UM BALANÇO DOS DEZ ANOS DA LEI 11645/2008: AÇÕES E NARRATIVAS SOBRE A SUA IMPLEMENTAÇÃO EM SANTA CATARINA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Cintia Régia
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mosaico (Goiânia)
Texto Completo: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/8785
Resumo: A partir do século XXI no Brasil a temática da diversidade étnico-cultural passa a figurar concretamente no contexto escolar. A Lei Federal n. 11645/2008 estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana, afro-brasileira e indígena em todo o âmbito do currículo escolar da educação básica. O presente trabalho pondera num primeiro momento sobre a implementação da Lei 11645/2008 no que tange ao ensino das histórias indígenas nas escolas não-indígenas no estado de Santa Catarina/SC passados dez anos de sua formulação. Num segundo momento analisa as narrativas dos professores presentes no III Seminário de ensino de história das escolas públicas da Grande Florianópolis/SC sobre a efetivação da referida Lei. A pesquisa está alicerçada nos debates teóricos-metodológicos da nova história indígena. Os materiais utilizados na investigação são leis, materiais impressos oficiais e questionários aplicados junto aos professores. A importância da pesquisa trata de dar visibilidade ao lugar da história indígena na educação básica.
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