Studies of Context Variables in a Verbal Episode

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Ueliton Santos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Freitas Mendes, Ítalo Rodrigues, Prado, Sherman Calixto, Godinho dos Santos, Antônio Carlos, Sanábio Heck, Elisa Tavares, Coelho, Cristiano, Simonassi, Lorismario Ernesto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos (Goiânia. Online)
DOI: 10.18224/evs.v0i0.5579
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/estudos/article/view/5579
Resumo: The goal of the present work was to investigate the relations between the independent variables, which in this study were verbal (instructions) and non-verbal (figures and images of objects) contexts and their effects in the dependent variable, which was the descriptive behavior of OBJECTS and ACTIONS in a total verbal episode. An experiment was conducted as a verify: 1) if verbal and non-verbal contexts exert control over verbal responses in a total verbal episode. This experiment was conducted with ten (10) participants with ages varying from 19 to 25 yeas. Each participant was exposed to 4 different experimental conditions (CONDITIONS 1, 2, 3 and 4) in a single-case design. During the CONDITIONS 1, 2 and 3 the following instructions was presented: “QUEIME LOGO SUA PONTA AÍ”, being that in the CONDITIONS 2 and 3 the following non-verbal stimuli were presented: MATCHES and a STRING (figures and images) and in the CONDITION 3: MATCHES and a CANDLE (figures and images). In the CONDITION 4 the instruction presented was “QUEIME LOGO ESSA PONTA AÍ. CALMA SENHOR, SENÃO ACABO ESTRAGANDO A ROUPA”. In each condition the participant was asked to write his answers. A categorization of the textual responses as referent to OBJECT or ACTION was used for analysis. We verified a considerable frequency of textual verbal responses that made reference to the related objects (figures/images) and actions. We concluded that both the verbal (instruction) and non-verbal (objects) contexts, when altered, controlled changes in the participants’ responses across the experimental conditions in a systematic way. -------------------------------------------------------------------------------- Estudos de variáveis de contexto em um episódio verbal O presente trabalho teve como objetivo investigar as relações entre as variáveis independentes, que neste estudo foram os contextos verbais (instrução) e não verbais (Figura/imagem de objeto) e seu efeito na variável dependente, que foram os comportamentos que descreviam respostas referentes à OBJETOS e a AÇÃO em um episódio verbal total. Foi realizado um experimento para verificar: 1) se contextos verbais (instruções) e não verbais (objetos) exercem controle sobre respostas verbais em um episódio verbal total. Este experimento foi realizado com dez (10) participantes com idades entre 19 a 25 anos. Cada participante foi submetido a 4 condições experimentais diferentes (CONDIÇÃO 1, 2, 3 e 4) em um delineamento de sujeito como seu próprio controle. Nas CONDIÇÕES 1, 2 e 3 foi apresentada a seguinte instrução “QUEIME LOGO ESTA PONTA AÍ”, sendo que nas CONDIÇÕES 2 e 3 foram apresentados os seguintes estímulos não verbais CONDIÇÃO 2: FÓSFORO e BARBANTE (Figuras/imagens) e na CONDIÇÃO 3: FÓSFORO e VELA (Figuras/imagens). E na CONDIÇÃO 4 foi apresentado a instrução “QUEIME LOGO ESTA PONTA AÍ. CALMA SENHOR, SENÃO ACABO ESTRAGANDO A ROUPA”. Em cada condição o participante foi solicitado a responder suas respostas por escrito. A análise foi realizada com a categorização das respostas textuais referentes a OBJETO e a AÇÃO. Verificou-se que uma frequência considerável de respostas verbais textuais que faziam referencia aos objetos relacionados (Figuras/imagens) a ações. Concluiu-se que tanto o contexto verbal (instrução) quanto o contexto não-verbal (objetos) quando alterados, também alteravam sistematicamente o responder dos participantes nas diversas condições experimentais. -------------------------------------------------------------------------------- ■ Text in Portuguese
id PUC_GO-5_504f17e6c6e3be142658f9e5954fe3b8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5579
network_acronym_str PUC_GO-5
network_name_str Estudos (Goiânia. Online)
spelling Studies of Context Variables in a Verbal EpisodeContexto; Episódio Verbal; Análise do Comportamento; BehaviorismoContext; Verbal episode; Verbal behavior; Behavior analysis; Experimental psychology; Contexto; Episódio verbal; Comportamento verbal; Análise do comportamento; Psicologia experimentalThe goal of the present work was to investigate the relations between the independent variables, which in this study were verbal (instructions) and non-verbal (figures and images of objects) contexts and their effects in the dependent variable, which was the descriptive behavior of OBJECTS and ACTIONS in a total verbal episode. An experiment was conducted as a verify: 1) if verbal and non-verbal contexts exert control over verbal responses in a total verbal episode. This experiment was conducted with ten (10) participants with ages varying from 19 to 25 yeas. Each participant was exposed to 4 different experimental conditions (CONDITIONS 1, 2, 3 and 4) in a single-case design. During the CONDITIONS 1, 2 and 3 the following instructions was presented: “QUEIME LOGO SUA PONTA AÍ”, being that in the CONDITIONS 2 and 3 the following non-verbal stimuli were presented: MATCHES and a STRING (figures and images) and in the CONDITION 3: MATCHES and a CANDLE (figures and images). In the CONDITION 4 the instruction presented was “QUEIME LOGO ESSA PONTA AÍ. CALMA SENHOR, SENÃO ACABO ESTRAGANDO A ROUPA”. In each condition the participant was asked to write his answers. A categorization of the textual responses as referent to OBJECT or ACTION was used for analysis. We verified a considerable frequency of textual verbal responses that made reference to the related objects (figures/images) and actions. We concluded that both the verbal (instruction) and non-verbal (objects) contexts, when altered, controlled changes in the participants’ responses across the experimental conditions in a systematic way. -------------------------------------------------------------------------------- Estudos de variáveis de contexto em um episódio verbal O presente trabalho teve como objetivo investigar as relações entre as variáveis independentes, que neste estudo foram os contextos verbais (instrução) e não verbais (Figura/imagem de objeto) e seu efeito na variável dependente, que foram os comportamentos que descreviam respostas referentes à OBJETOS e a AÇÃO em um episódio verbal total. Foi realizado um experimento para verificar: 1) se contextos verbais (instruções) e não verbais (objetos) exercem controle sobre respostas verbais em um episódio verbal total. Este experimento foi realizado com dez (10) participantes com idades entre 19 a 25 anos. Cada participante foi submetido a 4 condições experimentais diferentes (CONDIÇÃO 1, 2, 3 e 4) em um delineamento de sujeito como seu próprio controle. Nas CONDIÇÕES 1, 2 e 3 foi apresentada a seguinte instrução “QUEIME LOGO ESTA PONTA AÍ”, sendo que nas CONDIÇÕES 2 e 3 foram apresentados os seguintes estímulos não verbais CONDIÇÃO 2: FÓSFORO e BARBANTE (Figuras/imagens) e na CONDIÇÃO 3: FÓSFORO e VELA (Figuras/imagens). E na CONDIÇÃO 4 foi apresentado a instrução “QUEIME LOGO ESTA PONTA AÍ. CALMA SENHOR, SENÃO ACABO ESTRAGANDO A ROUPA”. Em cada condição o participante foi solicitado a responder suas respostas por escrito. A análise foi realizada com a categorização das respostas textuais referentes a OBJETO e a AÇÃO. Verificou-se que uma frequência considerável de respostas verbais textuais que faziam referencia aos objetos relacionados (Figuras/imagens) a ações. Concluiu-se que tanto o contexto verbal (instrução) quanto o contexto não-verbal (objetos) quando alterados, também alteravam sistematicamente o responder dos participantes nas diversas condições experimentais. -------------------------------------------------------------------------------- ■ Text in PortugueseEditora da PUC GoiásNATURAE – Consultoria AmbientalFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de GoiásPrograma de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de GoiásLaboratório de Análise Experimental do Comportamento - LAECGomes, Ueliton SantosFreitas Mendes, Ítalo RodriguesPrado, Sherman CalixtoGodinho dos Santos, Antônio CarlosSanábio Heck, Elisa TavaresCoelho, CristianoSimonassi, Lorismario Ernesto2017-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/estudos/article/view/557910.18224/evs.v0i0.5579Revista EVS - Revista de Ciências Ambientais e Saúde; v. 44 (2017); 16-261983-781X0103-087610.18224/evs.v44i0reponame:Estudos (Goiânia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/estudos/article/view/5579/3332Direitos autorais 2017 Ueliton Santos Gomes, Ítalo Rodrigues Freitas Mendes, Sherman Calixto Prado, Antônio Carlos Godinho dos Santos, Elisa Tavares Sanábio Heck, Cristiano Coelho, Lorismario Ernesto Simonassihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-05T18:16:32ZRevistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/estudosONG
dc.title.none.fl_str_mv Studies of Context Variables in a Verbal Episode
title Studies of Context Variables in a Verbal Episode
spellingShingle Studies of Context Variables in a Verbal Episode
Studies of Context Variables in a Verbal Episode
Gomes, Ueliton Santos
Contexto; Episódio Verbal; Análise do Comportamento; Behaviorismo
Context; Verbal episode; Verbal behavior; Behavior analysis; Experimental psychology; Contexto; Episódio verbal; Comportamento verbal; Análise do comportamento; Psicologia experimental
Gomes, Ueliton Santos
Contexto; Episódio Verbal; Análise do Comportamento; Behaviorismo
Context; Verbal episode; Verbal behavior; Behavior analysis; Experimental psychology; Contexto; Episódio verbal; Comportamento verbal; Análise do comportamento; Psicologia experimental
title_short Studies of Context Variables in a Verbal Episode
title_full Studies of Context Variables in a Verbal Episode
title_fullStr Studies of Context Variables in a Verbal Episode
Studies of Context Variables in a Verbal Episode
title_full_unstemmed Studies of Context Variables in a Verbal Episode
Studies of Context Variables in a Verbal Episode
title_sort Studies of Context Variables in a Verbal Episode
author Gomes, Ueliton Santos
author_facet Gomes, Ueliton Santos
Gomes, Ueliton Santos
Freitas Mendes, Ítalo Rodrigues
Prado, Sherman Calixto
Godinho dos Santos, Antônio Carlos
Sanábio Heck, Elisa Tavares
Coelho, Cristiano
Simonassi, Lorismario Ernesto
Freitas Mendes, Ítalo Rodrigues
Prado, Sherman Calixto
Godinho dos Santos, Antônio Carlos
Sanábio Heck, Elisa Tavares
Coelho, Cristiano
Simonassi, Lorismario Ernesto
author_role author
author2 Freitas Mendes, Ítalo Rodrigues
Prado, Sherman Calixto
Godinho dos Santos, Antônio Carlos
Sanábio Heck, Elisa Tavares
Coelho, Cristiano
Simonassi, Lorismario Ernesto
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv NATURAE – Consultoria Ambiental
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás
Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Laboratório de Análise Experimental do Comportamento - LAEC
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Ueliton Santos
Freitas Mendes, Ítalo Rodrigues
Prado, Sherman Calixto
Godinho dos Santos, Antônio Carlos
Sanábio Heck, Elisa Tavares
Coelho, Cristiano
Simonassi, Lorismario Ernesto
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Contexto; Episódio Verbal; Análise do Comportamento; Behaviorismo
Context; Verbal episode; Verbal behavior; Behavior analysis; Experimental psychology; Contexto; Episódio verbal; Comportamento verbal; Análise do comportamento; Psicologia experimental
topic Contexto; Episódio Verbal; Análise do Comportamento; Behaviorismo
Context; Verbal episode; Verbal behavior; Behavior analysis; Experimental psychology; Contexto; Episódio verbal; Comportamento verbal; Análise do comportamento; Psicologia experimental
description The goal of the present work was to investigate the relations between the independent variables, which in this study were verbal (instructions) and non-verbal (figures and images of objects) contexts and their effects in the dependent variable, which was the descriptive behavior of OBJECTS and ACTIONS in a total verbal episode. An experiment was conducted as a verify: 1) if verbal and non-verbal contexts exert control over verbal responses in a total verbal episode. This experiment was conducted with ten (10) participants with ages varying from 19 to 25 yeas. Each participant was exposed to 4 different experimental conditions (CONDITIONS 1, 2, 3 and 4) in a single-case design. During the CONDITIONS 1, 2 and 3 the following instructions was presented: “QUEIME LOGO SUA PONTA AÍ”, being that in the CONDITIONS 2 and 3 the following non-verbal stimuli were presented: MATCHES and a STRING (figures and images) and in the CONDITION 3: MATCHES and a CANDLE (figures and images). In the CONDITION 4 the instruction presented was “QUEIME LOGO ESSA PONTA AÍ. CALMA SENHOR, SENÃO ACABO ESTRAGANDO A ROUPA”. In each condition the participant was asked to write his answers. A categorization of the textual responses as referent to OBJECT or ACTION was used for analysis. We verified a considerable frequency of textual verbal responses that made reference to the related objects (figures/images) and actions. We concluded that both the verbal (instruction) and non-verbal (objects) contexts, when altered, controlled changes in the participants’ responses across the experimental conditions in a systematic way. -------------------------------------------------------------------------------- Estudos de variáveis de contexto em um episódio verbal O presente trabalho teve como objetivo investigar as relações entre as variáveis independentes, que neste estudo foram os contextos verbais (instrução) e não verbais (Figura/imagem de objeto) e seu efeito na variável dependente, que foram os comportamentos que descreviam respostas referentes à OBJETOS e a AÇÃO em um episódio verbal total. Foi realizado um experimento para verificar: 1) se contextos verbais (instruções) e não verbais (objetos) exercem controle sobre respostas verbais em um episódio verbal total. Este experimento foi realizado com dez (10) participantes com idades entre 19 a 25 anos. Cada participante foi submetido a 4 condições experimentais diferentes (CONDIÇÃO 1, 2, 3 e 4) em um delineamento de sujeito como seu próprio controle. Nas CONDIÇÕES 1, 2 e 3 foi apresentada a seguinte instrução “QUEIME LOGO ESTA PONTA AÍ”, sendo que nas CONDIÇÕES 2 e 3 foram apresentados os seguintes estímulos não verbais CONDIÇÃO 2: FÓSFORO e BARBANTE (Figuras/imagens) e na CONDIÇÃO 3: FÓSFORO e VELA (Figuras/imagens). E na CONDIÇÃO 4 foi apresentado a instrução “QUEIME LOGO ESTA PONTA AÍ. CALMA SENHOR, SENÃO ACABO ESTRAGANDO A ROUPA”. Em cada condição o participante foi solicitado a responder suas respostas por escrito. A análise foi realizada com a categorização das respostas textuais referentes a OBJETO e a AÇÃO. Verificou-se que uma frequência considerável de respostas verbais textuais que faziam referencia aos objetos relacionados (Figuras/imagens) a ações. Concluiu-se que tanto o contexto verbal (instrução) quanto o contexto não-verbal (objetos) quando alterados, também alteravam sistematicamente o responder dos participantes nas diversas condições experimentais. -------------------------------------------------------------------------------- ■ Text in Portuguese
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-16
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/estudos/article/view/5579
10.18224/evs.v0i0.5579
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/estudos/article/view/5579
identifier_str_mv 10.18224/evs.v0i0.5579
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/estudos/article/view/5579/3332
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUC Goiás
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUC Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista EVS - Revista de Ciências Ambientais e Saúde; v. 44 (2017); 16-26
1983-781X
0103-0876
10.18224/evs.v44i0
reponame:Estudos (Goiânia. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Estudos (Goiânia. Online)
collection Estudos (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1822181462449848320
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.18224/evs.v0i0.5579