Formação de Conceitos no Cotidiano da Sala de Aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Adalgisa Regina
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Cupolillo, Mercedes Villa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos (Goiânia. Online)
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/estudos/article/view/1917
Resumo: Resumo: este artigo apresenta um estudo acerca da intervenção do professor na formação de novos conceitos para a construção do conhecimento do aluno, bem como a utilização dos conceitos espontâneos da criança na formação de conceitos escolares na sala de aula, a partir da análise das interações entre as professoras e os alunos da 3ª série do ensino fundamental numa instituição de ensino de caráter religioso da rede privada de Goiânia. Observou- seque os processos que envolveram a formação dos conceitos apoiados na unidade valores ?? cognição ?? afeto ?? emergiram de forma diferenciada pelas professoras na complexa rede de aspectos que participaram das situações de ensino-aprendizagem. Palavras-chave: Formação de conceitos. Sala de aula Escola religiosa.
id PUC_GO-5_98c9cda05b14ca366e8f71e9e50c73ce
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1917
network_acronym_str PUC_GO-5
network_name_str Estudos (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling Formação de Conceitos no Cotidiano da Sala de AulaResumo: este artigo apresenta um estudo acerca da intervenção do professor na formação de novos conceitos para a construção do conhecimento do aluno, bem como a utilização dos conceitos espontâneos da criança na formação de conceitos escolares na sala de aula, a partir da análise das interações entre as professoras e os alunos da 3ª série do ensino fundamental numa instituição de ensino de caráter religioso da rede privada de Goiânia. Observou- seque os processos que envolveram a formação dos conceitos apoiados na unidade valores ?? cognição ?? afeto ?? emergiram de forma diferenciada pelas professoras na complexa rede de aspectos que participaram das situações de ensino-aprendizagem. Palavras-chave: Formação de conceitos. Sala de aula Escola religiosa.Editora da PUC Goiás2012-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/estudos/article/view/191710.18224/est.v38i1.1917Revista EVS - Revista de Ciências Ambientais e Saúde; v. 38, n. 1 (2011); 71-921983-781X0103-087610.18224/est.v38i1reponame:Estudos (Goiânia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/estudos/article/view/1917/1203Direitos autorais 2016 Adalgisa Regina Teixeira, Mercedes Villa Cupolillohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Adalgisa ReginaCupolillo, Mercedes Villa2012-04-11T17:06:22ZRevistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/estudosONG
dc.title.none.fl_str_mv Formação de Conceitos no Cotidiano da Sala de Aula
title Formação de Conceitos no Cotidiano da Sala de Aula
spellingShingle Formação de Conceitos no Cotidiano da Sala de Aula
Teixeira, Adalgisa Regina
title_short Formação de Conceitos no Cotidiano da Sala de Aula
title_full Formação de Conceitos no Cotidiano da Sala de Aula
title_fullStr Formação de Conceitos no Cotidiano da Sala de Aula
title_full_unstemmed Formação de Conceitos no Cotidiano da Sala de Aula
title_sort Formação de Conceitos no Cotidiano da Sala de Aula
author Teixeira, Adalgisa Regina
author_facet Teixeira, Adalgisa Regina
Cupolillo, Mercedes Villa
author_role author
author2 Cupolillo, Mercedes Villa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Adalgisa Regina
Cupolillo, Mercedes Villa
description Resumo: este artigo apresenta um estudo acerca da intervenção do professor na formação de novos conceitos para a construção do conhecimento do aluno, bem como a utilização dos conceitos espontâneos da criança na formação de conceitos escolares na sala de aula, a partir da análise das interações entre as professoras e os alunos da 3ª série do ensino fundamental numa instituição de ensino de caráter religioso da rede privada de Goiânia. Observou- seque os processos que envolveram a formação dos conceitos apoiados na unidade valores ?? cognição ?? afeto ?? emergiram de forma diferenciada pelas professoras na complexa rede de aspectos que participaram das situações de ensino-aprendizagem. Palavras-chave: Formação de conceitos. Sala de aula Escola religiosa.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-11
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/estudos/article/view/1917
10.18224/est.v38i1.1917
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/estudos/article/view/1917
identifier_str_mv 10.18224/est.v38i1.1917
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/estudos/article/view/1917/1203
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Adalgisa Regina Teixeira, Mercedes Villa Cupolillo
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Adalgisa Regina Teixeira, Mercedes Villa Cupolillo
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUC Goiás
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUC Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista EVS - Revista de Ciências Ambientais e Saúde; v. 38, n. 1 (2011); 71-92
1983-781X
0103-0876
10.18224/est.v38i1
reponame:Estudos (Goiânia. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Estudos (Goiânia. Online)
collection Estudos (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798319705304334336