UNA APROXIMACIÓN A LA HISTORIA DE LA EDUCACIÓN INFANTIL EN COLOMBIA: RELATOS QUE REVELAN EL MISTERIO DE LA INFANCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7119 |
Resumo: | La educación de la primera infancia es una responsabilidad del estado que en Colombia tiene pocos años de desarrollo. El presente artículo describe a manera de relatos un recorrido por la historia de la educación de la infancia resaltando algunos hitos que en materia de política, programas y movilización social permiten comprender las estrategias de atención integral para niños y niñas desde la gestación hasta los seis años de edad, en la actualidad llamada DE CERO A SIEMPRE, ésta como Política Educativa para la Primera Infancia que permite visibilizar acciones y garantizar el derecho de niños y niñas en esta edad UMA APROXIMAÇÃO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA COLÔMBIA: HISTÓRIAS QUE REVELAM O MISTÉRIO DA INFÂNCIA Resumo: a educação infantil é uma responsabilidade do estado que na Colômbia tem alguns anos de desenvolvimento. Este artigo apresenta como história um percurso pela história da educação infantil destacando alguns marcos na política, programas e mobilização social para compreender estratégias de atenção integral à criança desde a gestação até seis anos de idade, atualmente denominada DE CERO A SIEMPRE, esta como uma Política Educacional da Primeira Infância que permite a visibilidade das ações e a garantia do direito das crianças nessa idade. Palavras-chave: Infância. Educação Infantil. Historia. AN APPROACH TO THE CHILDREN EDUCATION HISTORY IN COLOMBIA: STORIES REVEALING THE MYSTERY OF CHILDHOOD Abstract: early childhood education is a responsibility of the state that in Colombia has only a few years of development. The present article describes as a story a journey through the history of childhood education highlighting some milestones that in terms of policy, programs and social mobilization can understand comprehensive care strategies for children from pregnancy to six years of age, currently called de zero al siempre, this as Educational Policy for Early Childhood that allows to visualize actions and guarantee the right of children in this age. Keywords: Childhood. Early childhood education. History. |
id |
PUC_GO-4_ff1c5d44ed7fbb73e368f4f401c6b567 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7119 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
spelling |
UNA APROXIMACIÓN A LA HISTORIA DE LA EDUCACIÓN INFANTIL EN COLOMBIA: RELATOS QUE REVELAN EL MISTERIO DE LA INFANCIAHistória da Educação; Educação Infantil; InfânciaInfancia; Educación Infantil; Historia.História da Educação; Criança; América LatinaLa educación de la primera infancia es una responsabilidad del estado que en Colombia tiene pocos años de desarrollo. El presente artículo describe a manera de relatos un recorrido por la historia de la educación de la infancia resaltando algunos hitos que en materia de política, programas y movilización social permiten comprender las estrategias de atención integral para niños y niñas desde la gestación hasta los seis años de edad, en la actualidad llamada DE CERO A SIEMPRE, ésta como Política Educativa para la Primera Infancia que permite visibilizar acciones y garantizar el derecho de niños y niñas en esta edad UMA APROXIMAÇÃO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA COLÔMBIA: HISTÓRIAS QUE REVELAM O MISTÉRIO DA INFÂNCIA Resumo: a educação infantil é uma responsabilidade do estado que na Colômbia tem alguns anos de desenvolvimento. Este artigo apresenta como história um percurso pela história da educação infantil destacando alguns marcos na política, programas e mobilização social para compreender estratégias de atenção integral à criança desde a gestação até seis anos de idade, atualmente denominada DE CERO A SIEMPRE, esta como uma Política Educacional da Primeira Infância que permite a visibilidade das ações e a garantia do direito das crianças nessa idade. Palavras-chave: Infância. Educação Infantil. Historia. AN APPROACH TO THE CHILDREN EDUCATION HISTORY IN COLOMBIA: STORIES REVEALING THE MYSTERY OF CHILDHOOD Abstract: early childhood education is a responsibility of the state that in Colombia has only a few years of development. The present article describes as a story a journey through the history of childhood education highlighting some milestones that in terms of policy, programs and social mobilization can understand comprehensive care strategies for children from pregnancy to six years of age, currently called de zero al siempre, this as Educational Policy for Early Childhood that allows to visualize actions and guarantee the right of children in this age. Keywords: Childhood. Early childhood education. History.EDITORA DA PUC GOIÁSMartínez Cano, Paula AndreaRamírez Osorio, Yólida YajasielSánchez, Jesús Alberto Echeverri2019-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/711910.18224/educ.v21i2.7119Revista Educativa - Revista de Educação; v. 21, n. 2 (2018); 287-3011983-77711415-049210.18224/educ.v21i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOspahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7119/4231Direitos autorais 2019 Paula Andrea Martínez Cano, Yólida Yajasiel Ramírez Osorio, Jesús Alberto Echeverri Sánchezinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:18:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7119Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:18:03.766Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UNA APROXIMACIÓN A LA HISTORIA DE LA EDUCACIÓN INFANTIL EN COLOMBIA: RELATOS QUE REVELAN EL MISTERIO DE LA INFANCIA |
title |
UNA APROXIMACIÓN A LA HISTORIA DE LA EDUCACIÓN INFANTIL EN COLOMBIA: RELATOS QUE REVELAN EL MISTERIO DE LA INFANCIA |
spellingShingle |
UNA APROXIMACIÓN A LA HISTORIA DE LA EDUCACIÓN INFANTIL EN COLOMBIA: RELATOS QUE REVELAN EL MISTERIO DE LA INFANCIA Martínez Cano, Paula Andrea História da Educação; Educação Infantil; Infância Infancia; Educación Infantil; Historia. História da Educação; Criança; América Latina |
title_short |
UNA APROXIMACIÓN A LA HISTORIA DE LA EDUCACIÓN INFANTIL EN COLOMBIA: RELATOS QUE REVELAN EL MISTERIO DE LA INFANCIA |
title_full |
UNA APROXIMACIÓN A LA HISTORIA DE LA EDUCACIÓN INFANTIL EN COLOMBIA: RELATOS QUE REVELAN EL MISTERIO DE LA INFANCIA |
title_fullStr |
UNA APROXIMACIÓN A LA HISTORIA DE LA EDUCACIÓN INFANTIL EN COLOMBIA: RELATOS QUE REVELAN EL MISTERIO DE LA INFANCIA |
title_full_unstemmed |
UNA APROXIMACIÓN A LA HISTORIA DE LA EDUCACIÓN INFANTIL EN COLOMBIA: RELATOS QUE REVELAN EL MISTERIO DE LA INFANCIA |
title_sort |
UNA APROXIMACIÓN A LA HISTORIA DE LA EDUCACIÓN INFANTIL EN COLOMBIA: RELATOS QUE REVELAN EL MISTERIO DE LA INFANCIA |
author |
Martínez Cano, Paula Andrea |
author_facet |
Martínez Cano, Paula Andrea Ramírez Osorio, Yólida Yajasiel Sánchez, Jesús Alberto Echeverri |
author_role |
author |
author2 |
Ramírez Osorio, Yólida Yajasiel Sánchez, Jesús Alberto Echeverri |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martínez Cano, Paula Andrea Ramírez Osorio, Yólida Yajasiel Sánchez, Jesús Alberto Echeverri |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Educação; Educação Infantil; Infância Infancia; Educación Infantil; Historia. História da Educação; Criança; América Latina |
topic |
História da Educação; Educação Infantil; Infância Infancia; Educación Infantil; Historia. História da Educação; Criança; América Latina |
dc.description.none.fl_txt_mv |
La educación de la primera infancia es una responsabilidad del estado que en Colombia tiene pocos años de desarrollo. El presente artículo describe a manera de relatos un recorrido por la historia de la educación de la infancia resaltando algunos hitos que en materia de política, programas y movilización social permiten comprender las estrategias de atención integral para niños y niñas desde la gestación hasta los seis años de edad, en la actualidad llamada DE CERO A SIEMPRE, ésta como Política Educativa para la Primera Infancia que permite visibilizar acciones y garantizar el derecho de niños y niñas en esta edad UMA APROXIMAÇÃO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA COLÔMBIA: HISTÓRIAS QUE REVELAM O MISTÉRIO DA INFÂNCIA Resumo: a educação infantil é uma responsabilidade do estado que na Colômbia tem alguns anos de desenvolvimento. Este artigo apresenta como história um percurso pela história da educação infantil destacando alguns marcos na política, programas e mobilização social para compreender estratégias de atenção integral à criança desde a gestação até seis anos de idade, atualmente denominada DE CERO A SIEMPRE, esta como uma Política Educacional da Primeira Infância que permite a visibilidade das ações e a garantia do direito das crianças nessa idade. Palavras-chave: Infância. Educação Infantil. Historia. AN APPROACH TO THE CHILDREN EDUCATION HISTORY IN COLOMBIA: STORIES REVEALING THE MYSTERY OF CHILDHOOD Abstract: early childhood education is a responsibility of the state that in Colombia has only a few years of development. The present article describes as a story a journey through the history of childhood education highlighting some milestones that in terms of policy, programs and social mobilization can understand comprehensive care strategies for children from pregnancy to six years of age, currently called de zero al siempre, this as Educational Policy for Early Childhood that allows to visualize actions and guarantee the right of children in this age. Keywords: Childhood. Early childhood education. History. |
description |
La educación de la primera infancia es una responsabilidad del estado que en Colombia tiene pocos años de desarrollo. El presente artículo describe a manera de relatos un recorrido por la historia de la educación de la infancia resaltando algunos hitos que en materia de política, programas y movilización social permiten comprender las estrategias de atención integral para niños y niñas desde la gestación hasta los seis años de edad, en la actualidad llamada DE CERO A SIEMPRE, ésta como Política Educativa para la Primera Infancia que permite visibilizar acciones y garantizar el derecho de niños y niñas en esta edad UMA APROXIMAÇÃO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA COLÔMBIA: HISTÓRIAS QUE REVELAM O MISTÉRIO DA INFÂNCIA Resumo: a educação infantil é uma responsabilidade do estado que na Colômbia tem alguns anos de desenvolvimento. Este artigo apresenta como história um percurso pela história da educação infantil destacando alguns marcos na política, programas e mobilização social para compreender estratégias de atenção integral à criança desde a gestação até seis anos de idade, atualmente denominada DE CERO A SIEMPRE, esta como uma Política Educacional da Primeira Infância que permite a visibilidade das ações e a garantia do direito das crianças nessa idade. Palavras-chave: Infância. Educação Infantil. Historia. AN APPROACH TO THE CHILDREN EDUCATION HISTORY IN COLOMBIA: STORIES REVEALING THE MYSTERY OF CHILDHOOD Abstract: early childhood education is a responsibility of the state that in Colombia has only a few years of development. The present article describes as a story a journey through the history of childhood education highlighting some milestones that in terms of policy, programs and social mobilization can understand comprehensive care strategies for children from pregnancy to six years of age, currently called de zero al siempre, this as Educational Policy for Early Childhood that allows to visualize actions and guarantee the right of children in this age. Keywords: Childhood. Early childhood education. History. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7119 10.18224/educ.v21i2.7119 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7119 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v21i2.7119 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7119/4231 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Paula Andrea Martínez Cano, Yólida Yajasiel Ramírez Osorio, Jesús Alberto Echeverri Sánchez info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Paula Andrea Martínez Cano, Yólida Yajasiel Ramírez Osorio, Jesús Alberto Echeverri Sánchez |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 21, n. 2 (2018); 287-301 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v21i2 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
repository.name.fl_str_mv |
Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676341974717693952 |