UM BALANÇO DOS DEZ ANOS DA LEI 11645/2008: AÇÕES E NARRATIVAS SOBRE A SUA IMPLEMENTAÇÃO EM SANTA CATARINA
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mosaico (Goiânia) |
Texto Completo: | https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/8785 |
Resumo: | A partir do século XXI no Brasil a temática da diversidade étnico-cultural passa a figurar concretamente no contexto escolar. A Lei Federal n. 11645/2008 estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana, afro-brasileira e indígena em todo o âmbito do currículo escolar da educação básica. O presente trabalho pondera num primeiro momento sobre a implementação da Lei 11645/2008 no que tange ao ensino das histórias indígenas nas escolas não-indígenas no estado de Santa Catarina/SC passados dez anos de sua formulação. Num segundo momento analisa as narrativas dos professores presentes no III Seminário de ensino de história das escolas públicas da Grande Florianópolis/SC sobre a efetivação da referida Lei. A pesquisa está alicerçada nos debates teóricos-metodológicos da nova história indígena. Os materiais utilizados na investigação são leis, materiais impressos oficiais e questionários aplicados junto aos professores. A importância da pesquisa trata de dar visibilidade ao lugar da história indígena na educação básica. |
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UM BALANÇO DOS DEZ ANOS DA LEI 11645/2008: AÇÕES E NARRATIVAS SOBRE A SUA IMPLEMENTAÇÃO EM SANTA CATARINAHistória(s) Indígena(s)Ensino de HistóriaLei 11.645/2008Narrativas.ensino de história indígena e a formação de professoresA partir do século XXI no Brasil a temática da diversidade étnico-cultural passa a figurar concretamente no contexto escolar. A Lei Federal n. 11645/2008 estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana, afro-brasileira e indígena em todo o âmbito do currículo escolar da educação básica. O presente trabalho pondera num primeiro momento sobre a implementação da Lei 11645/2008 no que tange ao ensino das histórias indígenas nas escolas não-indígenas no estado de Santa Catarina/SC passados dez anos de sua formulação. Num segundo momento analisa as narrativas dos professores presentes no III Seminário de ensino de história das escolas públicas da Grande Florianópolis/SC sobre a efetivação da referida Lei. A pesquisa está alicerçada nos debates teóricos-metodológicos da nova história indígena. Os materiais utilizados na investigação são leis, materiais impressos oficiais e questionários aplicados junto aos professores. A importância da pesquisa trata de dar visibilidade ao lugar da história indígena na educação básica.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2022-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/878510.18224/mos.v15i1.8785Revista Mosaico - History Journal; Vol. 15 No. 1 (2022): HISTÓRIA E MEMÓRIA DO HOLOCAUSTO: abordagens necessárias e urgentes; 221-234Revista Mosaico - Revista de Historia; Vol. 15 Núm. 1 (2022): HISTÓRIA E MEMÓRIA DO HOLOCAUSTO: abordagens necessárias e urgentes; 221-234Revista Mosaico - Revista de História; v. 15 n. 1 (2022): HISTÓRIA E MEMÓRIA DO HOLOCAUSTO: abordagens necessárias e urgentes; 221-2341983-780110.18224/mos.v15.n1.2022reponame:Mosaico (Goiânia)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/8785/pdfCopyright (c) 2022 Cintia Régia Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Cintia Régia2023-10-16T18:44:30Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/8785Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaicoPUBhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/oai||mosaico@pucgoias.edu.br|| thais_marinho@hotmail.com1983-78011983-7801opendoar:2023-10-16T18:44:30Mosaico (Goiânia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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