Studies of Context Variables in a Verbal Episode
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos (Goiânia. Online) |
DOI: | 10.18224/evs.v0i0.5579 |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/estudos/article/view/5579 |
Resumo: | The goal of the present work was to investigate the relations between the independent variables, which in this study were verbal (instructions) and non-verbal (figures and images of objects) contexts and their effects in the dependent variable, which was the descriptive behavior of OBJECTS and ACTIONS in a total verbal episode. An experiment was conducted as a verify: 1) if verbal and non-verbal contexts exert control over verbal responses in a total verbal episode. This experiment was conducted with ten (10) participants with ages varying from 19 to 25 yeas. Each participant was exposed to 4 different experimental conditions (CONDITIONS 1, 2, 3 and 4) in a single-case design. During the CONDITIONS 1, 2 and 3 the following instructions was presented: “QUEIME LOGO SUA PONTA AÍ”, being that in the CONDITIONS 2 and 3 the following non-verbal stimuli were presented: MATCHES and a STRING (figures and images) and in the CONDITION 3: MATCHES and a CANDLE (figures and images). In the CONDITION 4 the instruction presented was “QUEIME LOGO ESSA PONTA AÍ. CALMA SENHOR, SENÃO ACABO ESTRAGANDO A ROUPA”. In each condition the participant was asked to write his answers. A categorization of the textual responses as referent to OBJECT or ACTION was used for analysis. We verified a considerable frequency of textual verbal responses that made reference to the related objects (figures/images) and actions. We concluded that both the verbal (instruction) and non-verbal (objects) contexts, when altered, controlled changes in the participants’ responses across the experimental conditions in a systematic way. -------------------------------------------------------------------------------- Estudos de variáveis de contexto em um episódio verbal O presente trabalho teve como objetivo investigar as relações entre as variáveis independentes, que neste estudo foram os contextos verbais (instrução) e não verbais (Figura/imagem de objeto) e seu efeito na variável dependente, que foram os comportamentos que descreviam respostas referentes à OBJETOS e a AÇÃO em um episódio verbal total. Foi realizado um experimento para verificar: 1) se contextos verbais (instruções) e não verbais (objetos) exercem controle sobre respostas verbais em um episódio verbal total. Este experimento foi realizado com dez (10) participantes com idades entre 19 a 25 anos. Cada participante foi submetido a 4 condições experimentais diferentes (CONDIÇÃO 1, 2, 3 e 4) em um delineamento de sujeito como seu próprio controle. Nas CONDIÇÕES 1, 2 e 3 foi apresentada a seguinte instrução “QUEIME LOGO ESTA PONTA AÍ”, sendo que nas CONDIÇÕES 2 e 3 foram apresentados os seguintes estímulos não verbais CONDIÇÃO 2: FÓSFORO e BARBANTE (Figuras/imagens) e na CONDIÇÃO 3: FÓSFORO e VELA (Figuras/imagens). E na CONDIÇÃO 4 foi apresentado a instrução “QUEIME LOGO ESTA PONTA AÍ. CALMA SENHOR, SENÃO ACABO ESTRAGANDO A ROUPA”. Em cada condição o participante foi solicitado a responder suas respostas por escrito. A análise foi realizada com a categorização das respostas textuais referentes a OBJETO e a AÇÃO. Verificou-se que uma frequência considerável de respostas verbais textuais que faziam referencia aos objetos relacionados (Figuras/imagens) a ações. Concluiu-se que tanto o contexto verbal (instrução) quanto o contexto não-verbal (objetos) quando alterados, também alteravam sistematicamente o responder dos participantes nas diversas condições experimentais. -------------------------------------------------------------------------------- ■ Text in Portuguese |
id |
PUC_GO-5_504f17e6c6e3be142658f9e5954fe3b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5579 |
network_acronym_str |
PUC_GO-5 |
network_name_str |
Estudos (Goiânia. Online) |
spelling |
Studies of Context Variables in a Verbal EpisodeContexto; Episódio Verbal; Análise do Comportamento; BehaviorismoContext; Verbal episode; Verbal behavior; Behavior analysis; Experimental psychology; Contexto; Episódio verbal; Comportamento verbal; Análise do comportamento; Psicologia experimentalThe goal of the present work was to investigate the relations between the independent variables, which in this study were verbal (instructions) and non-verbal (figures and images of objects) contexts and their effects in the dependent variable, which was the descriptive behavior of OBJECTS and ACTIONS in a total verbal episode. An experiment was conducted as a verify: 1) if verbal and non-verbal contexts exert control over verbal responses in a total verbal episode. This experiment was conducted with ten (10) participants with ages varying from 19 to 25 yeas. Each participant was exposed to 4 different experimental conditions (CONDITIONS 1, 2, 3 and 4) in a single-case design. During the CONDITIONS 1, 2 and 3 the following instructions was presented: “QUEIME LOGO SUA PONTA AÍ”, being that in the CONDITIONS 2 and 3 the following non-verbal stimuli were presented: MATCHES and a STRING (figures and images) and in the CONDITION 3: MATCHES and a CANDLE (figures and images). In the CONDITION 4 the instruction presented was “QUEIME LOGO ESSA PONTA AÍ. CALMA SENHOR, SENÃO ACABO ESTRAGANDO A ROUPA”. In each condition the participant was asked to write his answers. A categorization of the textual responses as referent to OBJECT or ACTION was used for analysis. We verified a considerable frequency of textual verbal responses that made reference to the related objects (figures/images) and actions. We concluded that both the verbal (instruction) and non-verbal (objects) contexts, when altered, controlled changes in the participants’ responses across the experimental conditions in a systematic way. -------------------------------------------------------------------------------- Estudos de variáveis de contexto em um episódio verbal O presente trabalho teve como objetivo investigar as relações entre as variáveis independentes, que neste estudo foram os contextos verbais (instrução) e não verbais (Figura/imagem de objeto) e seu efeito na variável dependente, que foram os comportamentos que descreviam respostas referentes à OBJETOS e a AÇÃO em um episódio verbal total. Foi realizado um experimento para verificar: 1) se contextos verbais (instruções) e não verbais (objetos) exercem controle sobre respostas verbais em um episódio verbal total. Este experimento foi realizado com dez (10) participantes com idades entre 19 a 25 anos. Cada participante foi submetido a 4 condições experimentais diferentes (CONDIÇÃO 1, 2, 3 e 4) em um delineamento de sujeito como seu próprio controle. Nas CONDIÇÕES 1, 2 e 3 foi apresentada a seguinte instrução “QUEIME LOGO ESTA PONTA AÍ”, sendo que nas CONDIÇÕES 2 e 3 foram apresentados os seguintes estímulos não verbais CONDIÇÃO 2: FÓSFORO e BARBANTE (Figuras/imagens) e na CONDIÇÃO 3: FÓSFORO e VELA (Figuras/imagens). E na CONDIÇÃO 4 foi apresentado a instrução “QUEIME LOGO ESTA PONTA AÍ. CALMA SENHOR, SENÃO ACABO ESTRAGANDO A ROUPA”. Em cada condição o participante foi solicitado a responder suas respostas por escrito. A análise foi realizada com a categorização das respostas textuais referentes a OBJETO e a AÇÃO. Verificou-se que uma frequência considerável de respostas verbais textuais que faziam referencia aos objetos relacionados (Figuras/imagens) a ações. Concluiu-se que tanto o contexto verbal (instrução) quanto o contexto não-verbal (objetos) quando alterados, também alteravam sistematicamente o responder dos participantes nas diversas condições experimentais. -------------------------------------------------------------------------------- ■ Text in PortugueseEditora da PUC GoiásNATURAE – Consultoria AmbientalFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de GoiásPrograma de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de GoiásLaboratório de Análise Experimental do Comportamento - LAECGomes, Ueliton SantosFreitas Mendes, Ítalo RodriguesPrado, Sherman CalixtoGodinho dos Santos, Antônio CarlosSanábio Heck, Elisa TavaresCoelho, CristianoSimonassi, Lorismario Ernesto2017-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/estudos/article/view/557910.18224/evs.v0i0.5579Revista EVS - Revista de Ciências Ambientais e Saúde; v. 44 (2017); 16-261983-781X0103-087610.18224/evs.v44i0reponame:Estudos (Goiânia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/estudos/article/view/5579/3332Direitos autorais 2017 Ueliton Santos Gomes, Ítalo Rodrigues Freitas Mendes, Sherman Calixto Prado, Antônio Carlos Godinho dos Santos, Elisa Tavares Sanábio Heck, Cristiano Coelho, Lorismario Ernesto Simonassihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-05T18:16:32ZRevistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/estudosONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Studies of Context Variables in a Verbal Episode |
title |
Studies of Context Variables in a Verbal Episode |
spellingShingle |
Studies of Context Variables in a Verbal Episode Studies of Context Variables in a Verbal Episode Gomes, Ueliton Santos Contexto; Episódio Verbal; Análise do Comportamento; Behaviorismo Context; Verbal episode; Verbal behavior; Behavior analysis; Experimental psychology; Contexto; Episódio verbal; Comportamento verbal; Análise do comportamento; Psicologia experimental Gomes, Ueliton Santos Contexto; Episódio Verbal; Análise do Comportamento; Behaviorismo Context; Verbal episode; Verbal behavior; Behavior analysis; Experimental psychology; Contexto; Episódio verbal; Comportamento verbal; Análise do comportamento; Psicologia experimental |
title_short |
Studies of Context Variables in a Verbal Episode |
title_full |
Studies of Context Variables in a Verbal Episode |
title_fullStr |
Studies of Context Variables in a Verbal Episode Studies of Context Variables in a Verbal Episode |
title_full_unstemmed |
Studies of Context Variables in a Verbal Episode Studies of Context Variables in a Verbal Episode |
title_sort |
Studies of Context Variables in a Verbal Episode |
author |
Gomes, Ueliton Santos |
author_facet |
Gomes, Ueliton Santos Gomes, Ueliton Santos Freitas Mendes, Ítalo Rodrigues Prado, Sherman Calixto Godinho dos Santos, Antônio Carlos Sanábio Heck, Elisa Tavares Coelho, Cristiano Simonassi, Lorismario Ernesto Freitas Mendes, Ítalo Rodrigues Prado, Sherman Calixto Godinho dos Santos, Antônio Carlos Sanábio Heck, Elisa Tavares Coelho, Cristiano Simonassi, Lorismario Ernesto |
author_role |
author |
author2 |
Freitas Mendes, Ítalo Rodrigues Prado, Sherman Calixto Godinho dos Santos, Antônio Carlos Sanábio Heck, Elisa Tavares Coelho, Cristiano Simonassi, Lorismario Ernesto |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
NATURAE – Consultoria Ambiental Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás Laboratório de Análise Experimental do Comportamento - LAEC |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Ueliton Santos Freitas Mendes, Ítalo Rodrigues Prado, Sherman Calixto Godinho dos Santos, Antônio Carlos Sanábio Heck, Elisa Tavares Coelho, Cristiano Simonassi, Lorismario Ernesto |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contexto; Episódio Verbal; Análise do Comportamento; Behaviorismo Context; Verbal episode; Verbal behavior; Behavior analysis; Experimental psychology; Contexto; Episódio verbal; Comportamento verbal; Análise do comportamento; Psicologia experimental |
topic |
Contexto; Episódio Verbal; Análise do Comportamento; Behaviorismo Context; Verbal episode; Verbal behavior; Behavior analysis; Experimental psychology; Contexto; Episódio verbal; Comportamento verbal; Análise do comportamento; Psicologia experimental |
description |
The goal of the present work was to investigate the relations between the independent variables, which in this study were verbal (instructions) and non-verbal (figures and images of objects) contexts and their effects in the dependent variable, which was the descriptive behavior of OBJECTS and ACTIONS in a total verbal episode. An experiment was conducted as a verify: 1) if verbal and non-verbal contexts exert control over verbal responses in a total verbal episode. This experiment was conducted with ten (10) participants with ages varying from 19 to 25 yeas. Each participant was exposed to 4 different experimental conditions (CONDITIONS 1, 2, 3 and 4) in a single-case design. During the CONDITIONS 1, 2 and 3 the following instructions was presented: “QUEIME LOGO SUA PONTA AÍ”, being that in the CONDITIONS 2 and 3 the following non-verbal stimuli were presented: MATCHES and a STRING (figures and images) and in the CONDITION 3: MATCHES and a CANDLE (figures and images). In the CONDITION 4 the instruction presented was “QUEIME LOGO ESSA PONTA AÍ. CALMA SENHOR, SENÃO ACABO ESTRAGANDO A ROUPA”. In each condition the participant was asked to write his answers. A categorization of the textual responses as referent to OBJECT or ACTION was used for analysis. We verified a considerable frequency of textual verbal responses that made reference to the related objects (figures/images) and actions. We concluded that both the verbal (instruction) and non-verbal (objects) contexts, when altered, controlled changes in the participants’ responses across the experimental conditions in a systematic way. -------------------------------------------------------------------------------- Estudos de variáveis de contexto em um episódio verbal O presente trabalho teve como objetivo investigar as relações entre as variáveis independentes, que neste estudo foram os contextos verbais (instrução) e não verbais (Figura/imagem de objeto) e seu efeito na variável dependente, que foram os comportamentos que descreviam respostas referentes à OBJETOS e a AÇÃO em um episódio verbal total. Foi realizado um experimento para verificar: 1) se contextos verbais (instruções) e não verbais (objetos) exercem controle sobre respostas verbais em um episódio verbal total. Este experimento foi realizado com dez (10) participantes com idades entre 19 a 25 anos. Cada participante foi submetido a 4 condições experimentais diferentes (CONDIÇÃO 1, 2, 3 e 4) em um delineamento de sujeito como seu próprio controle. Nas CONDIÇÕES 1, 2 e 3 foi apresentada a seguinte instrução “QUEIME LOGO ESTA PONTA AÍ”, sendo que nas CONDIÇÕES 2 e 3 foram apresentados os seguintes estímulos não verbais CONDIÇÃO 2: FÓSFORO e BARBANTE (Figuras/imagens) e na CONDIÇÃO 3: FÓSFORO e VELA (Figuras/imagens). E na CONDIÇÃO 4 foi apresentado a instrução “QUEIME LOGO ESTA PONTA AÍ. CALMA SENHOR, SENÃO ACABO ESTRAGANDO A ROUPA”. Em cada condição o participante foi solicitado a responder suas respostas por escrito. A análise foi realizada com a categorização das respostas textuais referentes a OBJETO e a AÇÃO. Verificou-se que uma frequência considerável de respostas verbais textuais que faziam referencia aos objetos relacionados (Figuras/imagens) a ações. Concluiu-se que tanto o contexto verbal (instrução) quanto o contexto não-verbal (objetos) quando alterados, também alteravam sistematicamente o responder dos participantes nas diversas condições experimentais. -------------------------------------------------------------------------------- ■ Text in Portuguese |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-16 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/estudos/article/view/5579 10.18224/evs.v0i0.5579 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/estudos/article/view/5579 |
identifier_str_mv |
10.18224/evs.v0i0.5579 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/estudos/article/view/5579/3332 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUC Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUC Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista EVS - Revista de Ciências Ambientais e Saúde; v. 44 (2017); 16-26 1983-781X 0103-0876 10.18224/evs.v44i0 reponame:Estudos (Goiânia. Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Estudos (Goiânia. Online) |
collection |
Estudos (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822181462449848320 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.18224/evs.v0i0.5579 |