i1.8669Revista Educativa - Education Journal; Vol. 24 (2021); 25 páginasRevista Educativa - Revista de Educación; Vol. 24 (2021); 25 páginasRevista Educativa - Magazine éducatif; Vol. 24 (2021); 25 páginasRevista Educativa - Revista de Educação; v. 24 (2021); 25 páginas1983-777110.18224/educ.v24i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8669/5362Copyright (c) 2021 Ramofly Bicalho, Clodoaldo Ferreira de Oliveira Sacramento, Marília Lopes Camposinfo:eu-repo/semantics/openAccessSacramento, Clodoaldo Ferreira de OliveiraCampos, Marília LopesBicalho, Ramofly2022-04-11T15:25:33Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/8669Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativaONGhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai||educativa@pucgoias.edu.br1983-77711415-0492opendoar:2022-04-11T15:25:33Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE MEMÓRIA |
title |
EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE MEMÓRIA |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE MEMÓRIA Sacramento, Clodoaldo Ferreira de Oliveira Educação do campo. História. Memória. Educação e Movimentos Sociais |
title_short |
EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE MEMÓRIA |
title_full |
EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE MEMÓRIA |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE MEMÓRIA |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE MEMÓRIA |
title_sort |
EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE MEMÓRIA |
author |
Sacramento, Clodoaldo Ferreira de Oliveira |
author_facet |
Sacramento, Clodoaldo Ferreira de Oliveira Campos, Marília Lopes Bicalho, Ramofly |
author_role |
author |
author2 |
Campos, Marília Lopes Bicalho, Ramofly |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sacramento, Clodoaldo Ferreira de Oliveira Campos, Marília Lopes Bicalho, Ramofly |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação do campo. História. Memória. Educação e Movimentos Sociais |
topic |
Educação do campo. História. Memória. Educação e Movimentos Sociais |
description |
O presente artigo é fruto das pesquisas em educação do campo, memória e movimentos sociais, numa perspectiva histórica e emancipadora. Nosso objetivo principal foi compreender o processo de construção da memória e suas interfaces com as relações humanas, tornando-se um instrumento metodológico relevante na construção, interpretação e reinterpretação dos processos históricos e sociais. A pesquisa documental foi desenvolvida, predominantemente, em acervos bibliográficos. Entre as fontes de investigação, utilizamos legislações, portarias, decretos e referenciais teóricos sobre memória e educação do campo. Os resultados mostram que a educação do campo reflete toda resistência da classe oprimida contra o sistema opressor. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8669 10.18224/educ.v24i1.8669 |
url |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8669 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v24i1.8669 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8669/5362 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Ramofly Bicalho, Clodoaldo Ferreira de Oliveira Sacramento, Marília Lopes Campos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Ramofly Bicalho, Clodoaldo Ferreira de Oliveira Sacramento, Marília Lopes Campos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Education Journal; Vol. 24 (2021); 25 páginas Revista Educativa - Revista de Educación; Vol. 24 (2021); 25 páginas Revista Educativa - Magazine éducatif; Vol. 24 (2021); 25 páginas Revista Educativa - Revista de Educação; v. 24 (2021); 25 páginas 1983-7771 10.18224/educ.v24i1 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
repository.name.fl_str_mv |
Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||educativa@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1798319659788795904 |