Formação de Conceitos no Cotidiano da Sala de Aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/estudos/article/view/1917 |
Resumo: | Resumo: este artigo apresenta um estudo acerca da intervenção do professor na formação de novos conceitos para a construção do conhecimento do aluno, bem como a utilização dos conceitos espontâneos da criança na formação de conceitos escolares na sala de aula, a partir da análise das interações entre as professoras e os alunos da 3ª série do ensino fundamental numa instituição de ensino de caráter religioso da rede privada de Goiânia. Observou- seque os processos que envolveram a formação dos conceitos apoiados na unidade valores ?? cognição ?? afeto ?? emergiram de forma diferenciada pelas professoras na complexa rede de aspectos que participaram das situações de ensino-aprendizagem. Palavras-chave: Formação de conceitos. Sala de aula Escola religiosa. |
id |
PUC_GO-5_98c9cda05b14ca366e8f71e9e50c73ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1917 |
network_acronym_str |
PUC_GO-5 |
network_name_str |
Estudos (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de Conceitos no Cotidiano da Sala de AulaResumo: este artigo apresenta um estudo acerca da intervenção do professor na formação de novos conceitos para a construção do conhecimento do aluno, bem como a utilização dos conceitos espontâneos da criança na formação de conceitos escolares na sala de aula, a partir da análise das interações entre as professoras e os alunos da 3ª série do ensino fundamental numa instituição de ensino de caráter religioso da rede privada de Goiânia. Observou- seque os processos que envolveram a formação dos conceitos apoiados na unidade valores ?? cognição ?? afeto ?? emergiram de forma diferenciada pelas professoras na complexa rede de aspectos que participaram das situações de ensino-aprendizagem. Palavras-chave: Formação de conceitos. Sala de aula Escola religiosa.Editora da PUC Goiás2012-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/estudos/article/view/191710.18224/est.v38i1.1917Revista EVS - Revista de Ciências Ambientais e Saúde; v. 38, n. 1 (2011); 71-921983-781X0103-087610.18224/est.v38i1reponame:Estudos (Goiânia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/estudos/article/view/1917/1203Direitos autorais 2016 Adalgisa Regina Teixeira, Mercedes Villa Cupolillohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Adalgisa ReginaCupolillo, Mercedes Villa2012-04-11T17:06:22ZRevistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/estudosONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de Conceitos no Cotidiano da Sala de Aula |
title |
Formação de Conceitos no Cotidiano da Sala de Aula |
spellingShingle |
Formação de Conceitos no Cotidiano da Sala de Aula Teixeira, Adalgisa Regina |
title_short |
Formação de Conceitos no Cotidiano da Sala de Aula |
title_full |
Formação de Conceitos no Cotidiano da Sala de Aula |
title_fullStr |
Formação de Conceitos no Cotidiano da Sala de Aula |
title_full_unstemmed |
Formação de Conceitos no Cotidiano da Sala de Aula |
title_sort |
Formação de Conceitos no Cotidiano da Sala de Aula |
author |
Teixeira, Adalgisa Regina |
author_facet |
Teixeira, Adalgisa Regina Cupolillo, Mercedes Villa |
author_role |
author |
author2 |
Cupolillo, Mercedes Villa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Adalgisa Regina Cupolillo, Mercedes Villa |
description |
Resumo: este artigo apresenta um estudo acerca da intervenção do professor na formação de novos conceitos para a construção do conhecimento do aluno, bem como a utilização dos conceitos espontâneos da criança na formação de conceitos escolares na sala de aula, a partir da análise das interações entre as professoras e os alunos da 3ª série do ensino fundamental numa instituição de ensino de caráter religioso da rede privada de Goiânia. Observou- seque os processos que envolveram a formação dos conceitos apoiados na unidade valores ?? cognição ?? afeto ?? emergiram de forma diferenciada pelas professoras na complexa rede de aspectos que participaram das situações de ensino-aprendizagem. Palavras-chave: Formação de conceitos. Sala de aula Escola religiosa. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/estudos/article/view/1917 10.18224/est.v38i1.1917 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/estudos/article/view/1917 |
identifier_str_mv |
10.18224/est.v38i1.1917 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/estudos/article/view/1917/1203 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Adalgisa Regina Teixeira, Mercedes Villa Cupolillo http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Adalgisa Regina Teixeira, Mercedes Villa Cupolillo http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUC Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUC Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista EVS - Revista de Ciências Ambientais e Saúde; v. 38, n. 1 (2011); 71-92 1983-781X 0103-0876 10.18224/est.v38i1 reponame:Estudos (Goiânia. Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Estudos (Goiânia. Online) |
collection |
Estudos (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798319705304334336 |