TERRA DOS MORTOS, LUGAR DOS VIVOS: O CEMITÉRIO SANTANA COMO PATRIMÔNIO CULTURAL DA CIDADE DE GOIÂNIA (GO)
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Mosaico |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/7194 |
Resumo: | A partir da ampliação do conceito de patrimônio ocorrido a parir da segunda metade do século XX, o presente artigo pretende investigar quando e como os cemitérios foram incluídos no rol de bens culturais passiveis de patrimonialização. Para tanto, recorremos à História da cultura Material como norteador teórico-metodológico e às Cartas Patrimoniais como suporte documental para a presente análise. O Cemitério Santana na cidade de Goiânia (GO) é o lócus escolhido para abordarmos aspectos inerentes às perspectivas que foram salutares para a entrada dos cemitérios na lista do patrimônio histórico cultural – sobretudo a memória e a estética. Do ponto de vista da análise estética, buscamos nos postulados dos filósofos Longino, Edmund Burke e Immanuel Kant a ideia de sublime aplicada na interpretação da arte tumular do referido cemitério. |
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TERRA DOS MORTOS, LUGAR DOS VIVOS: O CEMITÉRIO SANTANA COMO PATRIMÔNIO CULTURAL DA CIDADE DE GOIÂNIA (GO)História; Socilogia; Antropologia; ReligiãoCemitério Santana; Patrimonialização; Cultura Material; Lugar de memória; Sublime.Sociologia, História; Antropologia; ReligiãoA partir da ampliação do conceito de patrimônio ocorrido a parir da segunda metade do século XX, o presente artigo pretende investigar quando e como os cemitérios foram incluídos no rol de bens culturais passiveis de patrimonialização. Para tanto, recorremos à História da cultura Material como norteador teórico-metodológico e às Cartas Patrimoniais como suporte documental para a presente análise. O Cemitério Santana na cidade de Goiânia (GO) é o lócus escolhido para abordarmos aspectos inerentes às perspectivas que foram salutares para a entrada dos cemitérios na lista do patrimônio histórico cultural – sobretudo a memória e a estética. Do ponto de vista da análise estética, buscamos nos postulados dos filósofos Longino, Edmund Burke e Immanuel Kant a ideia de sublime aplicada na interpretação da arte tumular do referido cemitério.Editora da PUC GoiásCAPESUniversidade Estadual de GoiásMestrado Acadêmico em Territórios e Expressões Culturais No Cerrado (TECCER)Carvalho, Daniele Roberta Oliveira deRodrigues, Ruber P. A.Silva, Mary Anne Vieira2020-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/719410.18224/mos.v13i0.7194Revista Mosaico - Revista de História; v. 13 (2020): ESPECIAL: ARQUÉTIPOS, MITO E ARTE NAS PERFORMANCES CULTURAIS; 105-1171983-78011983-780110.18224/mos.v13.n0.2020reponame:Mosaicoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/7194/pdfDireitos autorais 2020 Daniele Roberta Oliveira de Carvalho, Ruber P. A Rodrigues, Mary Anne Vieira Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-19T14:31:40ZRevista |
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