A MEMÓRIA DE ANNE FRANK SOB PERSPECTIVA: UM ESTUDO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS DO INSTITUTO LA CASA DE ANA FRANK NA ARGENTINA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mosaico (Goiânia) |
Texto Completo: | https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/8470 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo analisar dois materiais didáticos produzidos no Instituto La Casa de Ana Frank na Argentina. Na ocasião foram estudados Lengua y Literatura: El Diário de Ana Frank e Ana Frank, un legado para abordar “la convivencia en las aulas”. Observamos como são elaborados, propostos, distribuídos e suas propostas de utilização na educação básica do país. Sob a luz teórico-metodológica da História do Tempo Presente, campo que possibilita a análise de ferramentas que fomentam o exercício do ato de rememoração, podemos perceber a conexão existente entre a prática pedagógica e a memória dos traumas coletivos no tempo presente. |
id |
PUC_GO-7_444e9d8ca813cb134b5c9fd25e54e555 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/8470 |
network_acronym_str |
PUC_GO-7 |
network_name_str |
Mosaico (Goiânia) |
repository_id_str |
|
spelling |
A MEMÓRIA DE ANNE FRANK SOB PERSPECTIVA: UM ESTUDO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS DO INSTITUTO LA CASA DE ANA FRANK NA ARGENTINAAnne FrankHistória do Tempo PresenteMemóriaArgentinaTraumaEnsino de História e material didáticoEste artigo tem por objetivo analisar dois materiais didáticos produzidos no Instituto La Casa de Ana Frank na Argentina. Na ocasião foram estudados Lengua y Literatura: El Diário de Ana Frank e Ana Frank, un legado para abordar “la convivencia en las aulas”. Observamos como são elaborados, propostos, distribuídos e suas propostas de utilização na educação básica do país. Sob a luz teórico-metodológica da História do Tempo Presente, campo que possibilita a análise de ferramentas que fomentam o exercício do ato de rememoração, podemos perceber a conexão existente entre a prática pedagógica e a memória dos traumas coletivos no tempo presente.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2022-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/847010.18224/mos.v15i1.8470Revista Mosaico - History Journal; Vol. 15 No. 1 (2022): HISTÓRIA E MEMÓRIA DO HOLOCAUSTO: abordagens necessárias e urgentes; 26-40Revista Mosaico - Revista de Historia; Vol. 15 Núm. 1 (2022): HISTÓRIA E MEMÓRIA DO HOLOCAUSTO: abordagens necessárias e urgentes; 26-40Revista Mosaico - Revista de História; v. 15 n. 1 (2022): HISTÓRIA E MEMÓRIA DO HOLOCAUSTO: abordagens necessárias e urgentes; 26-401983-780110.18224/mos.v15.n1.2022reponame:Mosaico (Goiânia)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/8470/pdfCopyright (c) 2022 Carlos André Silva de Moura, Jairo Fernandes da Silva Júnior, Júlia Rany Campos Uzuninfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva de Moura, Carlos Andréda Silva Júnior, Jairo FernandesCampos Uzun, Júlia Rany2023-10-16T18:44:30Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/8470Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaicoPUBhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/oai||mosaico@pucgoias.edu.br|| thais_marinho@hotmail.com1983-78011983-7801opendoar:2023-10-16T18:44:30Mosaico (Goiânia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A MEMÓRIA DE ANNE FRANK SOB PERSPECTIVA: UM ESTUDO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS DO INSTITUTO LA CASA DE ANA FRANK NA ARGENTINA |
title |
A MEMÓRIA DE ANNE FRANK SOB PERSPECTIVA: UM ESTUDO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS DO INSTITUTO LA CASA DE ANA FRANK NA ARGENTINA |
spellingShingle |
A MEMÓRIA DE ANNE FRANK SOB PERSPECTIVA: UM ESTUDO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS DO INSTITUTO LA CASA DE ANA FRANK NA ARGENTINA Silva de Moura, Carlos André Anne Frank História do Tempo Presente Memória Argentina Trauma Ensino de História e material didático |
title_short |
A MEMÓRIA DE ANNE FRANK SOB PERSPECTIVA: UM ESTUDO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS DO INSTITUTO LA CASA DE ANA FRANK NA ARGENTINA |
title_full |
A MEMÓRIA DE ANNE FRANK SOB PERSPECTIVA: UM ESTUDO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS DO INSTITUTO LA CASA DE ANA FRANK NA ARGENTINA |
title_fullStr |
A MEMÓRIA DE ANNE FRANK SOB PERSPECTIVA: UM ESTUDO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS DO INSTITUTO LA CASA DE ANA FRANK NA ARGENTINA |
title_full_unstemmed |
A MEMÓRIA DE ANNE FRANK SOB PERSPECTIVA: UM ESTUDO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS DO INSTITUTO LA CASA DE ANA FRANK NA ARGENTINA |
title_sort |
A MEMÓRIA DE ANNE FRANK SOB PERSPECTIVA: UM ESTUDO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS DO INSTITUTO LA CASA DE ANA FRANK NA ARGENTINA |
author |
Silva de Moura, Carlos André |
author_facet |
Silva de Moura, Carlos André da Silva Júnior, Jairo Fernandes Campos Uzun, Júlia Rany |
author_role |
author |
author2 |
da Silva Júnior, Jairo Fernandes Campos Uzun, Júlia Rany |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva de Moura, Carlos André da Silva Júnior, Jairo Fernandes Campos Uzun, Júlia Rany |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Anne Frank História do Tempo Presente Memória Argentina Trauma Ensino de História e material didático |
topic |
Anne Frank História do Tempo Presente Memória Argentina Trauma Ensino de História e material didático |
description |
Este artigo tem por objetivo analisar dois materiais didáticos produzidos no Instituto La Casa de Ana Frank na Argentina. Na ocasião foram estudados Lengua y Literatura: El Diário de Ana Frank e Ana Frank, un legado para abordar “la convivencia en las aulas”. Observamos como são elaborados, propostos, distribuídos e suas propostas de utilização na educação básica do país. Sob a luz teórico-metodológica da História do Tempo Presente, campo que possibilita a análise de ferramentas que fomentam o exercício do ato de rememoração, podemos perceber a conexão existente entre a prática pedagógica e a memória dos traumas coletivos no tempo presente. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/8470 10.18224/mos.v15i1.8470 |
url |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/8470 |
identifier_str_mv |
10.18224/mos.v15i1.8470 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/8470/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Mosaico - History Journal; Vol. 15 No. 1 (2022): HISTÓRIA E MEMÓRIA DO HOLOCAUSTO: abordagens necessárias e urgentes; 26-40 Revista Mosaico - Revista de Historia; Vol. 15 Núm. 1 (2022): HISTÓRIA E MEMÓRIA DO HOLOCAUSTO: abordagens necessárias e urgentes; 26-40 Revista Mosaico - Revista de História; v. 15 n. 1 (2022): HISTÓRIA E MEMÓRIA DO HOLOCAUSTO: abordagens necessárias e urgentes; 26-40 1983-7801 10.18224/mos.v15.n1.2022 reponame:Mosaico (Goiânia) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Mosaico (Goiânia) |
collection |
Mosaico (Goiânia) |
repository.name.fl_str_mv |
Mosaico (Goiânia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||mosaico@pucgoias.edu.br|| thais_marinho@hotmail.com |
_version_ |
1798319733153464320 |