First World War on Europe and the War Literature in Periods of Great Difficulty (ACESSO SUSPENSO AO ARTIGO VISTO ESTABELECIMENTO DE PROCESSO DE ANÁLISE DE INTEGRIDADE ACADÊMICA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: David, Ricardo Santos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Guará
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/guara/article/view/5565
Resumo: Nowadays, one hundred years after the greatest sea and trench battles, a question is posed: how could this Great European War change not only the continental configurations, but also the concepts of war and war literature? Until the nineteenth century, many saw war as some heroic act through which men could prove their bravery in an open fight, facing the enemy directly. By means of new weapon technology, death comes invisibly: gas, submarines, long-range artilleries, mines, airplanes, tanks, and machine guns. War strategies are altered and the feeling of a worthy fight in order to defend one’s homeland is ended. In this article, the great disillusion with war will be exemplified in the following romances: Erich Maria Remarque’s All Quiet in the Western Front (1929); concerning land warfare, Vicente Blasco Ibáñez’s The Four Horsemen of the Apocalypse (1916), as well as Reinhard Göring’s Expressionist drama Seeschlacht (1917).Primeira Guerra Mundial sobre a Europa e a Literatura de Guerra em Períodos de Grandes DificuldadesHoje, cem anos depois das maiores batalhas navais e de trincheiras, cabe a pergunta: como esta Grande Guerra Europeia mudou não somente as configurações do continente, mas também os conceitos de guerra e de literatura de guerra? Até o século XIX, a guerra era vista por muitos como um ato heroico, pelo qual os homens podiam comprovar a sua valentia numa luta aberta, encarando diretamente o inimigo. Com a nova tecnologia de armas, a morte vem de forma invisível: gás, submarinos, artilharias de longo alcance, minas, aviões, tanques e metralhadoras. Muda-se a estratégia bélica e finda o sentimento de uma luta nobre para defender a pátria. Neste artigo, a grande desilusão com a guerra será exemplificada através dos romances Nada de novo no front (1929) de Erich Maria Remarque, Os quatro cavaleiros do Apocalipse (1916) de Vicente Blasco Ibáñez, abarcando a guerra terrestre, assim como o drama expressionista Batalha naval (1917) de Reinhard Göring.
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