UNA APROXIMACIÓN A LA HISTORIA DE LA EDUCACIÓN INFANTIL EN COLOMBIA: RELATOS QUE REVELAN EL MISTERIO DE LA INFANCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martínez Cano, Paula Andrea
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ramírez Osorio, Yólida Yajasiel, Sánchez, Jesús Alberto Echeverri
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7119
Resumo: La educación de la primera infancia es una responsabilidad del estado que en Colombia tiene pocos años de desarrollo. El presente artículo describe a manera de relatos un recorrido por la historia de la educación de la infancia resaltando algunos hitos que en materia de política, programas y movilización social permiten comprender las estrategias de atención integral para niños y niñas desde la gestación hasta los seis años de edad, en la actualidad llamada DE CERO A SIEMPRE, ésta como Política Educativa para la Primera Infancia que permite visibilizar acciones y garantizar el derecho de niños y niñas en esta edad UMA APROXIMAÇÃO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA COLÔMBIA: HISTÓRIAS QUE REVELAM O MISTÉRIO DA INFÂNCIA Resumo: a educação infantil é uma responsabilidade do estado que na Colômbia tem alguns anos de desenvolvimento. Este artigo apresenta como história um percurso pela história da educação infantil destacando alguns marcos na política, programas e mobilização social para compreender estratégias de atenção integral à criança desde a gestação até seis anos de idade, atualmente denominada DE CERO A SIEMPRE, esta como uma Política Educacional da Primeira Infância que permite a visibilidade das ações e a garantia do direito das crianças nessa idade. Palavras-chave: Infância. Educação Infantil. Historia. AN APPROACH TO THE CHILDREN EDUCATION HISTORY IN COLOMBIA: STORIES REVEALING THE MYSTERY OF CHILDHOOD Abstract: early childhood education is a responsibility of the state that in Colombia has only a few years of development. The present article describes as a story a journey through the history of childhood education highlighting some milestones that in terms of policy, programs and social mobilization can understand comprehensive care strategies for children from pregnancy to six years of age, currently called de zero al siempre, this as Educational Policy for Early Childhood that allows to visualize actions and guarantee the right of children in this age. Keywords: Childhood. Early childhood education. History.
id PUC_GO-4_ff1c5d44ed7fbb73e368f4f401c6b567
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7119
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
spelling UNA APROXIMACIÓN A LA HISTORIA DE LA EDUCACIÓN INFANTIL EN COLOMBIA: RELATOS QUE REVELAN EL MISTERIO DE LA INFANCIAHistória da Educação; Educação Infantil; InfânciaInfancia; Educación Infantil; Historia.História da Educação; Criança; América LatinaLa educación de la primera infancia es una responsabilidad del estado que en Colombia tiene pocos años de desarrollo. El presente artículo describe a manera de relatos un recorrido por la historia de la educación de la infancia resaltando algunos hitos que en materia de política, programas y movilización social permiten comprender las estrategias de atención integral para niños y niñas desde la gestación hasta los seis años de edad, en la actualidad llamada DE CERO A SIEMPRE, ésta como Política Educativa para la Primera Infancia que permite visibilizar acciones y garantizar el derecho de niños y niñas en esta edad UMA APROXIMAÇÃO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA COLÔMBIA: HISTÓRIAS QUE REVELAM O MISTÉRIO DA INFÂNCIA Resumo: a educação infantil é uma responsabilidade do estado que na Colômbia tem alguns anos de desenvolvimento. Este artigo apresenta como história um percurso pela história da educação infantil destacando alguns marcos na política, programas e mobilização social para compreender estratégias de atenção integral à criança desde a gestação até seis anos de idade, atualmente denominada DE CERO A SIEMPRE, esta como uma Política Educacional da Primeira Infância que permite a visibilidade das ações e a garantia do direito das crianças nessa idade. Palavras-chave: Infância. Educação Infantil. Historia. AN APPROACH TO THE CHILDREN EDUCATION HISTORY IN COLOMBIA: STORIES REVEALING THE MYSTERY OF CHILDHOOD Abstract: early childhood education is a responsibility of the state that in Colombia has only a few years of development. The present article describes as a story a journey through the history of childhood education highlighting some milestones that in terms of policy, programs and social mobilization can understand comprehensive care strategies for children from pregnancy to six years of age, currently called de zero al siempre, this as Educational Policy for Early Childhood that allows to visualize actions and guarantee the right of children in this age. Keywords: Childhood. Early childhood education. History.EDITORA DA PUC GOIÁSMartínez Cano, Paula AndreaRamírez Osorio, Yólida YajasielSánchez, Jesús Alberto Echeverri2019-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/711910.18224/educ.v21i2.7119Revista Educativa - Revista de Educação; v. 21, n. 2 (2018); 287-3011983-77711415-049210.18224/educ.v21i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOspahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7119/4231Direitos autorais 2019 Paula Andrea Martínez Cano, Yólida Yajasiel Ramírez Osorio, Jesús Alberto Echeverri Sánchezinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:18:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7119Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:18:03.766Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv UNA APROXIMACIÓN A LA HISTORIA DE LA EDUCACIÓN INFANTIL EN COLOMBIA: RELATOS QUE REVELAN EL MISTERIO DE LA INFANCIA
title UNA APROXIMACIÓN A LA HISTORIA DE LA EDUCACIÓN INFANTIL EN COLOMBIA: RELATOS QUE REVELAN EL MISTERIO DE LA INFANCIA
spellingShingle UNA APROXIMACIÓN A LA HISTORIA DE LA EDUCACIÓN INFANTIL EN COLOMBIA: RELATOS QUE REVELAN EL MISTERIO DE LA INFANCIA
Martínez Cano, Paula Andrea
História da Educação; Educação Infantil; Infância
Infancia; Educación Infantil; Historia.
História da Educação; Criança; América Latina
title_short UNA APROXIMACIÓN A LA HISTORIA DE LA EDUCACIÓN INFANTIL EN COLOMBIA: RELATOS QUE REVELAN EL MISTERIO DE LA INFANCIA
title_full UNA APROXIMACIÓN A LA HISTORIA DE LA EDUCACIÓN INFANTIL EN COLOMBIA: RELATOS QUE REVELAN EL MISTERIO DE LA INFANCIA
title_fullStr UNA APROXIMACIÓN A LA HISTORIA DE LA EDUCACIÓN INFANTIL EN COLOMBIA: RELATOS QUE REVELAN EL MISTERIO DE LA INFANCIA
title_full_unstemmed UNA APROXIMACIÓN A LA HISTORIA DE LA EDUCACIÓN INFANTIL EN COLOMBIA: RELATOS QUE REVELAN EL MISTERIO DE LA INFANCIA
title_sort UNA APROXIMACIÓN A LA HISTORIA DE LA EDUCACIÓN INFANTIL EN COLOMBIA: RELATOS QUE REVELAN EL MISTERIO DE LA INFANCIA
author Martínez Cano, Paula Andrea
author_facet Martínez Cano, Paula Andrea
Ramírez Osorio, Yólida Yajasiel
Sánchez, Jesús Alberto Echeverri
author_role author
author2 Ramírez Osorio, Yólida Yajasiel
Sánchez, Jesús Alberto Echeverri
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Martínez Cano, Paula Andrea
Ramírez Osorio, Yólida Yajasiel
Sánchez, Jesús Alberto Echeverri
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação; Educação Infantil; Infância
Infancia; Educación Infantil; Historia.
História da Educação; Criança; América Latina
topic História da Educação; Educação Infantil; Infância
Infancia; Educación Infantil; Historia.
História da Educação; Criança; América Latina
dc.description.none.fl_txt_mv La educación de la primera infancia es una responsabilidad del estado que en Colombia tiene pocos años de desarrollo. El presente artículo describe a manera de relatos un recorrido por la historia de la educación de la infancia resaltando algunos hitos que en materia de política, programas y movilización social permiten comprender las estrategias de atención integral para niños y niñas desde la gestación hasta los seis años de edad, en la actualidad llamada DE CERO A SIEMPRE, ésta como Política Educativa para la Primera Infancia que permite visibilizar acciones y garantizar el derecho de niños y niñas en esta edad UMA APROXIMAÇÃO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA COLÔMBIA: HISTÓRIAS QUE REVELAM O MISTÉRIO DA INFÂNCIA Resumo: a educação infantil é uma responsabilidade do estado que na Colômbia tem alguns anos de desenvolvimento. Este artigo apresenta como história um percurso pela história da educação infantil destacando alguns marcos na política, programas e mobilização social para compreender estratégias de atenção integral à criança desde a gestação até seis anos de idade, atualmente denominada DE CERO A SIEMPRE, esta como uma Política Educacional da Primeira Infância que permite a visibilidade das ações e a garantia do direito das crianças nessa idade. Palavras-chave: Infância. Educação Infantil. Historia. AN APPROACH TO THE CHILDREN EDUCATION HISTORY IN COLOMBIA: STORIES REVEALING THE MYSTERY OF CHILDHOOD Abstract: early childhood education is a responsibility of the state that in Colombia has only a few years of development. The present article describes as a story a journey through the history of childhood education highlighting some milestones that in terms of policy, programs and social mobilization can understand comprehensive care strategies for children from pregnancy to six years of age, currently called de zero al siempre, this as Educational Policy for Early Childhood that allows to visualize actions and guarantee the right of children in this age. Keywords: Childhood. Early childhood education. History.
description La educación de la primera infancia es una responsabilidad del estado que en Colombia tiene pocos años de desarrollo. El presente artículo describe a manera de relatos un recorrido por la historia de la educación de la infancia resaltando algunos hitos que en materia de política, programas y movilización social permiten comprender las estrategias de atención integral para niños y niñas desde la gestación hasta los seis años de edad, en la actualidad llamada DE CERO A SIEMPRE, ésta como Política Educativa para la Primera Infancia que permite visibilizar acciones y garantizar el derecho de niños y niñas en esta edad UMA APROXIMAÇÃO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA COLÔMBIA: HISTÓRIAS QUE REVELAM O MISTÉRIO DA INFÂNCIA Resumo: a educação infantil é uma responsabilidade do estado que na Colômbia tem alguns anos de desenvolvimento. Este artigo apresenta como história um percurso pela história da educação infantil destacando alguns marcos na política, programas e mobilização social para compreender estratégias de atenção integral à criança desde a gestação até seis anos de idade, atualmente denominada DE CERO A SIEMPRE, esta como uma Política Educacional da Primeira Infância que permite a visibilidade das ações e a garantia do direito das crianças nessa idade. Palavras-chave: Infância. Educação Infantil. Historia. AN APPROACH TO THE CHILDREN EDUCATION HISTORY IN COLOMBIA: STORIES REVEALING THE MYSTERY OF CHILDHOOD Abstract: early childhood education is a responsibility of the state that in Colombia has only a few years of development. The present article describes as a story a journey through the history of childhood education highlighting some milestones that in terms of policy, programs and social mobilization can understand comprehensive care strategies for children from pregnancy to six years of age, currently called de zero al siempre, this as Educational Policy for Early Childhood that allows to visualize actions and guarantee the right of children in this age. Keywords: Childhood. Early childhood education. History.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7119
10.18224/educ.v21i2.7119
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7119
identifier_str_mv 10.18224/educ.v21i2.7119
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7119/4231
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Paula Andrea Martínez Cano, Yólida Yajasiel Ramírez Osorio, Jesús Alberto Echeverri Sánchez
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Paula Andrea Martínez Cano, Yólida Yajasiel Ramírez Osorio, Jesús Alberto Echeverri Sánchez
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 21, n. 2 (2018); 287-301
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v21i2
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
repository.name.fl_str_mv Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676341974717693952