O FAZER-SE AO TORNAR-SE PROFESSOR DE HIST?RIA: A PESQUISA COMO ELEMENTO ARTICULADOR DA PRÁTICA DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Andrade, Juliana Alves
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mosaico
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4426
Resumo: Resumo: o presente texto tem por objetivo socializar e problematizar as experiências vivenciadas entre os anos de 2014-2015 na disciplina Prática de Ensino de História I ofertada pelo Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Apresentaremos as estratégias utilizadas na disciplina para que a pesquisa torna-se um elemento articulador das atividades pedagógicas, bem como o efeito dessas ações sobre a prática pedagógica dos futuros professores da história. Buscando com esse exercício, mostrar que, o que é hoje tornar-se professor de história só pode ser compreendido pelo processo histórico de como foi formar-se (fazer-se) professor de história no Brasil. Para tal, tomamos como corpus de análise os relatórios dos discentes de observação, os documentos oficiais (PPC do Curso de História), anotações individuais das aulas e os planos de intervenção pedagógica. Palavras-chave: Formação de Professores. Estágio Supervisionado. Ensino de História.
id PUC_GO-7_3beb5c2793339900cf8470c6660462f4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4426
network_acronym_str PUC_GO-7
network_name_str Mosaico (Goiânia)
repository_id_str
spelling O FAZER-SE AO TORNAR-SE PROFESSOR DE HIST?RIA: A PESQUISA COMO ELEMENTO ARTICULADOR DA PRÁTICA DOCENTEResumo: o presente texto tem por objetivo socializar e problematizar as experiências vivenciadas entre os anos de 2014-2015 na disciplina Prática de Ensino de História I ofertada pelo Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Apresentaremos as estratégias utilizadas na disciplina para que a pesquisa torna-se um elemento articulador das atividades pedagógicas, bem como o efeito dessas ações sobre a prática pedagógica dos futuros professores da história. Buscando com esse exercício, mostrar que, o que é hoje tornar-se professor de história só pode ser compreendido pelo processo histórico de como foi formar-se (fazer-se) professor de história no Brasil. Para tal, tomamos como corpus de análise os relatórios dos discentes de observação, os documentos oficiais (PPC do Curso de História), anotações individuais das aulas e os planos de intervenção pedagógica. Palavras-chave: Formação de Professores. Estágio Supervisionado. Ensino de História.Editora da PUC Goiásde Andrade, Juliana Alves2015-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/442610.18224/mos.v8i2.4426Revista Mosaico - Revista de História; v. 8, n. 2 (2015): Mosaico; 135-1441983-78011983-780110.18224/mos.v8.n2.2015reponame:Mosaicoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4426/2548Direitos autorais 2016 Juliana Alves de Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-22T14:49:44ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv O FAZER-SE AO TORNAR-SE PROFESSOR DE HIST?RIA: A PESQUISA COMO ELEMENTO ARTICULADOR DA PRÁTICA DOCENTE
title O FAZER-SE AO TORNAR-SE PROFESSOR DE HIST?RIA: A PESQUISA COMO ELEMENTO ARTICULADOR DA PRÁTICA DOCENTE
spellingShingle O FAZER-SE AO TORNAR-SE PROFESSOR DE HIST?RIA: A PESQUISA COMO ELEMENTO ARTICULADOR DA PRÁTICA DOCENTE
de Andrade, Juliana Alves
title_short O FAZER-SE AO TORNAR-SE PROFESSOR DE HIST?RIA: A PESQUISA COMO ELEMENTO ARTICULADOR DA PRÁTICA DOCENTE
title_full O FAZER-SE AO TORNAR-SE PROFESSOR DE HIST?RIA: A PESQUISA COMO ELEMENTO ARTICULADOR DA PRÁTICA DOCENTE
title_fullStr O FAZER-SE AO TORNAR-SE PROFESSOR DE HIST?RIA: A PESQUISA COMO ELEMENTO ARTICULADOR DA PRÁTICA DOCENTE
title_full_unstemmed O FAZER-SE AO TORNAR-SE PROFESSOR DE HIST?RIA: A PESQUISA COMO ELEMENTO ARTICULADOR DA PRÁTICA DOCENTE
title_sort O FAZER-SE AO TORNAR-SE PROFESSOR DE HIST?RIA: A PESQUISA COMO ELEMENTO ARTICULADOR DA PRÁTICA DOCENTE
author de Andrade, Juliana Alves
author_facet de Andrade, Juliana Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Andrade, Juliana Alves
description Resumo: o presente texto tem por objetivo socializar e problematizar as experiências vivenciadas entre os anos de 2014-2015 na disciplina Prática de Ensino de História I ofertada pelo Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Apresentaremos as estratégias utilizadas na disciplina para que a pesquisa torna-se um elemento articulador das atividades pedagógicas, bem como o efeito dessas ações sobre a prática pedagógica dos futuros professores da história. Buscando com esse exercício, mostrar que, o que é hoje tornar-se professor de história só pode ser compreendido pelo processo histórico de como foi formar-se (fazer-se) professor de história no Brasil. Para tal, tomamos como corpus de análise os relatórios dos discentes de observação, os documentos oficiais (PPC do Curso de História), anotações individuais das aulas e os planos de intervenção pedagógica. Palavras-chave: Formação de Professores. Estágio Supervisionado. Ensino de História.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-15
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4426
10.18224/mos.v8i2.4426
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4426
identifier_str_mv 10.18224/mos.v8i2.4426
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4426/2548
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Juliana Alves de Andrade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Juliana Alves de Andrade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUC Goiás
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUC Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mosaico - Revista de História; v. 8, n. 2 (2015): Mosaico; 135-144
1983-7801
1983-7801
10.18224/mos.v8.n2.2015
reponame:Mosaico
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Mosaico
collection Mosaico
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798319735427825664