O FAZER-SE AO TORNAR-SE PROFESSOR DE HIST?RIA: A PESQUISA COMO ELEMENTO ARTICULADOR DA PRÁTICA DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mosaico |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4426 |
Resumo: | Resumo: o presente texto tem por objetivo socializar e problematizar as experiências vivenciadas entre os anos de 2014-2015 na disciplina Prática de Ensino de História I ofertada pelo Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Apresentaremos as estratégias utilizadas na disciplina para que a pesquisa torna-se um elemento articulador das atividades pedagógicas, bem como o efeito dessas ações sobre a prática pedagógica dos futuros professores da história. Buscando com esse exercício, mostrar que, o que é hoje tornar-se professor de história só pode ser compreendido pelo processo histórico de como foi formar-se (fazer-se) professor de história no Brasil. Para tal, tomamos como corpus de análise os relatórios dos discentes de observação, os documentos oficiais (PPC do Curso de História), anotações individuais das aulas e os planos de intervenção pedagógica. Palavras-chave: Formação de Professores. Estágio Supervisionado. Ensino de História. |
id |
PUC_GO-7_2662d115143ada9f6d4c02954df6b304 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4426 |
network_acronym_str |
PUC_GO-7 |
network_name_str |
Mosaico |
spelling |
O FAZER-SE AO TORNAR-SE PROFESSOR DE HIST?RIA: A PESQUISA COMO ELEMENTO ARTICULADOR DA PRÁTICA DOCENTEResumo: o presente texto tem por objetivo socializar e problematizar as experiências vivenciadas entre os anos de 2014-2015 na disciplina Prática de Ensino de História I ofertada pelo Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Apresentaremos as estratégias utilizadas na disciplina para que a pesquisa torna-se um elemento articulador das atividades pedagógicas, bem como o efeito dessas ações sobre a prática pedagógica dos futuros professores da história. Buscando com esse exercício, mostrar que, o que é hoje tornar-se professor de história só pode ser compreendido pelo processo histórico de como foi formar-se (fazer-se) professor de história no Brasil. Para tal, tomamos como corpus de análise os relatórios dos discentes de observação, os documentos oficiais (PPC do Curso de História), anotações individuais das aulas e os planos de intervenção pedagógica. Palavras-chave: Formação de Professores. Estágio Supervisionado. Ensino de História.Editora da PUC Goiásde Andrade, Juliana Alves2015-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/442610.18224/mos.v8i2.4426Revista Mosaico - Revista de História; v. 8, n. 2 (2015): Mosaico; 135-1441983-78011983-780110.18224/mos.v8.n2.2015reponame:Mosaicoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4426/2548Direitos autorais 2016 Juliana Alves de Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:18:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4426Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/oai1983-78011983-7801opendoar:null2020-08-05 09:18:17.852Mosaico - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O FAZER-SE AO TORNAR-SE PROFESSOR DE HIST?RIA: A PESQUISA COMO ELEMENTO ARTICULADOR DA PRÁTICA DOCENTE |
title |
O FAZER-SE AO TORNAR-SE PROFESSOR DE HIST?RIA: A PESQUISA COMO ELEMENTO ARTICULADOR DA PRÁTICA DOCENTE |
spellingShingle |
O FAZER-SE AO TORNAR-SE PROFESSOR DE HIST?RIA: A PESQUISA COMO ELEMENTO ARTICULADOR DA PRÁTICA DOCENTE de Andrade, Juliana Alves |
title_short |
O FAZER-SE AO TORNAR-SE PROFESSOR DE HIST?RIA: A PESQUISA COMO ELEMENTO ARTICULADOR DA PRÁTICA DOCENTE |
title_full |
O FAZER-SE AO TORNAR-SE PROFESSOR DE HIST?RIA: A PESQUISA COMO ELEMENTO ARTICULADOR DA PRÁTICA DOCENTE |
title_fullStr |
O FAZER-SE AO TORNAR-SE PROFESSOR DE HIST?RIA: A PESQUISA COMO ELEMENTO ARTICULADOR DA PRÁTICA DOCENTE |
title_full_unstemmed |
O FAZER-SE AO TORNAR-SE PROFESSOR DE HIST?RIA: A PESQUISA COMO ELEMENTO ARTICULADOR DA PRÁTICA DOCENTE |
title_sort |
O FAZER-SE AO TORNAR-SE PROFESSOR DE HIST?RIA: A PESQUISA COMO ELEMENTO ARTICULADOR DA PRÁTICA DOCENTE |
author |
de Andrade, Juliana Alves |
author_facet |
de Andrade, Juliana Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Andrade, Juliana Alves |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Resumo: o presente texto tem por objetivo socializar e problematizar as experiências vivenciadas entre os anos de 2014-2015 na disciplina Prática de Ensino de História I ofertada pelo Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Apresentaremos as estratégias utilizadas na disciplina para que a pesquisa torna-se um elemento articulador das atividades pedagógicas, bem como o efeito dessas ações sobre a prática pedagógica dos futuros professores da história. Buscando com esse exercício, mostrar que, o que é hoje tornar-se professor de história só pode ser compreendido pelo processo histórico de como foi formar-se (fazer-se) professor de história no Brasil. Para tal, tomamos como corpus de análise os relatórios dos discentes de observação, os documentos oficiais (PPC do Curso de História), anotações individuais das aulas e os planos de intervenção pedagógica. Palavras-chave: Formação de Professores. Estágio Supervisionado. Ensino de História. |
description |
Resumo: o presente texto tem por objetivo socializar e problematizar as experiências vivenciadas entre os anos de 2014-2015 na disciplina Prática de Ensino de História I ofertada pelo Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Apresentaremos as estratégias utilizadas na disciplina para que a pesquisa torna-se um elemento articulador das atividades pedagógicas, bem como o efeito dessas ações sobre a prática pedagógica dos futuros professores da história. Buscando com esse exercício, mostrar que, o que é hoje tornar-se professor de história só pode ser compreendido pelo processo histórico de como foi formar-se (fazer-se) professor de história no Brasil. Para tal, tomamos como corpus de análise os relatórios dos discentes de observação, os documentos oficiais (PPC do Curso de História), anotações individuais das aulas e os planos de intervenção pedagógica. Palavras-chave: Formação de Professores. Estágio Supervisionado. Ensino de História. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-15 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4426 10.18224/mos.v8i2.4426 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4426 |
identifier_str_mv |
10.18224/mos.v8i2.4426 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4426/2548 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Juliana Alves de Andrade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Juliana Alves de Andrade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUC Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUC Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Mosaico - Revista de História; v. 8, n. 2 (2015): Mosaico; 135-144 1983-7801 1983-7801 10.18224/mos.v8.n2.2015 reponame:Mosaico instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
reponame_str |
Mosaico |
collection |
Mosaico |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
repository.name.fl_str_mv |
Mosaico - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676342005805875200 |