A MEMÓRIA DE ANNE FRANK SOB PERSPECTIVA: UM ESTUDO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS DO INSTITUTO LA CASA DE ANA FRANK NA ARGENTINA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva de Moura, Carlos André
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: da Silva Júnior, Jairo Fernandes, Campos Uzun, Júlia Rany
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mosaico (Goiânia)
Texto Completo: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/8470
Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar dois materiais didáticos produzidos no Instituto La Casa de Ana Frank na Argentina. Na ocasião foram estudados Lengua y Literatura: El Diário de Ana Frank e Ana Frank, un legado para abordar “la convivencia en las aulas”. Observamos como são elaborados, propostos, distribuídos e suas propostas de utilização na educação básica do país. Sob a luz teórico-metodológica da História do Tempo Presente, campo que possibilita a análise de ferramentas que fomentam o exercício do ato de rememoração, podemos perceber a conexão existente entre a prática pedagógica e a memória dos traumas coletivos no tempo presente.
id PUC_GO-7_444e9d8ca813cb134b5c9fd25e54e555
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/8470
network_acronym_str PUC_GO-7
network_name_str Mosaico (Goiânia)
repository_id_str
spelling A MEMÓRIA DE ANNE FRANK SOB PERSPECTIVA: UM ESTUDO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS DO INSTITUTO LA CASA DE ANA FRANK NA ARGENTINAAnne FrankHistória do Tempo PresenteMemóriaArgentinaTraumaEnsino de História e material didáticoEste artigo tem por objetivo analisar dois materiais didáticos produzidos no Instituto La Casa de Ana Frank na Argentina. Na ocasião foram estudados Lengua y Literatura: El Diário de Ana Frank e Ana Frank, un legado para abordar “la convivencia en las aulas”. Observamos como são elaborados, propostos, distribuídos e suas propostas de utilização na educação básica do país. Sob a luz teórico-metodológica da História do Tempo Presente, campo que possibilita a análise de ferramentas que fomentam o exercício do ato de rememoração, podemos perceber a conexão existente entre a prática pedagógica e a memória dos traumas coletivos no tempo presente.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2022-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/847010.18224/mos.v15i1.8470Revista Mosaico - History Journal; Vol. 15 No. 1 (2022): HISTÓRIA E MEMÓRIA DO HOLOCAUSTO: abordagens necessárias e urgentes; 26-40Revista Mosaico - Revista de Historia; Vol. 15 Núm. 1 (2022): HISTÓRIA E MEMÓRIA DO HOLOCAUSTO: abordagens necessárias e urgentes; 26-40Revista Mosaico - Revista de História; v. 15 n. 1 (2022): HISTÓRIA E MEMÓRIA DO HOLOCAUSTO: abordagens necessárias e urgentes; 26-401983-780110.18224/mos.v15.n1.2022reponame:Mosaico (Goiânia)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/8470/pdfCopyright (c) 2022 Carlos André Silva de Moura, Jairo Fernandes da Silva Júnior, Júlia Rany Campos Uzuninfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva de Moura, Carlos Andréda Silva Júnior, Jairo FernandesCampos Uzun, Júlia Rany2023-10-16T18:44:30Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/8470Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaicoPUBhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/oai||mosaico@pucgoias.edu.br|| thais_marinho@hotmail.com1983-78011983-7801opendoar:2023-10-16T18:44:30Mosaico (Goiânia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv A MEMÓRIA DE ANNE FRANK SOB PERSPECTIVA: UM ESTUDO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS DO INSTITUTO LA CASA DE ANA FRANK NA ARGENTINA
title A MEMÓRIA DE ANNE FRANK SOB PERSPECTIVA: UM ESTUDO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS DO INSTITUTO LA CASA DE ANA FRANK NA ARGENTINA
spellingShingle A MEMÓRIA DE ANNE FRANK SOB PERSPECTIVA: UM ESTUDO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS DO INSTITUTO LA CASA DE ANA FRANK NA ARGENTINA
Silva de Moura, Carlos André
Anne Frank
História do Tempo Presente
Memória
Argentina
Trauma
Ensino de História e material didático
title_short A MEMÓRIA DE ANNE FRANK SOB PERSPECTIVA: UM ESTUDO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS DO INSTITUTO LA CASA DE ANA FRANK NA ARGENTINA
title_full A MEMÓRIA DE ANNE FRANK SOB PERSPECTIVA: UM ESTUDO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS DO INSTITUTO LA CASA DE ANA FRANK NA ARGENTINA
title_fullStr A MEMÓRIA DE ANNE FRANK SOB PERSPECTIVA: UM ESTUDO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS DO INSTITUTO LA CASA DE ANA FRANK NA ARGENTINA
title_full_unstemmed A MEMÓRIA DE ANNE FRANK SOB PERSPECTIVA: UM ESTUDO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS DO INSTITUTO LA CASA DE ANA FRANK NA ARGENTINA
title_sort A MEMÓRIA DE ANNE FRANK SOB PERSPECTIVA: UM ESTUDO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS DO INSTITUTO LA CASA DE ANA FRANK NA ARGENTINA
author Silva de Moura, Carlos André
author_facet Silva de Moura, Carlos André
da Silva Júnior, Jairo Fernandes
Campos Uzun, Júlia Rany
author_role author
author2 da Silva Júnior, Jairo Fernandes
Campos Uzun, Júlia Rany
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva de Moura, Carlos André
da Silva Júnior, Jairo Fernandes
Campos Uzun, Júlia Rany
dc.subject.por.fl_str_mv Anne Frank
História do Tempo Presente
Memória
Argentina
Trauma
Ensino de História e material didático
topic Anne Frank
História do Tempo Presente
Memória
Argentina
Trauma
Ensino de História e material didático
description Este artigo tem por objetivo analisar dois materiais didáticos produzidos no Instituto La Casa de Ana Frank na Argentina. Na ocasião foram estudados Lengua y Literatura: El Diário de Ana Frank e Ana Frank, un legado para abordar “la convivencia en las aulas”. Observamos como são elaborados, propostos, distribuídos e suas propostas de utilização na educação básica do país. Sob a luz teórico-metodológica da História do Tempo Presente, campo que possibilita a análise de ferramentas que fomentam o exercício do ato de rememoração, podemos perceber a conexão existente entre a prática pedagógica e a memória dos traumas coletivos no tempo presente.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/8470
10.18224/mos.v15i1.8470
url https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/8470
identifier_str_mv 10.18224/mos.v15i1.8470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/8470/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mosaico - History Journal; Vol. 15 No. 1 (2022): HISTÓRIA E MEMÓRIA DO HOLOCAUSTO: abordagens necessárias e urgentes; 26-40
Revista Mosaico - Revista de Historia; Vol. 15 Núm. 1 (2022): HISTÓRIA E MEMÓRIA DO HOLOCAUSTO: abordagens necessárias e urgentes; 26-40
Revista Mosaico - Revista de História; v. 15 n. 1 (2022): HISTÓRIA E MEMÓRIA DO HOLOCAUSTO: abordagens necessárias e urgentes; 26-40
1983-7801
10.18224/mos.v15.n1.2022
reponame:Mosaico (Goiânia)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Mosaico (Goiânia)
collection Mosaico (Goiânia)
repository.name.fl_str_mv Mosaico (Goiânia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv ||mosaico@pucgoias.edu.br|| thais_marinho@hotmail.com
_version_ 1798319733153464320