ARTE TUMULAR E PATRIMÔNIO: O CEMITÉRIO SANTANA COMO EXPRESSÃO DE CULTURA MATERIAL NA CIDADE DE GOIÂNIA
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mosaico |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/6597 |
Resumo: | O Cemitério é o objeto de análise deste artigo. Com o auxílio teórico-metodológico da História da Cultura Material, inqueriu-se sobre as mudanças ocorridas nos espaços cemiteriais a partir do processo de secularização, e, quando e como os cemitérios monumentais secularizados passaram a ser entendidos como lugar de memória, cultura e arte, a ponto de serem elevados ao status de Patrimônio Histórico e Cultural das cidades. No que tange ao Cemitério Santana na cidade de Goiânia, questiona-se que, embora o mesmo tenha sido tombado por decreto municipal no ano de 2000, existe um notável descaso com o local. Essa afirmativa tem como base recentes denúncias feitas nos meios de comunicação do município e nos leva a questionar se a patrimonialização é suficiente para construir uma percepção diferenciada do espaço cemiterial. |
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ARTE TUMULAR E PATRIMÔNIO: O CEMITÉRIO SANTANA COMO EXPRESSÃO DE CULTURA MATERIAL NA CIDADE DE GOIÂNIAHistóriaCemitério Santana; Patrimônio; Cultura Material; Arte tumular; Secularização; Santana Cemetery; Patrimony; Culture Material; Tummy art; SecularizationArteO Cemitério é o objeto de análise deste artigo. Com o auxílio teórico-metodológico da História da Cultura Material, inqueriu-se sobre as mudanças ocorridas nos espaços cemiteriais a partir do processo de secularização, e, quando e como os cemitérios monumentais secularizados passaram a ser entendidos como lugar de memória, cultura e arte, a ponto de serem elevados ao status de Patrimônio Histórico e Cultural das cidades. No que tange ao Cemitério Santana na cidade de Goiânia, questiona-se que, embora o mesmo tenha sido tombado por decreto municipal no ano de 2000, existe um notável descaso com o local. Essa afirmativa tem como base recentes denúncias feitas nos meios de comunicação do município e nos leva a questionar se a patrimonialização é suficiente para construir uma percepção diferenciada do espaço cemiterial.Editora da PUC GoiásPrograma de Bolsa Próprio da UEGFAPEG.Rodrigues, Ruber Paulo AlvesSilva, Mary Anne Vieira2019-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/659710.18224/mos.v12i0.6597Revista Mosaico - Revista de História; v. 12 (2019): Materializando a História: o Passado Humano através da Cultura Material; 91-1091983-78011983-780110.18224/mos.v12.n0.2019reponame:Mosaicoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/6597/pdfDireitos autorais 2019 ruber paulo alves rodrigues, Mary Anne Vieira Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6597Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/oai1983-78011983-7801opendoar:null2020-08-05 09:18:00.337Mosaico - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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O Cemitério é o objeto de análise deste artigo. Com o auxílio teórico-metodológico da História da Cultura Material, inqueriu-se sobre as mudanças ocorridas nos espaços cemiteriais a partir do processo de secularização, e, quando e como os cemitérios monumentais secularizados passaram a ser entendidos como lugar de memória, cultura e arte, a ponto de serem elevados ao status de Patrimônio Histórico e Cultural das cidades. No que tange ao Cemitério Santana na cidade de Goiânia, questiona-se que, embora o mesmo tenha sido tombado por decreto municipal no ano de 2000, existe um notável descaso com o local. Essa afirmativa tem como base recentes denúncias feitas nos meios de comunicação do município e nos leva a questionar se a patrimonialização é suficiente para construir uma percepção diferenciada do espaço cemiterial. |
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