O FAZER-SE AO TORNAR-SE PROFESSOR DE HISTÓRIA: A PESQUISA COMO ELEMENTO ARTICULADOR DA PRÁTICA DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Andrade, Juliana Alves
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mosaico (Goiânia)
Texto Completo: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4426
Resumo: O presente texto tem por objetivo socializar e problematizar as experiências vivenciadas entre os anos de 2014-2015 na disciplina Prática de Ensino de História I ofertada pelo Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Apresentaremos as estratégias utilizadas na disciplina para que a pesquisa torna-se um elemento articulador das atividades pedagógicas, bem como o efeito dessas ações sobre a prática pedagógica dos futuros professores da história. Buscando com esse exercício, mostrar que, o que é hoje tornar-se professor de história só pode ser compreendido pelo processo histórico de como foi formar-se (fazer-se) professor de história no Brasil. Para tal, tomamos como corpus de análise os relatórios dos discentes de observação, os documentos oficiais (PPC do Curso de História), anotações individuais das aulas e os planos de intervenção pedagógica.
id PUC_GO-7_13e7f49b8ae117ed99b224cddd6cc51d
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/4426
network_acronym_str PUC_GO-7
network_name_str Mosaico (Goiânia)
repository_id_str
spelling O FAZER-SE AO TORNAR-SE PROFESSOR DE HISTÓRIA: A PESQUISA COMO ELEMENTO ARTICULADOR DA PRÁTICA DOCENTEFormação de ProfessoresEstágio SupervisionadoEnsino de HistóriaO presente texto tem por objetivo socializar e problematizar as experiências vivenciadas entre os anos de 2014-2015 na disciplina Prática de Ensino de História I ofertada pelo Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Apresentaremos as estratégias utilizadas na disciplina para que a pesquisa torna-se um elemento articulador das atividades pedagógicas, bem como o efeito dessas ações sobre a prática pedagógica dos futuros professores da história. Buscando com esse exercício, mostrar que, o que é hoje tornar-se professor de história só pode ser compreendido pelo processo histórico de como foi formar-se (fazer-se) professor de história no Brasil. Para tal, tomamos como corpus de análise os relatórios dos discentes de observação, os documentos oficiais (PPC do Curso de História), anotações individuais das aulas e os planos de intervenção pedagógica.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2015-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/442610.18224/mos.v8i2.4426Revista Mosaico - History Journal; Vol. 8 No. 2 (2015): Mosaico; 135-144Revista Mosaico - Revista de Historia; Vol. 8 Núm. 2 (2015): Mosaico; 135-144Revista Mosaico - Revista de História; v. 8 n. 2 (2015): Mosaico; 135-1441983-780110.18224/mos.v8.n2.2015reponame:Mosaico (Goiânia)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4426/2548Copyright (c) 2016 Juliana Alves de Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Andrade, Juliana Alves2022-03-30T10:34:05Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/4426Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaicoPUBhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/oai||mosaico@pucgoias.edu.br|| thais_marinho@hotmail.com1983-78011983-7801opendoar:2022-03-30T10:34:05Mosaico (Goiânia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv O FAZER-SE AO TORNAR-SE PROFESSOR DE HISTÓRIA: A PESQUISA COMO ELEMENTO ARTICULADOR DA PRÁTICA DOCENTE
title O FAZER-SE AO TORNAR-SE PROFESSOR DE HISTÓRIA: A PESQUISA COMO ELEMENTO ARTICULADOR DA PRÁTICA DOCENTE
spellingShingle O FAZER-SE AO TORNAR-SE PROFESSOR DE HISTÓRIA: A PESQUISA COMO ELEMENTO ARTICULADOR DA PRÁTICA DOCENTE
de Andrade, Juliana Alves
Formação de Professores
Estágio Supervisionado
Ensino de História
title_short O FAZER-SE AO TORNAR-SE PROFESSOR DE HISTÓRIA: A PESQUISA COMO ELEMENTO ARTICULADOR DA PRÁTICA DOCENTE
title_full O FAZER-SE AO TORNAR-SE PROFESSOR DE HISTÓRIA: A PESQUISA COMO ELEMENTO ARTICULADOR DA PRÁTICA DOCENTE
title_fullStr O FAZER-SE AO TORNAR-SE PROFESSOR DE HISTÓRIA: A PESQUISA COMO ELEMENTO ARTICULADOR DA PRÁTICA DOCENTE
title_full_unstemmed O FAZER-SE AO TORNAR-SE PROFESSOR DE HISTÓRIA: A PESQUISA COMO ELEMENTO ARTICULADOR DA PRÁTICA DOCENTE
title_sort O FAZER-SE AO TORNAR-SE PROFESSOR DE HISTÓRIA: A PESQUISA COMO ELEMENTO ARTICULADOR DA PRÁTICA DOCENTE
author de Andrade, Juliana Alves
author_facet de Andrade, Juliana Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Andrade, Juliana Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
Estágio Supervisionado
Ensino de História
topic Formação de Professores
Estágio Supervisionado
Ensino de História
description O presente texto tem por objetivo socializar e problematizar as experiências vivenciadas entre os anos de 2014-2015 na disciplina Prática de Ensino de História I ofertada pelo Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Apresentaremos as estratégias utilizadas na disciplina para que a pesquisa torna-se um elemento articulador das atividades pedagógicas, bem como o efeito dessas ações sobre a prática pedagógica dos futuros professores da história. Buscando com esse exercício, mostrar que, o que é hoje tornar-se professor de história só pode ser compreendido pelo processo histórico de como foi formar-se (fazer-se) professor de história no Brasil. Para tal, tomamos como corpus de análise os relatórios dos discentes de observação, os documentos oficiais (PPC do Curso de História), anotações individuais das aulas e os planos de intervenção pedagógica.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4426
10.18224/mos.v8i2.4426
url https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4426
identifier_str_mv 10.18224/mos.v8i2.4426
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4426/2548
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Juliana Alves de Andrade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Juliana Alves de Andrade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mosaico - History Journal; Vol. 8 No. 2 (2015): Mosaico; 135-144
Revista Mosaico - Revista de Historia; Vol. 8 Núm. 2 (2015): Mosaico; 135-144
Revista Mosaico - Revista de História; v. 8 n. 2 (2015): Mosaico; 135-144
1983-7801
10.18224/mos.v8.n2.2015
reponame:Mosaico (Goiânia)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Mosaico (Goiânia)
collection Mosaico (Goiânia)
repository.name.fl_str_mv Mosaico (Goiânia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv ||mosaico@pucgoias.edu.br|| thais_marinho@hotmail.com
_version_ 1798319733135638528